A pontuação média do setor no ano-base 2022 ficou em 0,7898. Nota máxima é 1
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga, nesta sexta-feira, 22/12, o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2023 – ano-base 2022. Foram avaliadas 896 operadoras e a nota média do setor, que considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,7898 – sendo que 1,00 é a nota máxima e zero, a mínima. O resultado mostra uma leve queda em relação ao ano anterior (0,8128 em 2021), mas ainda dentro da variação próxima à pontuação de 0,8 apresentada na série histórica nos últimos cinco anos.
Outro dado relevante do estudo é que 68,3% das operadoras avaliadas enquadram-se nas duas melhores faixas do IDSS (faixas 1 e 2, que possuem notas igual ou acima de 0,6). No total, são cinco faixas avaliativas do IDSS. Isso significa que 90,9% dos beneficiários de planos de saúde estão nas operadoras melhor avaliadas no setor.
Além disso, o IDSS 2023 (ano-base 2022) traz uma grande novidade: oPainel Dinâmico do IDSS, com dados do setor, por indicador, por operadora e por faixa de avaliação. “A cada ano, aperfeiçoamos as ações de transparência em relação à qualificação das operadoras, pois acreditamos que essa divulgação do desempenho do setor é um importante parâmetro para uma escolha consciente do beneficiário no ato da contratação e para a manutenção de um plano de saúde”, destacou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.
Os resultados do IDSS 2023 (ano-base 2022) podem ser conferidos no site da ANS.
Confira abaixo os principais destaques.
Sobre o IDSS
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) avalia anualmente, e de forma compulsória, todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 31 indicadores, classificados em quatro dimensões, que englobam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde privado, além de um indicador bônus, para operadoras com certificado de acreditação, que pode incidir na nota final da operadora.
Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de 26,22% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2023, o setor conta com 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário.
Metodologia
Para o cálculo do IDSS são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações da Agência e dos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora, que varia de zero a 1.
Em 2022, foram avaliadas 896 operadoras: 670 do segmento médico-hospitalar (MH) e 226 do segmento odontológico (OD). Das 896 operadoras avaliadas, 57 não atenderam aos requisitos normativos para a divulgação de suas notas finais à sociedade, e por isso não tiveram suas notas disponibilizadas no portal da ANS.
Os resultados do IDSS 2023 (ano-base 2022) também devem ser divulgados pela própria operadora em seu website, conforme determina a Resolução Normativa 505/2022 – sendo 22/01/2024 o prazo limite para a divulgação do atual resultado.
Caso discordem dos resultados finais do IDSS 2023 (ano-base 2022), as operadoras terão até 09/01/2024 para apresentar recurso via E-protocolo. Não serão aceitos recursos fora do prazo.
Pesquisa de Satisfação de Beneficiários
A Pesquisa de Satisfação de Beneficiários começou a ser aplicada em 2018 (ano-base 2017) e sua adesão, por parte das operadoras, é voluntária. Se forem seguidos os padrões técnicos determinados pela ANS, a operadora pontua no indicador 3.5, indicador bônus da Dimensão Sustentabilidade do Mercado – IDSM, uma das quatro dimensões do IDSS.
No ano-base 2022, 268 operadoras de planos de saúde realizaram o levantamento, conforme o Documento Técnico da Pesquisa, padronizado pela Agência (foram 18 operadoras a mais em comparação ao ano-base 2021), o que representa 68,8% dos beneficiários de todo o setor no período.
A pesquisa é considerada uma boa prática, pois proporciona o estabelecimento de um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.
Confira a lista de operadoras que realizaram a pesquisa.