CEO da Zurich destaca preocupação com mudanças climáticas e a importância das ações ESG

Consumidores das novas gerações seguirão valorizando questões sustentáveis e corretores precisam estar atentos, conforme Edson Franco

Carol Rodrigues

O movimento de expansão e intensificação do relacionamento com corretores tem levado a Zurich a crescer 70,5% em prêmio emitido no canal corretor em todo o País até julho de 2022. O resultado é fruto de várias ações da companhia, segundo o CEO Edson Franco, conforme entrevista para a edição de agosto da Revista Cobertura.

“Estamos atentos às oportunidades e trabalhando diariamente junto aos nossos principais parceiros de negócios, que são os corretores. Queremos estimulá-los a diversificar seu portfólio e prover a proteção completa que os clientes precisam, em regiões consideradas estratégicas para a seguradora”

Ele falou sobre os desafios do mercado, que variam a curto prazo e para o longo prazo. “No curto prazo a lenta recuperação econômica, a alta da inflação e o desarranjo da cadeia de suprimentos global traz um desafio de atividade comercial e de custos de sinistros e de operação”.

Já no longo prazo, a gestão de riscos, inerente ao negócio, terá que evoluir na mesma medida em que as macrotendências globais estão amadurecendo. “O aquecimento global vai aumentar e deslocar geograficamente riscos de inundações, incêndios e catástrofes naturais. A evolução tecnológica, tanto da infraestrutura (5G) quanto da maior utilização da Web3 com adoção das tecnologias de blockchain, pode alterar significativamente o ambiente de negócios”, exemplifica.

Por isso, ele ressalta a necessidade de antecipar esses movimentos e estar preparados para fazer negócios considerando a coexistência de diferentes perfis de clientes e parceiros.

“Sobretudo para os consumidores pertencentes às novas gerações, outra tendência é que seguirão valorizando as questões sustentáveis, que visam ao bem-estar do planeta. O corretor deve estar atento às opções disponíveis no mercado nesse sentido”.

Ações dentro da agenda ESG

Nesse sentido, a companhia tem gerado ações dentro da agenda ESG, considerada prioridade diante dos riscos das mudanças climáticas aos quais todos estão expostos como sociedade atualmente. “Por isso, os pilares ESG integram toda estratégia de produtos, serviços, investimentos e relacionamento da Zurich com seus públicos”, pontua o CEO.

Alguns exemplos de iniciativas:

    • Investimentos: no Brasil, diminuição em 70% a pegada de carbono da carteira de investimentos nos últimos dois anos, e cerca de R$ 62 milhões investidos em Green Bonds.
    • Selo Verde: certificação para oficinas de reparo automotivo que adotam práticas sustentáveis lançada em 2021. São 90 oficinas referenciadas certificadas até o momento, e mais 100 em processo de certificação.
    • Descarte responsável de celulares e itens de informática: 242 urnas espalhadas pelo Brasil, disponíveis para clientes e não clientes. Em 2021, cerca de 1,2 toneladas de resíduos coletadas.
    • Coleta ecológica no seguro residencial – Cerca de 22 toneladas coletadas em 2021, entre móveis, geladeiras, TVs, entre outros. Produto também conta com serviço de consultoria ambiental.
    • Novos produtos: Seguro para carros elétricos e híbridos (Zurich foi pioneira em 2019) e seguro para instalação, montagem e operação de painéis fotovoltaicos (lançado em 2021).

Segundo ele, o Grupo Zurich tem a aspiração de ser líder em investimento responsável no mercado global de seguros, e possui uma forte governança neste sentido. “Por isso, temos diversos compromissos globais e locais com a sustentabilidade”.

Dentre eles estão a ambição empresarial para 1,5°C; a companhia é signatária do Net-Zero Asset Owner Alliance (ONU) com o compromisso de zerar nossas emissões de carbono até 2030, e é signatária do Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), com o compromisso de fazer a transição de nossas carteiras para o carbono zero.

“Seguimos com os olhos no presente e no futuro, com foco no cliente, para que possamos prestar nosso importante papel social de ajudar as pessoas a se planejarem e a se protegerem, bem como sua família, negócios e patrimônio, nos diferentes momentos de sua vida”.

Ampliação da proteção do consumidor

Edson Franco assumiu no início desde ano a presidência da FenaPrevi com a missão de continuar trabalhando para o desenvolvimento do mercado de seguros de pessoas e de planos de caráter previdenciário com ações que permitam às seguradoras aprimorarem ainda mais seus produtos, visando a satisfação e ampliação da proteção do consumidor.

Também consta na agenda ampliar a conscientização das pessoas em relação à necessidade dos seguros de pessoas como instrumentos de proteção à renda e dos planos de previdência privada como produtos de acumulação de recursos, assim como reforçar entre elas todos os esforços que o mercado tem feito para se atualizar e oferecer soluções que atendam às necessidades de cada perfil de consumidor.

Leia mais na edição de agosto da Revista Cobertura.

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