Companhia projeta a sua imagem ao público consumidor, investe na assistência 24 horas própria para garantir controle e qualidade no atendimento, e aposta na parceria com as assessorias para crescer no competitivo segmento de Auto
Vestindo a camisa 10 do Corinthians e com um largo sorriso no rosto, Richard Vinhosa, CEO da EZZE Seguros, chega para um encontro com jornalistas do trade de seguros. Ele é torcedor do Vasco, mas literalmente vestiu a camisa do Corinthians, o time do coração de uma nação de 20 milhões de torcedores.
“Nosso sonho de consumo, com as nossas ações de marketing, é que daqui a cinco anos a marca EZZE seja profundamente reconhecida no Brasil”, destaca o CEO.
Após quatro anos de existência e foco de atuação no segmento corporativo, a EZZE Seguros se deparou com a necessidade de investir no segmento de seguro automóvel. Afinal, se a sua proposta é ser multiproduto e multicanal não seria possível ficar de fora da principal carteira do mercado de seguros.
“Ao identificarmos que o mercado de seguros não investe em branding e por termos interesse de entrar na PF, entendemos que para continuar multilinha e multiproduto, precisávamos ingressar no auto, porque é praticamente metade do que se consome de seguro no Brasil”, destaca Ivo Machado, sócio-fundador e vice-presidente Executivo da companhia.
Segundo ele, outro diagnóstico foi o fato de o comprador de auto marcar presença no futebol e automobilismo. A companhia partiu então para o patrocínio do Sport Club Corinthians Paulista, iniciado em dezembro de 2023, e no automobilismo, pois é a seguradora oficial da Stock Car e da Fórmula Truck. “Temos um ganho da exposição da marca para se posicionar ao consumidor brasileiro como uma alternativa de proteção e ao corretor de seguros para ele ter a EZZE para ele explicar que a EZZE é uma seguradora que está investindo no esporte brasileiro e no automobilismo”, explica Machado.
A estratégia se mostrou assertiva com a aferição dos primeiros resultados do lançamento do seguro Auto no final de 2023.
Diversidade de produtos e boa entrega operacional dos serviços e no momento dos sinistros fazem parte da estratégia para companhia para conquistar mercado.
Com o objetivo de ter mais controle sobre a qualidade da prestação de serviços, o Grupo EZZE investiu em sua própria empresa de assistência. Chamada Resolve Assist, a empresa atuará inicialmente com as demandas do seguro Auto.
“Da venda até a experiência do cliente nós queremos ter o controle de prazo e de qualidade. O grande segredo é ser eficiente na execução do que é proposto”, diz Diego Azevedo, vice-presidente de Massificados.
Ainda pensando na prestação de serviço, para garantir a melhor qualidade, a companhia investe na estratégia de pagamento de 50% antecipado ao guincheiro no momento em que atende o chamado. “Quando ele terminar, pagaremos o restante. Isso também é para garantir a qualidade ao cliente”, ressalta Vinhosa.
Parcerias com assessorias e corretores
Com a entrada no Auto, surgiu também a estratégia de parceria com o canal assessorias. “Entramos forte no varejo e faz parte da nossa estratégia trabalhar com as assessorias. Valorizamos o potencial que ele tem de angariar corretores. Constantemente ampliamos o número de assessorias e, com isso, centenas de corretores todos os meses estão ativando o relacionamento com a EZZE”, comenta Azevedo.
Hoje, a companhia já trabalha com 8 mil corretores, inclusive responsáveis por 70% da produção da seguradora; os demais 30% vêm do canal de bancassurance e afinidades.
Além do desenho de novos produtos, o avanço da companhia está ligado também ao fato de buscar entender o momento de vida e perfil parceiros corretores, conforme Gabriel Bugallo, vice-presidente Técnico. “A companhia tem de saber conversar com esse corretor e ajudá-lo a crescer. Nosso principal objetivo é que o corretor use a companhia com frequência. Dessa forma, o corretor será mais produtivo para ele e para nós, além de ser mais seletivo com os riscos que traz para a companhia. Somos uma companhia que busca resultado industrial positivo”, diz Bugallo.
Bancassurance e afinidades
Os canais de distribuição de bancassurance e afinidades para chegar a pessoas que o corretor não chegaria. Juliana Fonseca, vice-presidente da área de Parcerias da EZZE, conta que a companhia tem 16 clientes no banco e 11 em afinidades.
“Entendemos o cliente, vemos o que ele precisa e a gente faz. As necessidades de cada cliente são diferentes e o objetivo é fazer o melhor por ele no dia a dia”, define Juliana.
Segundo ela, um diferencial é a implantação rápida, as decisões são tomadas com agilidade e os produtos montados rapidamente. “Isso porque os executivos estão no dia a dia e resolvem rápido. Ser multiprodutos é um grande diferencial da EZZE no mercado. O Automóvel vai ajudar bastante na área de parcerias”.
Agora, segundo o CEO, a estratégia é lançar a cada três meses um seguro novo para pessoa física. Na esteira já estão o Empresarial e o Residencial. Atualmente a companhia possui 70 produtos no portfólio. Diante das apostas e da evolução da companhia, a torcida é grande: Vai Corinthians!
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