Reconhecidas por sua capacidade técnica de subscrição para atendimento de riscos específicos e de nicho, as MGAs têm ajudado a transformar o mercado brasileiro de seguros
Carol Rodrigues
Segundo um estudo da EY, realizado a pedido da Fenseg, em 2023, as Managing General Agent (MGA) vêm se popularizando na indústria de seguros no Brasil, pois complementam e potencializam a operação das seguradoras, principalmente em relação à capacidade técnica de subscrição para atendimento de riscos específicos e de nicho.
No mercado global, empresas de MGAs já são parceiras estratégicas de seguradoras e estão em forte expansão. Para se ter uma ideia da dimensão dessas empresas, a participação das MGAs no mercado de seguros dos EUA dobrou nos últimos dez anos, gerando crescimento de 21,6% de prêmios em 2020. No Reino Unido, atualmente há mais de 300 MGAs que geram aproximadamente 10% dos 47 bilhões de libras em prêmios de seguros gerais. Vale destacar que o mercado de seguro britânico é o maior mercado para MGAs na Europa.
No Brasil, a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) número 431, de 2021, disciplinou as operações das sociedades seguradoras por meio de seus representantes de seguros, como as MGAs passaram a ser designadas. Com isso, normatizou as práticas dessas empresas e destacou que é possível flexibilizar modelos de negócio e estabelecer acordos com seguradoras de forma dinâmica, desde que não haja concorrência com a atuação de corretores de seguros e não haja assunção de riscos.
“O Brasil tem várias empresas que em maior ou menor medida têm algumas das funções típicas de uma MGA e são comumente chamadas de MGA, embora não cumpram em sua totalidade as funções típicas de uma MGA lá fora”, comenta Guillermo Delfino, Deputy CEO da ASAS Group, ao, inclusive, citar a publicação da EY .
A ASAS foi a primeira e é considerada a maior agência de subscrição (MGA) no Brasil.
Criada em 2015 de forma totalmente independente, é especialista em gerenciamento de riscos e carteiras de seguros e resseguros no ramo de aviação, busca expansão para linhas de P&C, Garantias e Riscos Financeiros. Entre os negócios estão Aeronáuticos, Patrimonial, Equipamentos, Riscos Financeiros (D&O e E&O), Responsabilidade Civil Geral e Garantia.
“Na ASAS sempre estamos pensando em como ajudar a trazer coberturas para o mercado que outros players não comercializam. Pensamos de forma diferente para acharmos soluções que diminuam o gap de proteção, com soluções inovadoras, flexibilidade e proximidade com corretores e segurados”, destaca Delfino.
Como exemplo ele cita a novidade de um produto de seguro empresarial. “O mercado segurador não tem conseguido ser flexível suficiente dando suporte nesse segmento e queremos mudar essa história acompanhando as pequenas e médias empresas para que a preocupação delas seja seu negócio. Entre os diferenciais do produto ASAS, voltado para pequenas e médias empresas, a flexibilidade ganha destaque como principal atributo”, descreve.
O especialista explica que, com critérios de aceitação na medida das possibilidades dos empreendedores, o seguro empresarial simplificado vai ao encontro das necessidades dos clientes, oferecendo um preço acessível e inspeção virtual simplificada. “O seguro empresarial simplificado atende as pequenas e médias empresas de atividade industrial das mais diversas atividades, estando também disponível para atividades comerciais variadas”.
Voltada a atender nichos
Outra MGA que vem se destacando é a Axpert, agência de subscrição que atua desde a criação do seguro até a análise e avaliação dos riscos envolvidos. Entre os negócios atendidos estão eventos, produções audiovisuais, proteção jurídica (responsabilidade civil All Risks, Riscos Diversos), Affinity e Worksite.
“O perfil de soluções da Axpert está voltado a atender nichos.
Atualmente, as Axpert se dedica a levar soluções ao mercado de seguros para entretenimento (seguros para evento e audiovisual).
Estamos aqui para levar os melhores produtos e atendimento aos nossos parceiros corretores e solução completa para as seguradoras”, explica Juliana Sabrina dos Santos, fundadora da Axpert Underwriting.
“Se uma seguradora decidir entrar em um novo segmento hoje, terá que considerar o tempo e os recursos financeiros necessários para estruturar uma equipe com os melhores profissionais. Com a velocidade do mercado e a intensa concorrência, pode ser que, ao final desse processo, o novo ramo já não seja tão inovador ou vantajoso. Portanto, como é possível acompanhar o crescimento do mercado de seguros no Brasil?”, reflete Juliana.
Segundo ela, uma parceria com uma MGA como a Axpert pode acelerar esse ciclo e trazer resultados significativos. “A Axpert é uma das primeiras MGAs no Brasil, disponibiliza sua equipe de especialistas e um ecossistema de integração para auxiliar as seguradoras.
Ela estuda e desenvolve produtos, elabora políticas de subscrição, cria sistemas, gerencia operações e sinistros, além de expandir a distribuição comercial”, esclarece.
Ela ainda destaca que o objetivo é lançar produtos quase sem custo para as seguradoras, oferecendo uma agilidade incomparável na introdução desses produtos no mercado.
“Com a ajuda de uma MGA, o ecossistema já está preparado, permitindo que as seguradoras escalem rapidamente, pois já realizamos o trabalho necessário de forma eficiente. Além disso, fornecemos suporte na distribuição comercial, sem comprometer a excelência técnica que o mercado de seguros exige. Nossos corretores são atendidos por especialistas altamente capacitados, e oferecemos a melhor consultoria e plano estratégico para que nossos corretores parceiros possam alcançar resultados ainda maiores”.
A Axpert conta com uma rede de players globais e o apoio de resseguradores internacionais. “Portanto, a MGA é crucial para impulsionar o mercado de seguros, trazendo mais crescimento, maior rentabilidade e agilidade. Dessa maneira, temos a certeza de que as MGAs podem fazer uma grande contribuição para o desenvolvimento do mercado de seguros no Brasil”.
Soluções customizadas
Fundada em 2023, a Beyond Seguros é uma MGA que atua para aumentar a oferta de seguros para os clientes com atividades industriais ou de altas complexidades, tais como fábricas, galpões, aeroportos e rodovias.
Segundo Fernando Martinez, fundador e CEO da Beyond Seguros, a MGA oferece soluções customizadas em subscrição de riscos complexos, gestão de portfólios, gerenciamento de risco, produtos e resseguro.
“Na nossa forma de atuação, trabalhamos com corretores especializados com capacidade de resseguro. Entendemos que o principal diferencial é ouvir a necessidade do cliente e propor processos transparentes, ágeis e eficientes por meio de nosso time, com vasta experiência, reputação técnica e histórico reconhecido pelo mercado”, destaca Martinez sobre seu diferencial.
Quando perguntado sobre como a Beyond contribui para o processo de inovação no mercado brasileiro, ele respondeu que, ao invés de começar pelo produto, a empresa começa por compreender a demanda e apresentar soluções.
Apoio na disseminação da cultura do seguro
Como MGA, conforme o CEO, a Beyond tem contribuído para a disseminação da cultura do seguro transformando a experiência do cliente. “Mudamos a percepção de que ‘seguro é um mal necessário’, a desconfiança no momento do sinistro e o contrato baseado em preço. Disseminamos clareza nas negociações e relacionamento de longo prazo”, ressalta.
Juliana destaca que a Axpert desempenha um papel fundamental na disseminação da cultura do seguro no Brasil de várias maneiras.
Uma delas está na educação e conscientização. “Nós produzimos campanhas educativas que explicam a importância do seguro, de forma simplificada aos corretores que desejam atuar em um ramo tão especializado como o de Entretenimento. Nós pegamos na mão do corretor, realizamos palestras, workshops e webinars pode ajudar a esclarecer dúvidas e desmistificar o setor”.
Além disso, busca desenvolver produtos acessíveis, adaptáveis à um mercado no qual há falta de cultura na contratação e pouquíssimos corretores especializados. “Queremos mostrar aos corretores que existem ramos ainda pouco explorados e que novos produtos podem ser a chave de sucesso para corretoras se destacarem diante da concorrência, saindo muitas vezes do mundo tão competitivo e acirrado como o seguro de automóvel.
Possuímos parcerias estratégicas, com seguradoras de ponta e inovadoras, que estão abertas a querer trazer ao mercado brasileiro novos produtos, de forma ágil, para beneficiar o mercado local”.
“Ao adotar essas estratégias, uma agência de subscrição de seguros pode não apenas aumentar a conscientização sobre a importância do seguro, mas também contribuir de forma significativa para o fortalecimento da cultura do seguro no Brasil”, conclui Juliana.
Conteúdo da edição de agosto (267) da Revista Cobertura