Lançamento da linha regionalizada Bem-Estar mostra investimentos da Unimed Nacional em inovação com o amparo da tecnologia
Carol Rodrigues
Em abril de 2021, a atual gestão da Unimed Nacional assumiu a liderança da cooperativa e iniciou um amplo estudo para analisar as necessidades de cada carteira. Entre as iniciativas desenvolvidas está a “Te Ouvir Importa”, uma ação de escuta ativa com corretores regionais para compreender as necessidades dos clientes.
“O corretor nos apresenta um olhar do cliente sobre o que está bom e o que precisa ser melhorado, bem como nos mostra sua visão sobre o que é valor na jornada do cliente. Esse contato mais próximo com os corretores nos deu as ferramentas necessárias para desenvolver a nova linha de produtos Bem-Estar, que tem a proposta de atender clientes PME a partir de duas vidas nas regiões em que a Unimed Nacional atua localmente”, diz Dante Lopes, gerente de Inovação da Unimed Nacional.
A linha Bem-Estar atende as regiões em que a Unimed Nacional atua localmente. São elas: São Paulo, ABC Paulista, Brasília, Salvador e São Luís. Na capital paulista e em Brasília os produtos já foram lançados no primeiro semestre. Para o segundo semestre, estão previstos os lançamentos no ABC, Salvador e em São Luís.
Plano de digitalização
Junto às inovações, a Unimed tem trabalhado em um plano de digitalização com foco na criação de valor para clientes, sócios e processos internos. O planejamento estratégico atual, cujo horizonte é de dez anos (2022-2032), foi elaborado considerando a inovação e o desenvolvimento de novos negócios, soluções, tecnologias, serviços e plataformas como dois dos principais direcionadores.
Alguns exemplos, segundo Humberto Shida, superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed Nacional, é a digitalização do processo de atendimento aos beneficiários; a implementação e ampliação contínua de robotização de processos (RPA) e inteligência artificial; o novo portal de comercialização e também de comissionamento para os corretores; telemedicina e roadmap de segurança cibernética para esta nova arquitetura com foco na transformação digital ágil.
“Hoje, 67% dos nossos atendimentos são efetuados via canais digitais (temos a atendente virtual Carol e a robotização dos canais de mensagens instantâneas)”, informa.
A Unimed Nacional aposta no uso da tecnologia alinhada à humanização. “Todas as soluções têm foco na experiência do usuário. Trabalhamos muito forte também no processo de democratizar dados e em empoderar os usuários para parametrizações de alguns processos”, diz Shida.
Contudo, a cooperativa tem trabalhado forte na atuação com ciência de dados, avalia e testa modelos preditivos e tecnologias fundamentadas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina.
“Nosso roadmap é audacioso e tem como objetivo promover uma profunda transformação no mercado de saúde, sempre centrada em nossos clientes, beneficiários, parceiros e sócios, e na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida”, definem os executivos.
Conteúdo da edição de agosto (245) da Revista Cobertura