Copasul e o atendimento multicanal e humanizado ao corretor

Copasul Assessoria comemora 20 anos e exalta avanços tecnológicos que permitem ao corretor ampliar o seu raio de prospecção de clientes com o apoio da assessoria

Carol Rodrigues

De São Paulo, hoje o corretor de seguros atende um cliente onde ele estiver, em qualquer canto do Brasil. Da mesma forma, um corretor especialista em seguro de Automóvel atende a necessidade de seu cliente na cobertura do Saúde ou no Vida.

O primeiro ponto é possível devido ao avanço da tecnologia, que não permite fronteiras na venda do corretor de seguros e, o segundo, é decorrente da atuação das assessorias em seguros. Esses dois componentes juntos representam a força motriz da Copasul Assessoria.

Com o objetivo de facilitar o trabalho do corretor por meio de um atendimento personalizado e atender uma necessidade da SulAmérica na região, os sócios Fátima e Marcos Colantonio criaram a Copasul.

Colantonio atuava com o seguro Saúde na SulAmérica, em um período que havia uma demanda grande para atender os corretores, enquanto Fátima atuava em sua corretora de seguros, a Copa.

Beatriz Titton, gerente comercial da Filial Assessorias da SulAmérica, é uma das personagens da história da Copasul Assessoria. “No final de 2001 assumi a gerência comercial da SulAmérica no Tatuapé e fui visitar a Copa Corretora. Na segunda visita que fiz a eles no início de 2002, conversamos sobre a possibilidade de eles mudarem de lado, pois eu via ali um grande potencial. Propus a eles tentarmos uma concessão junto à diretoria, e eles toparam. Dali tivemos uma concordância verbal e, em poucos meses, o Marcos e a Fátima já tinham conseguido mais de 200 solicitações de corretores para trabalhar com eles”.

Assim, em 15 de setembro de 2002, nascia a Copasul Assessoria como assessoria exclusiva da SulAmérica Seguros.

“Na Copasul, sempre houve o equilíbrio entre o Automóvel e o Saúde. Sempre trabalhamos todos os ramos de maneira igualitária”, diz Colantonio sobre o equilíbrio que continua até hoje.

Em 2009, a Copasul deixou de ser uma assessoria exclusiva da SulAmérica, mesmo ano em que adquiriu a sede própria para melhor atender o corretor de seguros. O espaço comporta treinamentos, reuniões com parceiros e, inclusive, é um local para os corretores receberem seus clientes.

Apoio ao corretor

“O corretor de RE sente ainda a necessidade de um acompanhamento de alguém que o ajude a captar o cliente no Saúde. Estamos aqui para ajudá-lo. Primeiro para identificar na carteira dele o potencial cliente e depois ajudá-lo no fechamento. Os profissionais especializados da Copasul são qualificados para ajudar no fechamento da venda, visitar o cliente com o corretor de seguros até o fechamento final”.

Entender cada necessidade do corretor, aplicar a melhor estratégia para ele, aliada às soluções da seguradoras com a experiência da assessoria em cada ramo, é o segredo da Copasul para atender os seus parceiros. “Um papel fundamental da assessoria é apresentar os produtos das seguradoras aos corretores de seguros para que eles possam fazer as vendas aos seus clientes. Trabalhamos com 13 companhias Allianz, Amil, Bradesco, GNDI, HDI, Ituran, Kipp Saúde, Liberty, MAG, Sompo, Suhai, SulAmérica e Tokio Marine. Por isso, sempre vamos ter um produto capaz de se encaixar às necessidades do cliente do corretor”.

Segundo Eduardo Carvalho, gerente da Copasul, em marketing  digital, o principal é entregar a informação o mais rápido e concisa para o corretor. “Um dos sistemas que utilizamos é um que consigo disparar uma informação para ele e acompanhar se ele viu e se chamei a atenção dele. Se não chamei, crio um novo disparo com um novo título e uma nova maneira de atingi-lo. Os disparos aos parceiros são pensados e programados cuidadosamente. Tudo é estrategicamente pensado para facilitar o trabalho do corretor”, explica.

Hoje, a carteira da assessoria é composta por 50% de Saúde e Odonto, 35%  de Auto, 10% de Ramos Elementares e de 5% de Vida Individual e Vida Pessoa Jurídica.

Multicanalidade no atendimento

Colantonio conta que a assessoria reunia entre 30 e 40 corretores em seus treinamentos mas, quando começou a pandemia, o primeiro treinamento virtual contou com mais de 120 pessoas.

Vale ressaltar que a assessoria já vinha investindo em tecnologia antes de 2020, inclusive estimulada pelas ações do Comitê de Marketing e Tecnologia da Aconseg-SP.

Hoje, conforme Carvalho, a Copasul possui um sistema de telefonia na nuvem – hospedado em servidores da Amazon – que é o mesmo sistema usado por grandes bancos e empresas.

O gerente da Copasul, que está na assessoria há cerca de 18 anos, lembra que antes a comunicação era manual. “Enviávamos fax aos corretores dos informativos das seguradoras. Hoje damos a opção ao corretor para ele escolher como quer ser atendido”.

Todas as ferramentas são pensadas para um contato mais próximo ao corretor. “O  nosso canal de atendimento hoje é multi – e-mail, telefone, chat, WhatsApp, além das próprias redes sociais”, comenta o gerente, ao lembrar que, atualmente, o WhatsApp concentra a maior parte dos atendimentos aos corretores.

Para os próximos anos, os parceiros corretores e as seguradoras podem esperar mais uma série de inovações e expansão. Fátima e Colantonio já preparam a linha de sucessão da assessoria. Os filhos Marcos, Juliana e Gabriel já fazem parte da nova geração de colaboradores da Copasul.

Atuação importante na Aconseg-SP

Marcos Colantonio também integrou o rol de presidentes da Aconseg-SP em duas gestões consecutivas  (2015-2017/2017-2019). Sob seu comando a entidade deu início às ações que impulsionaram e contribuíram para a elevação do trabalho das assessorias.

“Fizemos um trabalho com as assessorias da Aconseg-SP para mostrar para o mercado que elas não eram assessorias só do produto Automóvel, mas sim assessorias que trabalham todos os ramos de seguros. Escolhemos o Vida como produto foco para ser desenvolvido por todas as assessorias. Desde 2015 trabalhamos fortemente o Vida junto aos corretores”.

Foi na gestão de Colantonio que surgiu o primeiro Encontro de Tecnologia e Marketing da Aconseg-SP e também o Relatório Econômico-Financeiro da Aconseg-SP.

Para ele assumir a Aconseg-SP, Fátima ficou à frente da operação da assessoria ao lado de Eduardo Carvalho. “Passei a me dividir entre o atendimento presencial e as atividades internas. Foi um período muito gratificante”, recorda a sócia.

Equipe qualificada, estrutura e seriedade são decisivos na escolha dos corretores

Silmara Donadon, sócia da Donadon Corretora de Seguros, lembra que começou a trabalhar desde o início com a Copasul. “Conheci o Marcos na SulAmérica e, quando ele montou a assessoria, não pensei duas vezes pelo profissional que ele sempre foi. Até porque a Donadon na época tinha um ano de constituição e eu precisava de pessoas sérias para me ajudar, e assim continuamos. Todos na Copasul, sem exceção, são extremamente profissionais e amigos e estão sempre dispostos a nos ajudar”, comenta.

A parceria de Andrea Torres Coronin, proprietária da Quiron Administradora e Corretora de Seguros, com a Copasul também é de longa data. “A minha gestora da SulAmérica apresentou a Copasul quando houve a reestruturação da companhia. Na época, eram poucos corretores atendidos diretamente na companhia. Ela disse: ‘vou procurar um pessoal bacana para te atender’”, lembra Andrea sobre a parceria que já dura 19 anos.

“Nosso acordo deu certo. Eles têm uma boa estrutura, pessoal qualificado, têm o diferencial de atendimento que o corretor precisa. O maior diferencial é a atenção em solucionar desafios que o corretor enfrenta diariamente. Hoje, o corretor tem uma sobrecarga muito grande nas costas e não pode se dar ao luxo de vender somente um produto. Neste aspecto, a Copasul tem o diferencial de sintetizar e auxiliar o corretor na busca do melhor produto a oferecer ao cliente”, acrescenta Andrea.

Conteúdo da edição de setembro (246) da Revista Cobertura.

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