Em oito anos de história, a Allcare apresenta crescimento constante, resultado de investimentos em atendimento e inovação
Thais Ruco
A partir da união de duas empresas de planos saúde – PrevQuali e Unifocus – com um dos maiores grupos de investimentos na área de saúde do Brasil, nasceu, em novembro de 2014, a Allcare Administradora de Benefícios. Três anos e meio depois da sua fundação, em março de 2018, Farias Sousa assumiu a presidência, iniciando uma nova fase da empresa, com uma estratégia de crescimento sustentada que a posiciona entre as maiores administradoras de benefícios do País.
Com pouco mais de 80 mil clientes, em março de 2018, a Allcare inaugurou sua nova sede em São Paulo. Com investimentos focados em infraestrutura e tecnologia, a empresa ampliou sua equipe com a contratação de profissionais e gestores, estabelecendo uma nova estrutura organizacional. Foi um período para estabelecer os alicerces necessários para suportar o crescimento que viria pela frente.
Já no início de 2019, os planos de expansão foram colocados em prática e a empresa viu sua carteira de clientes ampliar significativamente. A Allcare terminou o ano ultrapassando a marca das 100 mil vidas.
Nos primeiros meses de 2020, a pandemia do novo coronavírus desencadeou uma onda de incertezas, entrando para a agenda prioritária de governos e empresas, que começaram a olhar para a questão como um desafio a ser vencido.
A Allcare entendeu rapidamente a necessidade de promover a transição de suas operações, do sistema presencial para o sistema remoto, colocando os seus colaboradores em segurança e mantendo o atendimento de qualidade oferecido a toda a sua base de beneficiários de planos de saúde, que, naquele momento, precisariam mais do que nunca de respostas ágeis para suas questões.
“Durante o ano de 2020 observamos a quebra de vários paradigmas, como a adoção da telemedicina, só para ficar em um exemplo”, afirma Farias Sousa. “Se antes havia uma resistência à implantação do serviço de consultas on-line, hoje ele já é mais do que uma realidade. Todos consideram fundamental para agilizar o atendimento de saúde”.
Em sua visão, também é certo que o brasileiro passou a se preocupar muito mais com os cuidados com a saúde e a buscar na rede privada uma alternativa ao sistema público. “Coube a nós, como gestora de saúde, trabalhar junto às operadoras e aos corretores para encontrar formas de facilitar o acesso da população à saúde de qualidade. Para isso, o maior desafio foi entender essa nova realidade e desenvolver produtos com foco nas novas demandas que fossem, ao mesmo tempo, adequados ao poder aquisitivo do brasileiro, que passou por sucessivos achatamentos”.
A empresa então estabeleceu novas parcerias com operadoras como a Hapvida, Unimed Uberlândia (MG), Unimed Campina Grande (PB), Unimed Guarulhos, Klini e Integral Saúde (RJ). Também ampliou o portfólio nas operadoras parceiras e lançou um produto inédito no Distrito Federal, o S1 Estilo, um plano regional, que tem como foco os cuidados preventivos com a saúde, numa parceria exclusiva com a plataforma de bem-estar Gympass.
Em sua primeira participação na pesquisa Great Place to Work, a Allcare conquistou o selo GPTW, certificação que reconhece as boas práticas de gestão de pessoas, posicionando-se entre as melhores empresas para se trabalhar no País. “Nossa equipe de mais de 450 pessoas, distribuídas em 16 estados, participou maciçamente da pesquisa, o que, para nós, foi uma grande conquista, pois mostrou que, mesmo à distância, estávamos unidos em torno de um único propósito, que é cuidar das pessoas”, afirma o presidente da Allcare.
Em 2020, a Allcare venceu o Prêmio SMART Costumer na categoria Inovação no Relacionamento com Clientes, com o case “Um compromisso infinito com a vida”, sobre a estratégia desencadeada no início da pandemia no Brasil, quando teve que tomar a decisão de colocar toda a sua equipe em trabalho home office.
O case também foi reconhecido no Prêmio ABT, a maior premiação em Relacionamento com o Cliente do Brasil com outro case vencedor: “Estilo Allcare de encantar o cliente”.
“Esses cases refletem exatamente o que fazemos na Allcare: cuidar cada vez mais e melhor das pessoas. Esse é o nosso dia a dia e estamos muito orgulhosos de compartilhar com nossos colaboradores o reconhecimento do mercado aos nossos esforços”, comenta Alessandra Casaro Cardoso, diretora de Operações e Clientes da AllCare.
O resultado do ano comprovou que, apesar das dificuldades, a empresa seguiu com os planos de crescimento. Terminou 2020 com um crescimento de 49% em relação a 2019, ultrapassando a marca de 150 mil clientes.
Além do crescimento, foram muitos os aprendizados durante o primeiro ano da pandemia. “O maior deles foi perceber que o nosso negócio depende muito das pessoas. Voltamos nossos esforços para garantir o máximo de segurança para todos os principais grupos que formam nossa cadeia de valor: clientes (beneficiários dos planos de saúde), colaboradores e nossos parceiros corretores”, afirma Sousa.
Em outubro de 2021, a Allcare conquistou o selo GPTW pelo segundo ano consecutivo. No mês seguinte, apresentou o seu novo posicionamento estratégico como Gestora de Saúde, resultante de um extenso estudo de imagem e marca. A mudança no posicionamento estratégico motivou também a criação de uma nova identidade visual, que a Allcare está apresentando ao mercado. “Precisávamos atualizar nossa identidade visual, para refletir melhor a evolução da própria empresa, nosso propósito e o novo slogan da companhia: ‘Porque a vida fica melhor quando a gente cuida da saúde’”, aponta Farias.
Os beneficiários de planos de saúde contratados com a Allcare passaram a contar com consultas de telemedicina com médico da família e clínicos gerais, além de orientação, prevenção e acompanhamento com programas de qualidade de vida e bem-estar feitos por uma equipe de especialistas em saúde da Allcare, como enfermeiros, nutricionistas, médicos e psicólogos, sempre em parceria com as operadoras de saúde. Também passaram a contar com descontos em medicamentos e aplicação de vacinas em laboratórios parceiros da Allcare. “Partimos do pressuposto de que o conceito de cuidados com a saúde é amplo e envolve várias etapas. A partir daí, desenvolvemos serviços que contemplam três pilares que consideramos fundamentais, que são a prevenção, a orientação e o acompanhamento”, detalha o presidente.
Em fevereiro de 2022 a Allcare Gestora de Saúde anunciou mais um serviço exclusivo para seus clientes. Todos os atuais e novos clientes da gestora, em qualquer lugar do País, passaram a ter acesso gratuito a aulas on-line de ginástica coletiva e dança, em uma página criada especialmente para esse fim.
A superintendente de Gestão de Saúde da Allcare, Elisiane Aresi, explica que o principal objetivo do novo serviço é convidar os clientes a pensarem mais em sua qualidade de vida, introduzindo hábitos saudáveis em suas rotinas.
Em sequência ao seu posicionamento como Gestora de Saúde, a Allcare lançou em abril de 2022 a Solutions, uma BPO que tem como foco a prestação de serviços para empresas do segmento de saúde na gestão de todo o processo operacional. Com atuação nacional, a Solutions possui soluções completas que podem garantir o melhor da tecnologia, processos e especialistas para que os clientes possam direcionar mais esforços para seu negócio. A oferta está estruturada em quatro áreas de gestão: Operacional, Financeira, de Negócios e de Saúde.
Em maio, a Allcare Gestora de Saúde firmou parceria estratégica para a administração da carteira de clientes da Nunes & Grossi, no segmento de planos coletivos por adesão. Com a aquisição da carteira de clientes da N&G, a Allcare fortalece sua atuação na Baixada Santista e amplia o seu leque de produtos. Para Farias Sousa, “este é um passo muito importante para a estratégia de crescimento da Allcare em nível nacional, o que nos deixa muito empolgados com esta parceria”.
Conteúdo da edição 243 (junho) da Revista Cobertura