Para inspirá-los, foi apresentado o Liberty Trends, Relatório de Tendências da Liberty Seguros
Karin Fuchs
Há tempos, a Liberty Seguros tem envolvido os corretores em seu processo de inovação. “Nós temos construído muitas inovações nesse mercado, que tem agregado valor e nos ajudado a crescermos mais”, disse a CEO, Patricia Chacon. A novidade é que as três melhores ideias serão premiadas e a que ficar em 1º lugar será acelerada em 2022, no programa interno da companhia, chamado “Cresça a Minha Ideia”.
Nos próximos dias, os corretores ativos receberão um e-mail explicativo sobre como se cadastrarem e participarem. O processo de seleção começa no dia 3 de maio e termina no dia 4 de junho. O anúncio foi feito durante o evento digital, “Liberty Cresça a Minha Ideia & Liberty Trends”, no dia 29 de abril.
Marcos Machini, vice-presidente comercial da Liberty Seguros, explicou que um grupo de trabalho formado pela companhia selecionará as quinze melhores ideias e os seus autores passarão por um processo chamado de Jornada da Ideia Inovadora. “Eles serão orientados para enriquecê-las, com base em dados e com a avaliação de potencial, por uma equipe da companhia, que irá apoiá-los para preparem melhor as suas ideias”.
Depois disso, um comitê avaliador escolherá as três melhores. O corretor que ganhar em primeiro lugar receberá não apenas um prêmio de R$ 10 mil, como também uma consultoria como uma retribuição. O segundo lugar receberá R$ 7 mil e o terceiro, R$ 4 mil. Influenciador de inovação, Andrea Iorio, que também faz parte do comitê de avaliação, explicou que inovação não é propriamente inventar algo novo, mas sim, ser viável.
“O que precisamos é que a solução seja desejada pelo público, tem que ter demanda. O segundo ponto é dar implementabilidade para a ideia, o grande valor agregado nasce da capacidade de tirar a ideia do papel, através de um processo de execução, de gestão de projetos e tolerância e erros. E o terceiro pilar para que seja inovadora é a ideia ser viável financeiramente”.
O tema do desafio é responder à pergunta: como uma seguradora pode ser mais digital e ajudar os corretores a oferecerem uma melhor experiência para o cliente? “Vocês têm a oportunidade de criar uma solução inovadora, um desafio que ajude a melhorar a sua experiência com a Liberty Seguros e com o cliente”, afirmou Iorio.
Inspiração
Como ponto de partida para inspirar os corretores, Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting, apresentou o Liberty Trends, Relatório de Tendências da Liberty Seguros, elaborado por ele em conjunto com a equipe da companhia. “O grande objetivo é conseguir inspirar as ideias, os insights, que nos permitam como gestores, líderes e liderados, como pares e partes de um mesmo ecossistema de negócios trazer novas ideias. Por isso, elas serão embasadas nas tendências”.
Tendências que incluem as macro, “que são as transformações ambiental, tecnológica, social, político e até de certa forma, acontecimentos que já são realidade, mas que tendem a ganhar solidez nos próximos dez ou mais anos que veem pela frente”, pontuou. Tendências comportamentais, “uma mega tendência é o envelhecimento, que traz para o comportamento do consumidor uma maior preocupação com a saúde, com a alimentação e como envelhecer com qualidade”. Além das tendências de negócios, que irão conduzir a gestão.
Pontuando, Rasquilha falou sobre a digitalização que mudou a forma como o consumidor se relaciona. “A cultura agora é do “aqui e agora”. Todos nós do mercado segurador teremos que trabalhar de forma mais ágil”. Ao mesmo tempo em que se preza pela privacidade. “É importantíssimo saber onde estão as fronteiras de invasão de privacidade ou de proteção da individualidade do nosso parceiro, nosso colaborador e do nosso cliente”, alertou.
Também comentou sobre o impulso da economia da experiência. “As experiências aumentam o valor percebido dos produtos, a diferenciação das marcas está, muito em cima da experiência”. E dos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, que geram novas oportunidades de produtos.