A contribuição das MGAs para os seguros no Brasil

Reconhecidas por sua capacidade técnica de subscrição para atendimento de riscos específicos e de nicho, as MGAs têm ajudado a transformar o mercado brasileiro de seguros
Carol Rodrigues

Segundo um estudo da EY, realizado a pedido da Fenseg, em 2023, as Managing General Agent (MGA) vêm se popularizando na indústria de seguros no Brasil, pois complementam e potencializam a operação das seguradoras, principalmente em relação à capacidade técnica de subscrição para atendimento de riscos específicos e de nicho.

No mercado global, empresas de MGAs já são parceiras estratégicas de seguradoras e estão em forte expansão. Para se ter uma ideia da dimensão dessas empresas, a participação das MGAs no mercado de seguros dos EUA dobrou nos últimos dez anos, gerando crescimento de 21,6% de prêmios em 2020. No Reino Unido, atualmente há mais de 300 MGAs que geram aproximadamente 10% dos 47 bilhões de libras em prêmios de seguros gerais. Vale destacar que o mercado de seguro britânico é o maior mercado para MGAs na Europa.

No Brasil, a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) número 431, de 2021, disciplinou as operações das sociedades seguradoras por meio de seus representantes de seguros, como as MGAs passaram a ser designadas. Com isso, normatizou as práticas dessas empresas e destacou que é possível flexibilizar modelos de negócio e estabelecer acordos com seguradoras de forma dinâmica, desde que não haja concorrência com a atuação de corretores de seguros e não haja assunção de riscos.

Guillermo Delfino, Deputy CEO da Asas Group

“O Brasil tem várias empresas que em maior ou menor medida têm algumas das funções típicas de uma MGA e são comumente chamadas de MGA, embora não cumpram em sua totalidade as funções típicas de uma MGA lá fora”, comenta Guillermo Delfino, Deputy CEO da ASAS Group, ao, inclusive, citar a publicação da EY .

A ASAS foi a primeira e é considerada a maior agência de subscrição (MGA) no Brasil.

Criada em 2015 de forma totalmente independente, é especialista em gerenciamento de riscos e carteiras de seguros e resseguros no ramo de aviação, busca expansão para linhas de P&C, Garantias e Riscos Financeiros. Entre os negócios estão Aeronáuticos, Patrimonial, Equipamentos, Riscos Financeiros (D&O e E&O), Responsabilidade Civil Geral e Garantia.

“Na ASAS sempre estamos pensando em como ajudar a trazer coberturas para o mercado que outros players não comercializam. Pensamos de forma diferente para acharmos soluções que diminuam o gap de proteção, com soluções inovadoras, flexibilidade e proximidade com corretores e segurados”, destaca Delfino.

Como exemplo ele cita a novidade de um produto de seguro empresarial. “O mercado segurador não tem conseguido ser flexível suficiente dando suporte nesse segmento e queremos mudar essa história acompanhando as pequenas e médias empresas para que a preocupação delas seja seu negócio. Entre os diferenciais do produto ASAS, voltado para pequenas e médias empresas, a flexibilidade ganha destaque como principal atributo”, descreve.

O especialista explica que, com critérios de aceitação na medida das possibilidades dos empreendedores, o seguro empresarial simplificado vai ao encontro das necessidades dos clientes, oferecendo um preço acessível e inspeção virtual simplificada. “O seguro empresarial simplificado atende as pequenas e médias empresas de atividade industrial das mais diversas atividades, estando também disponível para atividades comerciais variadas”.

Voltada a atender nichos

Juliana Sabrina dos Santos, fundadora da Axpert Underwriting

Outra MGA que vem se destacando é a Axpert, agência de subscrição que atua desde a criação do seguro até a análise e avaliação dos riscos envolvidos. Entre os negócios atendidos estão eventos, produções audiovisuais, proteção jurídica (responsabilidade civil All Risks, Riscos Diversos), Affinity e Worksite.

“O perfil de soluções da Axpert está voltado a atender nichos.

Atualmente, as Axpert se dedica a levar soluções ao mercado de seguros para entretenimento (seguros para evento e audiovisual).

Estamos aqui para levar os melhores produtos e atendimento aos nossos parceiros corretores e solução completa para as seguradoras”, explica Juliana Sabrina dos Santos, fundadora da Axpert Underwriting.

“Se uma seguradora decidir entrar em um novo segmento hoje, terá que considerar o tempo e os recursos financeiros necessários para estruturar uma equipe com os melhores profissionais. Com a velocidade do mercado e a intensa concorrência, pode ser que, ao final desse processo, o novo ramo já não seja tão inovador ou vantajoso. Portanto, como é possível acompanhar o crescimento do mercado de seguros no Brasil?”, reflete Juliana.

Segundo ela, uma parceria com uma MGA como a Axpert pode acelerar esse ciclo e trazer resultados significativos. “A Axpert é uma das primeiras MGAs no Brasil, disponibiliza sua equipe de especialistas e um ecossistema de integração para auxiliar as seguradoras.

Ela estuda e desenvolve produtos, elabora políticas de subscrição, cria sistemas, gerencia operações e sinistros, além de expandir a distribuição comercial”, esclarece.

Ela ainda destaca que o objetivo é lançar produtos quase sem custo para as seguradoras, oferecendo uma agilidade incomparável na introdução desses produtos no mercado.

“Com a ajuda de uma MGA, o ecossistema já está preparado, permitindo que as seguradoras escalem rapidamente, pois já realizamos o trabalho necessário de forma eficiente. Além disso, fornecemos suporte na distribuição comercial, sem comprometer a excelência técnica que o mercado de seguros exige. Nossos corretores são atendidos por especialistas altamente capacitados, e oferecemos a melhor consultoria e plano estratégico para que nossos corretores parceiros possam alcançar resultados ainda maiores”.

A Axpert conta com uma rede de players globais e o apoio de resseguradores internacionais. “Portanto, a MGA é crucial para impulsionar o mercado de seguros, trazendo mais crescimento, maior rentabilidade e agilidade. Dessa maneira, temos a certeza de que as MGAs podem fazer uma grande contribuição para o desenvolvimento do mercado de seguros no Brasil”.

Soluções customizadas

Fundada em 2023, a Beyond Seguros é uma MGA que atua para aumentar a oferta de seguros para os clientes com atividades industriais ou de altas complexidades, tais como fábricas, galpões, aeroportos e rodovias.

Fernando Martinez, fundador e CEO da Beyond Seguros

Segundo Fernando Martinez, fundador e CEO da Beyond Seguros, a MGA oferece soluções customizadas em subscrição de riscos complexos, gestão de portfólios, gerenciamento de risco, produtos e resseguro.

“Na nossa forma de atuação, trabalhamos com corretores especializados com capacidade de resseguro. Entendemos que o principal diferencial é ouvir a necessidade do cliente e propor processos transparentes, ágeis e eficientes por meio de nosso time, com vasta experiência, reputação técnica e histórico reconhecido pelo mercado”, destaca Martinez sobre seu diferencial.

Quando perguntado sobre como a Beyond contribui para o processo de inovação no mercado brasileiro, ele respondeu que, ao invés de começar pelo produto, a empresa começa por compreender a demanda e apresentar soluções.

Apoio na disseminação da cultura do seguro

Como MGA, conforme o CEO, a Beyond tem contribuído para a disseminação da cultura do seguro transformando a experiência do cliente. “Mudamos a percepção de que ‘seguro é um mal necessário’, a desconfiança no momento do sinistro e o contrato baseado em preço. Disseminamos clareza nas negociações e relacionamento de longo prazo”, ressalta.

Juliana destaca que a Axpert desempenha um papel fundamental na disseminação da cultura do seguro no Brasil de várias maneiras.

Uma delas está na educação e conscientização. “Nós produzimos campanhas educativas que explicam a importância do seguro, de forma simplificada aos corretores que desejam atuar em um ramo tão especializado como o de Entretenimento. Nós pegamos na mão do corretor, realizamos palestras, workshops e webinars pode ajudar a esclarecer dúvidas e desmistificar o setor”.

Além disso, busca desenvolver produtos acessíveis, adaptáveis à um mercado no qual há falta de cultura na contratação e pouquíssimos corretores especializados. “Queremos mostrar aos corretores que existem ramos ainda pouco explorados e que novos produtos podem ser a chave de sucesso para corretoras se destacarem diante da concorrência, saindo muitas vezes do mundo tão competitivo e acirrado como o seguro de automóvel.

Possuímos parcerias estratégicas, com seguradoras de ponta e inovadoras, que estão abertas a querer trazer ao mercado brasileiro novos produtos, de forma ágil, para beneficiar o mercado local”.

“Ao adotar essas estratégias, uma agência de subscrição de seguros pode não apenas aumentar a conscientização sobre a importância do seguro, mas também contribuir de forma significativa para o fortalecimento da cultura do seguro no Brasil”, conclui Juliana.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo da edição de agosto (267) da Revista Cobertura

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