Plataforma desenvolvida em Low-Code permitiu à corretora uma melhor comunicação com segurados via SMS, centralizou processos e trouxe mobilidade e automatização às atividades dos corretores
A Renomac, corretora de seguros com sede em Macaé, no Rio de Janeiro, otimizou seus processos operacionais ao implementar o ERP (Enterprise Resource Planning) da SICS, empresa de tecnologia especializada em soluções para seguradoras. O sistema, baseado em nuvem, foi desenvolvido com o suporte da plataforma GeneXus by Globant, especializada em ferramentas Enterprise Low-Code, e fornecida pela Socium Partner Group (SPG).
A decisão pela adoção do ERP em nuvem da SICS, o WebSics, foi impulsionada pela facilidade de atualizações automáticas, já que o controle manual das informações pode induzir ao erro. Com a plataforma, os dados são atualizados automaticamente, e os backups são realizados na nuvem, sem a necessidade de armazenamento físico, eliminando o uso de HDs externos.
Segundo o diretor-geral da Renomac, Márcio Mancebo Mattos, o sistema se destaca principalmente pela fácil integração com outras ferramentas, permitindo o envio de comunicados via SMS (Short Message Service) diretamente pelo ERP e otimizando as operações e as funções dos colaboradores.
“Não sei como conseguiríamos trabalhar sem o WebSics. O sistema automatizado centralizou processos, melhorou a mobilidade da equipe, garantiu controle preciso de apólices e vencimentos e organizou as informações, comenta Mattos.
Como uma boa parte dos seguros da Renomac é voltada para o setor de automóveis, a SICS implementou a funcionalidade SuperCálculo, que centraliza o cálculo de seguros automotivos, dentre outros produtos, eliminando a necessidade de vários colaboradores voltados para essa tarefa. Com isso, a empresa, que gerencia uma carteira de 4 mil clientes, utiliza as soluções da SICS para monitorar desde a captação de novos negócios até o acompanhamento de pagamentos e sinistros, obtendo uma visão completa de cada etapa do processo.
O diretor também destaca a interação constante entre a equipe de atendimento da SICS e os corretores da Renomac. “Fazemos sugestões que beneficiam os corretores que são rapidamente incorporadas, refletindo o compromisso da SICS em atender às necessidades de seus clientes”, explica Mattos. Além disso, a SICS também permitiu que a equipe da Renomac pudesse acessar o sistema por dispositivos móveis, agilizando o trabalho externo e facilitando o envio de informações em tempo real.
Ricardo Recchi, country manager da GeneXus by Globant no Brasil, Portugal e Cabo Verde, destaca que a capacidade de evolução contínua é essencial para qualquer plataforma. “Nossa ferramenta permite que os sistemas desenvolvidos sejam evoluídos e ganhem novas funções conforme as demandas dos clientes e as evoluções do mercado, por isso, a SICS consegue adaptar rapidamente o ERP”, concluiu Recchi.