Tema foi abordado em cerimônia comemorativa dos 32 anos da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora Júlia Normande Lins, participou da cerimônia comemorativa dos 32 anos da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda: “Futuro da Política Econômica para um Desenvolvimento Justo e Sustentável”, que ocorreu ontem (27), em Brasília.
O evento reuniu palestrantes com contribuições relevantes na formulação da política econômica no país, com o objetivo de avaliar as realizações e debater os desafios para o desenvolvimento nacional, justo e sustentável.
Júlia integrou o debate sobre “A importância da taxonomia sustentável no Brasil”, ao lado de João Pedro Nascimento, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Cristina Reis, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Claudio Filgueiras, Chefe no Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e do Proagro do Banco Central do Brasil, Claudemiro Quintal, Coordenador-Geral de Orientação de Investimentos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Em março de 2024, foi criado o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB), encarregado de desenvolver e monitorar um sistema de classificação que alinhe atividades, ativos e projetos à estratégia nacional de sustentabilidade.
Já em novembro deste ano, o Comitê lançou a primeira versão da taxonomia para consulta pública, abrindo espaço para que a sociedade participe de seu aperfeiçoamento metodológico.
A mesa teve como objetivo discutir os próximos passos do processo de implementação da taxonomia brasileira e ressaltar sua importância no alinhamento das finanças aos objetivos de desenvolvimento sustentável de longo prazo, incluindo a promoção da justiça ambiental e climática, o aumento da renda e a redução das desigualdades.