Plataforma de gestão digital para revendedoras de veículos reúne ferramentas que auxiliam e otimizam todos os processos da jornada de negócio
O mercado de veículos seminovos no Brasil tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos, com a mudança dos hábitos de compra cada vez mais digitais, as mais de 50 mil revendedoras brasileiras estão em busca de novas tecnologias para atender esse público e melhorar a gestão dos negócios. O mercado transacional é estimado em mais de um trilhão de reais, de acordo com a ecosys AUTO, autotech que oferece um ecossistema completo de soluções para a jornada de compra e venda dos revendedores será lançada oficialmente no Congresso da Fenauto 2024, o maior evento do setor automotivo seminovos do Brasil, entre dos dias 3 e 4 de dezembro.
O CEO e fundador da ecosys AUTO, Miguel Pantazis, explica que o objetivo da autotech é resolver de maneira simples todos os problemas de gestão das revendas e ainda impulsionar a distribuição de produtos financeiros com poucos cliques. “Não somos mais um sistema de gestão, somos uma plataforma construída por quem vive as dores do mercado e ajudamos nossos parceiros revendedores a gerir seus negócios com maior facilidade, agilidade e eficiência, aumentando suas vendas e lucrando mais na distribuição integrada de produtos financeiros”, diz.
Segundo o estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) o retorno médio sobre o investimento (ROI) das redes de concessionárias, no mês de outubro ficou em 69%. Fazendo um paralelo com as revendedoras, o diretor comercial e cofundador da ecosys AUTO, Marcos Roberto Pereira, acredita que o indicador pode subir muito mais com o uso de uma plataforma integrada que permite identificar oportunidades não atendidas, publicar em diversos marketplaces e ser mais assertivo no preço correto de compra de veículos para estoque.
“O mercado está demandando uma solução completa, que resolva todas as dores de uma revenda de veículos num único lugar, e é isso que a ecosys AUTO entrega, mais gestão, mais produtividade e mais dinheiro no bolso dos revendedores”, ressalta Marcos Roberto.
Ao optar pela ecosys AUTO, o revendedor de seminovos ainda tem acesso a serviços como um portal White-Label personalizado para reforçar a identidade da marca, um comunicador via WhatsApp integrado ao CRM de vendas, à publicação automática dos anúncios de seus veículos nos principais canais do setor como Web Motors, Mobi Auto, Olx e outros, além da simulação de financiamento que atinge diversas financeiras ao mesmo tempo e permite a melhor escolha.
Segundo Miguel Pantazis, a plataforma abrange desde a precificação e a avaliação dos veículos, até a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). “Tudo integrado numa única plataforma, eliminando a necessidade de múltiplos sistemas e garantindo maior agilidade nos processos” afirma.
A ecosys AUTO estreia no mercado já atendendo mais de 200 empresas do segmento e com a meta de chegar a mil lojas credenciadas até o final de 2025. Para cumprir este objetivo, os executivos apostam na parceria com exclusividade recém estabelecida com a Associação Nacional dos Auto Shoppings (ANAUTOS). A entidade congrega mais de 2.200 lojistas espalhados por 75 shoppings em operação por todo o país. Juntos estes revendedores somam um estoque de aproximadamente 50 mil veículos.
O CEO lembra que o momento é propício para que as revendedoras invistam na modernização e melhora do atendimento ao consumidor. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em outubro foram comercializados 1.073.409 carros e comerciais leves usados. No acumulado do ano, até o momento, foram 883 mil carros acima do registrado no mesmo período de 2023, um crescimento de 10,1%. Somente em setembro deste ano foram financiadas 334 mil unidades de veículos usados, contra 283 mil no mesmo período do ano passado, segundo dados da B3.
Ecossistema
O diretor comercial da ecosys AUTO, Marcos Roberto Pereira chama a atenção para as marcas que compõem o ecossistema de parceiros que garantem a distribuição de produtos financeiros pela companhia. “Contamos com a integração da Youse para a oferta de seguros auto e com a Bs2 seguros para garantias estendidas. Já para a compra de estoque temos a Auto Avaliar e para a consulta e pagamento de débitos veiculares temos a Celcoin. São todas marcas absolutamente protagonistas no mercado que nos permitem entregar o que há de melhor aos nossos clientes”, afirma.
Ele conta que através da parceria com a Youse, primeira insurtech brasileira e pioneira em seguros 100% digitais no Brasil, será possível permitir que o seguro auto seja contratado no mesmo momento da aquisição, de forma totalmente integrada à plataforma da ecosys Auto. “Esse é um avanço significativo na experiência de compra de veículos. Com a oferta de planos pré-definidos e uma jornada de contratação simplificada, os lojistas poderão ofertar o seguro da Youse com apenas um clique, enquanto o consumidor final realiza o pagamento e ativa o contrato em poucos minutos”, ressalta.
“Nosso objetivo com essa parceria é democratizar o acesso ao seguro auto no mercado de seminovos, trazendo mais praticidade e conveniência para lojistas e clientes. É uma solução que reduz barreiras e amplia as oportunidades de proteção veicular no Brasil,” destaca Paula Moron Bernardoni, superintendente de Parcerias Estratégicas de Youse Negócios