Segmentação de corretores, novo portal de negócios, atendimento mais próximo e campanhas de conhecimento com bonificação são algumas novidades da seguradora que tem a intenção de aumentar ainda mais a base de corretores
Carol Rodrigues
Uma seguradora não sabe quando o cliente casou, se teve um filho ou até mesmo quando adquiriu uma nova casa. Quem tem essas informações e conhece o segurado é o corretor de seguros, mediador, broker, ou ainda, o primeiro cliente de uma companhia.
“O corretor é o primeiro elo a estar perto para entender a vida de cada um. Mais do que nunca, o corretor é importante, sobretudo no mercado brasileiro”, destaca Raphael Bauer, diretor Geral Comercial da MAPFRE. “A pandemia fez com que o corretor sem poder estar perto fisicamente, estivesse mais próximo do que nunca do segurado”, acrescenta.
Como prova do reconhecimento da importância dos profissionais e para comemorar o Dia do Corretor, celebrado em 12 de outubro, a MAPFRE preparou uma série de ações que transcorrem durante todo o mês e vão além. “O mês de outubro coincide, de forma gratificante para nós, com o lançamento de várias iniciativas que estavam sendo preparadas há alguns anos a partir de solicitações dos próprios corretores de seguros”, diz Bauer.
Plataforma MAPFRE Negócios
Uma delas é o Portal MAPFRE Negócios, plataforma voltada para os corretores que concentrou investimentos da companhia e é utilizada para os corretores fazerem os gerenciamentos dos clientes, além da interface com a companhia. Segundo Bauer, para disponibilizá-lo, a companhia ouviu as demandas dos corretores para que tivessem acesso às informações dos clientes, como saber o tipo de sinistro que aconteceu.
As ferramentas fazem parte de um processo de digitalização iniciado pela companhia há alguns anos. “A digitalização e as ferramentas são o meio, não o fim. O corretor está na ponta e no final desse processo como as âncoras de confiança do cliente na relação com a seguradora. É comum aparecer em pesquisas de marca, e a marca em evidência ser a do corretor, e não a da seguradora, de tão presente que ele está nas relações”, comenta Jonson Marques Souza, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE.
Conforme o executivo, a companhia facilitou a forma de o corretor se cadastrar. “Acabamos de estruturar uma forma de que o corretor pode se cadastrar na companhia sozinho. Estamos construindo ferramentas e acesso. Queremos que o corretor venha até nós e que possamos juntos fazer operações consistentes”, comenta.
Mais conhecimento, mais prêmios
A MAPFRE é referência em formação de profissionais. Com o mote do mês do corretor, a seguradora lançou a campanha “Mais conhecimento, mais prêmios”, uma ação de incentivo para contribuir com a formação dos corretores. “Entregamos vales no valor de R$ 300 até R$ 1,6 mil se eles terminam os cursos disponibilizados, visando incentivá-los a conhecer linhas de negócios que estão sendo demandadas, tais como Vida, Rural e até novas formas de assegurar dentro do Automóvel”, explica Bauer.
A bonificação é entregue ao corretor de acordo com os cursos realizados.
A Copa do Mundo também será mote de outra ação da MAPFRE. Denominada “Torceu, ganhou”, a campanha é uma forma de o corretor fidelizar o cliente. “Serão personalizados uma série de itens com o tema da Copa do Mundo e com a marca do corretor”.
Já a campanha Acelera, que promove experiências exclusivas em viagens internacionais, também tem retorno previsto, pois um “esquenta” deve ser lançado ainda neste ano.
Também em 2022, a companhia pretende realizar roadshows, ou seja, uma ação de comunicação presencial nas principais praças.
MAPFRE ON
Outra novidade é o MAPFRE ON, novo modelo de atendimento para os corretores, cuja estimativa é impactar 10 mil corretores de seguros. “Tínhamos nas sucursais um time importante de colaboradores com diversas tarefas administrativas, que também atendiam corretores. Isolamos essas atribuições administrativas transferindo parte delas para soluções tecnológicas e a um centro nacional operacional dedicado a essas ações. Atualmente, o corretor consegue ter diversos serviços, como reprogramação de parcelas e a segunda via da apólice pelo WhatsApp em alguns segundos”, explica Marques.
Além disso, toda equipe de atendentes foi promovida a assessores comerciais com foco exclusivo em fazer negócios com os corretores. “Nesse núcleo, eles trabalham com interações ativas dos corretores, mas de forma on-line. São 110 colaboradores dedicados com metas definidas e remuneração variada para que eles façam crescer os corretores que têm um volume menor de produção na companhia”, acrescenta. Para isso, foi feita uma segmentação da base de corretores em que a MAPFRE busca direcionar esforços e recursos de acordo com a característica do corretor.
Expansão com as assessorias
Atualmente, a MAPFRE possui uma base de 20 mil corretores em várias segmentações. “Temos o objetivo de aumentar de forma exponencial. Vamos fazer um movimento importante para atrair corretores para a companhia, seja com a nossa estrutura própria de comerciais ou através das assessorias, com as quais estamos construindo uma relação”, diz Jonson Marques.
Para auxiliar no processo de expansão, a companhia selecionou assessorias em seguros em todo o Brasil com o objetivo de trazer corretores que ainda não operam com a MAPFRE.
Após um trabalho intenso de modernização, fortalecimento da sua rede comercial e expansão de entendimento, a MAPFRE mostra o compromisso em estar próxima do maior volume de corretores. “Trabalhar com o corretor, para nós, é uma questão de vocação. As atitudes só são tomadas depois de ouvir os corretores e trazê-los para dentro de casa”, define Jonson Marques.
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