Possibilidades de cross selling, investimentos em tecnologia e AI, e a importância dos corretores e assessorias são destacados
O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com a promessa de investimentos de R$ 1,7 trilhão na economia nos próximos anos, abrirá novas perspectivas para o mercado de seguros, especialmente nos segmentos de engenharia, garantia e riscos nomeados e operacionais. É o que observa Alexsandro Priuli, diretor Comercial Varejo São Paulo Capital e Região Metropolitana da Tokio Marine.
“Além disso, a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade impulsionará a demanda por produtos securitários voltados para a produção e transmissão de energia renovável e teremos oportunidade de desenvolver soluções cada vez mais inovadoras para construção de um futuro mais sustentável”, destaca Priuli.
Na opinião dele, o segmento de seguro de vida deve continuar em alta, como observado nos últimos anos, bem como os produtos Patrimoniais, que têm recebido particular atenção já há algum tempo e que devem continuar a ser destaque em 2025.
Priuli destaca que o mercado de seguros brasileiro tem demonstrado bastante dinamismo, com projeções de crescimento contínuo nos próximos anos. “Para 2025, nossa expectativa é de que a companhia mantenha um crescimento em ritmo acelerado, na casa dos dois dígitos, impulsionado por diversos setores em que atuamos”.
Acessibilidade e inclusão
Para Eduardo Grillo, diretor executivo comercial na Suhai Seguradora, em 2025, temas como acessibilidade e inclusão continuarão a ter destaque no mercado de seguros. “A busca por produtos mais simples, acessíveis e com alta aceitação será um diferencial importante, especialmente para atrair e reter novos segurados. Na Suhai, nossa missão de democratizar o acesso ao seguro já tem mostrado resultados positivos, e a tendência é que esse movimento se intensifique no próximo ano, à medida que mais corretores e clientes percebam o valor de soluções que se ajustem ao seu perfil e suas necessidades”.
Para 2025, a Suhai espera consolidar e expandir a posição de liderança, principalmente no segmento de motos e veículos que enfrentam dificuldades de aceitação no mercado tradicional. “Além disso, pretendemos ampliar o alcance das nossas parcerias com corretores e assessorias, que têm um papel essencial em nosso modelo de negócio. Com a nossa visão de democratizar o seguro, queremos continuar desenvolvendo soluções inovadoras que promovam inclusão e atendam a um público ainda mais amplo, proporcionando produtos acessíveis e simplificando a experiência para clientes e parceiros”.
No novo ano, os corretores devem prestar atenção a temas como inovação e personalização das ofertas para atender diferentes perfis de clientes. “A demanda por soluções práticas e acessíveis tende a crescer, e os corretores que investirem em entender as necessidades específicas de cada cliente sairão na frente. Na Suhai, estamos comprometidos em simplificar processos e nossa expectativa é que esses avanços ajudem os corretores a atender melhor seus clientes, oferecendo coberturas relevantes e flexíveis que se ajustem a diferentes perfis e demandas”, diz o diretor.
Mais conexão
“Observamos um crescente interesse do mercado em produtos que protejam a vida e melhorem o bem-estar das pessoas. Acreditamos que esses temas terão cada vez mais protagonismo, junto com os seguros patrimoniais, essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor”, diz Nelson Veiga, diretor executivo Comercial da Allianz Seguros.
Segundo ele, a tecnologia e a inovação também serão fundamentais. “Nos últimos anos, vimos a ascensão da inteligência artificial como ferramenta facilitadora dos processos de venda e atendimento. A expectativa é que a IA desempenhe um papel cada vez mais central no setor, impulsionando jornadas mais ágeis e intuitivas para clientes e corretores, sem comprometer a qualidade e a personalização no atendimento”.
Na visão de Veiga, o próximo ano será essencial para evoluir o projeto, que envolve colaboradores de todos os níveis na identificação e prática de iniciativas que vão ajudar a Allianz a crescer e promover mais conexão e melhores experiências para os corretores e clientes.
“Em 2025, daremos continuidade à nossa jornada de transformação e crescimento para levar a Allianz a novos patamares de desenvolvimento até 2027”.
Crescimento e sustentabilidade
Na visão de Heitor Augusto, diretor executivo Saúde & Odonto da SulAmérica, os principais temas estão centrados em ações focadas no crescimento e sustentabilidade do setor, desde iniciativas para maior controle de sinistro e lançamento de novos produtos, além de melhorias nas jornadas de venda e pós-venda, sempre alinhadas às necessidades do cliente final e dos parceiros de negócio.
“O foco do ano será manter o ritmo de crescimento sustentável, reforçando e aprimorando o atendimento para toda a cadeia de serviços e processos, sempre com atenção às inovações do setor e reforçando a solidez da SuAlmérica como companhia centenária, porém com olhar sempre para frente”.
Para ele, os corretores precisam estar cada vez mais conectados às tendências do setor e às necessidades de cada cliente. É preciso sempre buscar capacitação constante nos produtos e soluções, visando pautar uma oferta cada vez mais aderente a cada negócio.
“Tanto corretores quanto assessorias devem estar sempre atentos à solidez das seguradoras e operadoras de saúde, além de suas capacidades técnicas e financeiras, qualidade da rede de atendimento e com o compromisso das instituições em prestar um bom atendimento”.
Interesse no Vida
“Acreditamos que uma maior atividade econômica deverá aumentar a demanda por seguros corporativos. Os níveis de renda mais altos aumentarão as demandas por linhas pessoais, como automóveis e imóveis. O mercado deve registrar aumento no interesse em seguro de vida , além do estímulo de conhecimento do consumidor sobre o mercado”, menciona Waldecyr Schilling, diretor Comercial de Filiais da EZZE Seguros.
No novo ano, a EZZE quer ser reconhecida como uma das principais companhias pelos segurados e corretores de seguros, ganhar market share e continuar apostando no marketing esportivo, focada em seu modelo de negócio multiproduto e multicanal.
“Os corretores devem buscar a inovação e acompanhar as tendências de mercado/necessidades do seu cliente, investir em tecnologia, identificar a percepção do perfil do seu cliente (tradicional ou tecnológico), assim como devem investir em mídias/redes sociais”.
Mais participação
A MAPFRE espera que 2025 seja um ano de forte crescimento, assim como tem sido o ano de 2024. “Estamos dedicados a ganhar mais participação de mercado, especialmente por meio do canal de assessorias. Queremos fortalecer nossa rede de corretores, expandindo a base de parceiros e consolidando nossa presença em novas regiões. Para isso, construímos um portfólio equilibrado, com foco não apenas no tradicional seguro auto, mas também em outras linhas de produtos vantajosos, aproveitando a diversidade e a solidez de nossas soluções. No ramo vida, por exemplo, contamos com assessorias exclusivas e especializadas, que adotam uma abordagem consultiva, permitindo aos corretores entenderem profundamente as necessidades de cada cliente e oferecerem soluções mais completas”, descreve Oscar Celada, CEO adjunto de negócios da MAPFRE.
A companhia tem planos de lançar em 2025 um novo Programa de Relacionamento com Corretores, a partir de uma nova segmentação e benefícios que geram valor para os nossos parceiros.
“Em 2025, nossa estratégia estará centrada no fortalecimento da parceria com nossos corretores em todo o Brasil. Queremos garantir que eles tenham total suporte para aproveitar as oportunidades de mercado em crescimento, com especial atenção a produtos como seguros de auto, vida individual, seguros massificados e patrimoniais rurais, que são nosso principal foco para o ano”.
Produtos para os ciclos de vida
“Para 2025, esperamos que o mercado de seguros se concentre em alguns temas essenciais, como a transformação digital acelerada, impulsionada pelo uso intensivo de Inteligência Artificial (IA) e machine learning para criar produtos cada vez mais personalizados e rotinas operacionais mais eficientes”, diz Marcos Machini, VP Comercial do Grupo HDI.
Segundo ele, também será possível notar um aumento na demanda por seguros corporativos – impulsionado pelo crescimento econômico e pela necessidade de proteger negócios em um ambiente de riscos complexos –, bem como o foco na centralidade do cliente, com investimento em personalização e serviços sob medida que respondam às necessidades individuais. “Além disso, a categoria de seguros de vida deve crescer, especialmente com produtos conversíveis que acompanhem o ciclo de vida dos segurados”.
O Grupo HDI está e seguirá comprometido em expandir a sua presença digital e o uso de tecnologias inovadoras para proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada e completa a todos os nossos públicos. “Buscamos adaptar nossos processos para oferecer produtos que atendam às necessidades específicas de cada perfil de consumidor. Também procuramos constantemente desenvolver parcerias estratégicas para fortalecer o portfólio de seguros e atender às demandas de um mercado em constante transformação”.
Mudanças aceleradas
Para o Grupo Bradesco Seguros, a transformação digital norteando a maneira como o setor de seguros trabalha e, principalmente, o relacionamento com os clientes e parceiros de negócios. “Vivemos um momento de mudanças aceleradas e, se pensarmos nas tecnologias emergentes e nas novas demandas do consumidor, podemos perceber o quanto a jornada do setor de seguros continuará sendo marcada pela inovação. Nesse cenário, dados e automação serão os principais motores para a inovação, que será impulsionada por algumas frentes, como a digitalização dos processos de ponta a ponta, desde a cotação até a resolução de sinistros; as novas expectativas dos clientes, que demandam rápidas respostas, personalização e autonomia; e eficiência e sustentabilidade, que exigem a adoção de tecnologias que otimizam a operação, reduzindo o impacto ambiental”.
O grupo segurador seguirá focado na questão da eficiência, que vem sendo alcançada com diversas melhorias de processo e de operações, bem como na adoção de uma efetiva gestão das despesas em todas as linhas. “Essa disciplina tem nos permitido buscar eficiência sem perder tração em projetos e investimentos, tão essenciais para a sustentabilidade dos negócios e, em última instância, para o próximo ano do grupo”.
Conteúdo da edição número 68 da Revista Aconseg-SP