“Nossa expectativa futura é tornar a BMG a seguradora do franchising brasileiro”. Com essa perspectiva, Adriano Batistela, Diretor de Digital & Growth da BMG Seguros, define os objetivos da empresa, que hoje detém uma média de 7% do mercado brasileiro em sua carteira, composta por 60 franqueadores, que inclui as maiores rede brasileiras, e 15 mil unidades seguradas em todo o país. Como exemplo, o executivo cita a Boticário, na qual a BMG é responsável pela cobertura de toda rede de 4 mil lojas e também pelos 1 mil centros de logística da marca.
Para alcançar esse posicionamento e objetivo, Batistela destaca os diferenciais das soluções customizadas para o setor, geradas através de uma visão completa da rede e detecção das necessidades específicas de cada unidade mediante tipo, localização e estoque, entre outros.
“Nossa equipe desenha soluções a 4 mãos, sempre junto ao franqueado, para oferecer coberturas que possam atender suas necessidades e maximizar seu investimento”, resume Batistela.
“Cada unidade de negócio, seja loja de rua, loja de shopping, quiosques, containers ou centrais de abastecimento, tem características próprias e demandam diferentes opções de cobertura. Dessa forma, conseguimos orientar sobre o melhor produto, assim como reduzir o custo do prêmio. Afinal, para uma franquia localizada no 3o. piso de um shopping, por exemplo, não há necessidade de incluir inundações na relação de coberturas. Essa especificidade das nossas soluções, pode gerar uma economia de até 30% na contratação do seguro”, completa Batistela.
Também com foco na redução dos custos de cobertura para o setor de franchising, a BMG inovou ao trazer para o mercado a “solução guarda-chuva” em substituição aos seguros individuais. Essa solução concentra todas as lojas de uma rede ou de um multifranqueado em um único contrato, resultando em um custo significativamente menor em comparação a apólices individuais, além de oferecer a possibilidade de cobertura de royalties em caso de sinistros, diferencial importante para o segmento de franchising.
“Além dessa unificação de seguros sob um mesmo “guarda-chuva”, solução pioneira da BMG, nossos produtos para franquias também disponibilizam o cashback, quando o cliente não alcança o nível de sinistralidade. A análise de estoque mês a mês e outras maneiras adotadas pelos franqueados para mitigar sinistros, como a instalação de câmeras de segurança e alarmes, por exemplo, também colaboram para diminuir os custos de cobertura”, finaliza Batistela.
Especialização no negócio
Contando com uma equipe de engenharia especializada no setor de franquias, a BMG realiza visitas técnicas preventivas para identificar problemas mais recorrentes, gerando relatórios aos franqueados para eventuais ajustes.
Com uma rede composta por mais de 600 corretores especializados nos diferentes portes e necessidades empresariais, a BMG também considera a agilidade como fator primordial para a ampliação e fidelização de seus clientes. Para tanto, a seguradora oferece atendimento especializado do time Digital & Growth, que se dedica exclusivamente ao mercado de franquias e redes de varejo, e o Fast Track, um canal exclusivo para abertura rápida de sinistros, que garante mais agilidade à dinâmica de contatos e pagamento.
A BMG Seguros oferece uma ampla gama de produtos voltados especificamente para o setor de franquias, como o Compreensivo Empresarial — que abrange coberturas essenciais como incêndio, danos elétricos, roubo e furto — e o Riscos de Engenharia, fundamental para obras e reformas, especialmente em locais como shoppings, onde muitas franquias estão localizadas. Outra possibilidade, muito em evidência atualmente, é a cobertura direcionada a catástrofes, como alagamentos, por exemplo.
No portfólio de franquias e varejo da BMG as principais demandas incluem seguros compreensivos empresariais, com foco em coberturas como incêndio, danos elétricos, roubos, furtos e desastres naturais, além do seguro de riscos de engenharia, obrigatório para obras.