Janeiro passou da metade há pouco e os planos de saúde de autogestão já registram uma alta considerável nos pedidos de autorização para a realização de exames para Covid-19. Segundo levantamento da UNIDAS — União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde — nas duas primeiras semanas do ano, o aumento no volume de testes realizados foi de 39,1%.
“Os números mostram o quanto o momento é delicado. Vivemos um crescimento exponencial na contaminação pela doença e, consequentemente, uma demanda por exames para a qual ninguém estava preparado. E isso não somente no Brasil, mas mundialmente. Por isso, precisamos nos preparar para um cenário de escassez. Teremos que priorizar a testagem para pacientes que realmente precisam”, afirma Anderson Mendes, presidente da UNIDAS.”
Uma das filiadas à entidade registrou que os pedidos feitos apenas na primeira quinzena deste ano, já ultrapassam mais de 66% do volume total em todo o mês de janeiro em 2021.
“Estamos atuando junto à ANS (Agência Nacional da Saúde Suplementar) para termos a definição de critérios que priorizem a testagem de pacientes graves”, finaliza Mendes.