Tokio Marine cresce 10,6% em 2024 e repete lucro superior a R$ 1 bilhão

No ano em que completou 65 anos no Brasil, Seguradora manteve crescimento expressivo no País, corroborando sua solidez financeira

Daniel Dibe

Com uma estratégia de crescimento orgânico baseada em ampliação da cultura do seguro, valorização do Capital Humano e oferta dos melhores Produtos e Serviços para atender as demandas de Corretores, Assessorias, Clientes e Comunidade, a Tokio Marine registrou em 2024 um crescimento de 10,6% em Prêmios Emitidos em comparação ao ano anterior. E, assim como no ano passado, quando superou a marca histórica pela primeira vez, a Seguradora atingiu um Lucro Líquido de R$ 1, 4 bilhão.

O faturamento da Companhia atingiu a marca de R$ 13,4 bilhões, contra R$ 12,1 bilhões registrados em 2023. Deste volume, o montante de indenizações devolvidas à sociedade chegou a R$ 6,5 bilhões. Já o Índice Combinado ficou em 90,3%, refletindo o bom desempenho da Tokio Marine no período.

Para o Diretor Executivo de Finanças e Administração, Daniel Dibe, o resultado reflete a solidez financeira da Companhia. “Por ser uma Seguradora Multiprodutos, com opções de seguros voltados a diferentes perfis de Clientes, mantivemos o crescimento de dois dígitos mesmo em um ano desafiador para a indústria securitária no Brasil devido especialmente à ocorrência de fenômenos climáticos de grande impacto. Investimos em novos produtos, melhorias em coberturas e serviços pensados para a melhor experiência de nossos Parceiros de Negócios e Clientes, sempre na vanguarda no que diz respeito à inovação e tecnologia”, afirma o executivo.

No mercado de Seguros de Automóveis, a Tokio Marine mostrou-se mais uma vez resiliente e atingiu o importante marco de 3 milhões de veículos segurados, o que a consolidou como a terceira maior Seguradora do segmento no País – de janeiro a dezembro, a Companhia registrou crescimento de 9,2% no segmento e um market share de cerca de 14%. Outro destaque da Diretoria de Produtos Massificados foi o Seguro Fiança Locatícia, cujo desempenho 52,1% superior ao de 2023 levou a Tokio Marine a terceira posição no ranking, com uma participação de mercado de aproximadamente 14%.

Na Carteira de Pessoas, o Seguro Viagem registrou um crescimento expressivo de 92,4%, enquanto o Seguro de Vida Individual cresceu 15,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, o crescimento da Companhia foi de 19,8% no segmento Individual. Já na carteira de Pessoas Coletivo, o crescimento em Prêmios Emitidos foi de 10,4%, com destaque para o Vida em Grupo, que evoluiu 13,9%.

Entre os Produtos Pessoa Jurídica, o Seguro Garantia teve destaque com um crescimento de 58,4% (considerando Garantia Setor Público + Garantia Setor Privado), em um ano em que a Companhia anunciou um plano de expansão com a meta de, em três anos, figurar entre os três principais players do segmento. Além disso, a Tokio Marine registrou bons desempenhos no Seguro Riscos Cibernéticos, E&O, D&O, Riscos de Engenharia e Riscos Nomeados e Operacionais. Na carteira de Transportes, mesmo diante da alta competitividade no mercado, a Companhia encerrou o ano com um crescimento de 7,2%.

Mudanças Climáticas – Em um ano marcado pela ocorrência de fenômenos climáticos severos no País, em especial no estado do Rio Grande do Sul, atingido por fortes enchentes no mês de maio, a Tokio Marine priorizou seu compromisso com a Comunidade na qual está inserida, tendo dedicado forte apoio institucional às vítimas, Colaboradores, Corretores, Assessorias e Clientes.

A Seguradora adotou uma série de medidas emergenciais para auxiliar seus públicos, como manter contato ativo para abertura de sinistros no caso de acionamento de assistências e agilizar a análise e o pagamento de indenizações, além de realizar doações de alimentos e materiais de limpeza e higiene, a fim de minorar o sofrimento das populações afetadas.

“Para 2025, nossos planos são continuar trabalhando diariamente em prol do fortalecimento da cultura do seguro no Brasil com o objetivo de deixar claro a necessidade de proteger aquilo que realmente importa, especialmente diante das mudanças climáticas. Nossa estratégia de negócios está ancorada no plano Tokio Transforma, cujos objetivos são excelência em serviços; crescimento sustentável; produtividade e eficiência; inovação e tecnologia; trabalho em equipe e ESG”, finaliza Daniel Dibe.

Atualmente, a Tokio Marine atende a cerca de 43 mil Corretores e Assessorias em todo o País e conta com mais de 2,4 mil Colaboradores.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas