Assessorias assumem papel estratégico dentro da MAPFRE, conforme CEOs de Negócios e Financeiro. Companhia investe em tornar cada vez mais simples as jornadas de clientes, corretores e assessorias
Carol Rodrigues
O espanhol Oscar Celada desembarcou no Brasil no início de 2024 com a missão de liderar a área de Negócios da MAPFRE. Com uma experiência de mais de 30 anos em várias unidades da companhia na Espanha, ele tem sob o seu guarda-chuva as áreas Técnica, de Subscrição, Comercial e Negócio.
Já falando um portunhol – bem mais português do que espanhol, Celada se deparou com a importância das assessorias já nos primeiros contatos com a operação brasileira da MAPFRE. Ele conta que ao visitar uma assessoria em seguros em fevereiro, ele se deu conta de que a companhia teria que trabalhar muito mais próxima a elas. “As assessorias têm um papel muito importante no crescimento do mercado e na profissionalização dos corretores”.
Em outra ponta e no mesmo período, o português Nelson Alves, chegava trazendo na bagagem a experiência obtida na empresa de serviços e alguns seguros de nicho do grupo segurador espanhol, a Mawdy, em Portugal e na Espanha. “Isso dá um pouco de experiência cultural em maneiras de trabalhar em nível global”.
Como CEO Financeiro, ele também dá suporte à Operação com a parte de Tecnologia, Central de Atendimento e Gestão de Sinistros. “O Brasil é um grande desafio porque é a operação número 1 da MAPFRE fora da Espanha. Nosso objetivo é colocar o Brasil para competir diretamente com a operação espanhola”, diz Alves, sobre o potencial do território brasileiro.
Juntos, eles estão na linha de frente da MAPFRE no Brasil responsáveis por algumas estratégias ao lado do CEO Felipe Nascimento. Afinal, os planos da companhia no Brasil são audaciosos.
“A MAPFRE é uma seguradora global de referência e trabalhamos para colocar a MAPFRE no Brasil como uma das Top 3 em todos os ramos”, destaca Alves, sobre o grupo segurador presente em 50 países.
Celada e Alves marcaram presença no encontro que a companhia promoveu, em junho, em São Paulo, com um grupo de 20 lideranças das principais assessorias em seguros do Brasil.
Na ocasião, eles concederam uma entrevista exclusiva para a Revista Cobertura.
A proximidade com as assessorias e as novidades em termos de produtos e tecnologia da companhia, nortearam o encontro.
“Temos que dar suporte ao desenvolvimento do mercado de seguros e as assessorias ajudam em tudo isso porque criam valor com a formação de pequenos corretores e o fornecimento de tecnologia. É muito importante que estejamos muito próximos delas para seu desenvolvimento e, como consequência, o desenvolvimento do mercado”, diz o CEO de Negócios da MAPFRE.
“A assessoria complementa o que é a representatividade da MAPFRE em todo o território brasileiro, que é muito grande, e é uma forma de chegar aos pequenos corretores”, acrescenta Alves.
Jornada simplificada
Segundo Celada, o auto segue como o carro-chefe entre os ramos trabalhados pelos corretores que produzem com as assessorias. No entanto, o portfólio de mais de 90 produtos, abre um leque de oportunidades para diversificação. “Estamos trabalhando o desenvolvimento de negócios no vida”, sinaliza o CEO, lembrando que a companhia também deseja alavancar o negócio agro através das assessorias.
Inclusive, aos corretores e assessorias que não são especializados no agro, ele destaca que a seguradora oferece produtos de máxima qualidade, tecnologias e profissionais especializados para ajudar no desenvolvimento da carteira.
Segundo o CEO de Negócios, as assessorias possuem uma representatividade nos negócios da companhia aquém em relação à importância dos parceiros, o que simboliza a perspectiva de crescimento.
Para alavancar a participação, a companhia adotou a conduta de escuta ativa com as assessorias. “Queremos melhorar muitíssimo a jornada da relação com as assessorias. Elas têm suas equipes e corretores e precisam de ferramentas por parte da seguradora para que possam fazer um bom acompanhamento de todos com quem trabalham. Precisamos ver como podemos adequar e melhorar a nossa infraestrutura tecnológica para poder dar toda a resposta para que eles façam uma boa gestão do seu negócios”, destaca o CEO Financeiro.
Uma das linhas de trabalho é conseguir conectar as assessorias com os sistemas da MAPFRE e tornar simples toda a jornada de gestão. “Isso de forma que eles possam ter acesso a informação on-line de toda a atividade de suas equipes. Vamos avançar nas conexões entre os nossos sistemas e os sistemas das assessorias”, adianta Alves.
A Sala MOL, que significa MAPFRE Online, inicialmente criada para as equipes comerciais da seguradora é uma das iniciativas neste sentido. A MOL é uma sala de controle de gestão e facilita o acesso à informação, visando a produtividade com os corretores, que foi adaptada e colocada à disposição das assessorias, que passam a ter mais visibilidade.
Como desafio, Oscar Selada cita a melhoria em toda as jornadas do canal corretor e das assessorias em seguros e o desenvolvimento de outros negócios, como por exemplo, o segmento de vida. “São ramos em que deveríamos ter uma representatividade com eles, mas não temos”.
“O nosso grande objetivo é que, tanto o cliente como o mercado brasileiro, que é todo intermediado por corretores, tenham o relacionamento mais fácil, rápido e obtenham todas as informações. A ideia é que os nossos sistemas permitam uma jornada muito simples e objetiva e que os nossos sistemas e processos sejam mais fáceis para os nossos stakeholders”, comenta Alves sobre o seu desafio.
Conteúdo da edição de junho (265) da Revista Cobertura