Seguradora conta com mais de 200 pontos espalhados em todo o Brasil para descarte de aparelhos. Iniciativa está aberta ao público geral e é parte de um projeto global de sustentabilidade da companhia que, cada vez mais, engloba seus produtos e serviços
Já imaginou mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos descartadas no meio ambiente sem qualquer tratamento? Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, essa foi a quantidade de lixo eletrônico gerada no Brasil em 2019, da qual apenas 3% foi reciclada. Presente no nosso dia a dia, o celular é um dos itens que mais ajudam a engrossar essa estatística.
Cada vez mais preocupada e imbuída com a questão, a Zurich, uma das maiores seguradoras do mundo e que tem um compromisso com o planeta, dispõe de um serviço para descarte responsável desses aparelhos sem paralelo no mercado segurador, que se iniciou em 2021. Além disso, os resíduos de reparo das Assistências Técnicas de celulares e informática, parceiras da Zurich, são coletados, tratados e reciclados. Durante o mesmo ano, foram reciclados mais de 1.200 kg (1,2 ton) de resíduos.
Jason Sampaio, Superintendente de Sinistros da Zurich no Brasil, conta que há no país 242 urnas para descarte de celulares, que também recebem tablets, notebooks e periféricos. “Elas ficam nas assistências técnicas, nos parceiros e nos escritórios da Zurich, o que garante capilaridade suficiente para atender aos clientes de todo o país [pontos azuis no mapa ao lado], já que estão estrategicamente dispostas de acordo com as cidades em que os segurados estão. Mas vale ressaltar que qualquer pessoa pode descartar seus aparelhos em uma das nossas urnas, mesmo que não sejam clientes da seguradora”, revela.
Até por isso, a expansão da capilaridade das urnas está nos planos da companhia para 2022. Atualmente, a urna mais próxima de cada pessoa pode ser encontrada no site da Zurich, na ferramenta de localização de prestadores de serviços parceiros. A página, inclusive, passou por atualizações recentes: ela foi simplificada, teve a identidade repaginada e mostra, com detalhes, além dos pontos de descarte ecológico – opção que deve ser selecionada para o descarte de eletrônicos nas urnas – os endereços das assistências técnicas e oficinas para aqueles que possuem seguros junto à Zurich.
O executivo explica ainda que, se acontecer de não haver uma urna próxima a um cliente da seguradora, basta que ele entre em contato com a Central de Atendimento da Zurich. O operador fornecerá um código para que o segurado leve o item a ser descartado numa agência dos Correios de sua escolha. Este item será recebido por um centro de tratamento de resíduos que fará a decomposição do item, separará os materiais e reciclará a matéria prima resultante dos produtos descartados.
A logística do serviço
A iniciativa da Zurich é possível porque a companhia mantém parceria com a GM&C, empresa especializada em tratamento e reciclagem de Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrônico (REEEs) que fica sediada no município paulista de São José dos Campos. A GM&C é a responsável pela retirada periódica dos resíduos depositados nas urnas, tratamento dos resíduos e reciclagem.
“Os itens são decompostos e voltam para as respectivas indústrias, ou seja, de plásticos, metais, vidros e borracha. Tanto A GM&C quanto seus respectivos parceiros são certificados, o que significa que dão a correta tratativa aos resíduos”, explica Jason Sampaio.
Outras iniciativas sustentáveis
De acordo com Jason, essa é uma das 10 ações sustentáveis dos processos de sinistros da Zurich. Para ilustrar, a empresa vem tornando digital os processos de vistoria ou de diagnóstico remoto, por meio do qual o cliente faz uma chamada de vídeo para um call center técnico. Da mesma forma, a empresa reduziu o envio físico de documentos, o que acaba por diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.
Outra iniciativa, explica Jason, é a que diz respeito ao processo de indenização, que envolve recursos de Inteligência Artificial (IA). “Quando os clientes utilizam os canais digitais disponíveis, o procedimento de indenização pode ser concluído em minutos, gerando um voucher ou um código para troca do produto na loja. Hoje, 49% dos processos dos sinistros de roubo e furto de celular seguem esse fluxo automatizado. Tais processos permitem que seja feito o envio do documento de forma digital”, comenta o executivo.
Iniciativas como estas têm diferenciado a Zurich no mercado, já que há anos a empresa vem investindo em ações de responsabilidade ambiental e social em nível global, por estar engajada em causas que contribuem para um mundo melhor para todos. No Brasil, a empresa vem adequando seus produtos a esse propósito e oferecendo a seus clientes uma série de serviços voltados à sustentabilidade.