Com o aumento da expectativa de vida junto ao crescimento populacional, projeções mundiais indicam que o mercado global de cuidados com a morte ainda está em consolidação em todo o mundo, devendo crescer 11,4% nos próximos 4 anos, atingindo o patamar de US$ 78 bilhões em 2025. Diante deste cenário, a startup Amar Assist já dobrou de tamanho nos últimos dois anos e pretende fechar 2022 com faturamento superior a 20 milhões de reais.
“Essa expansão que estamos percebendo nos mostra um mercado saudável financeiramente e, ainda assim, com bastante espaço para crescimento, ainda mais com novos meios de pagamentos e canais. Por isso, nos concentramos em oferecer soluções tecnológicas e acessíveis, visto a atual situação socioeconômica do Brasil. Isso tem resultado em um crescimento orgânico da Amar Assist e me traz grande satisfação e motivação pessoal para continuarmos progredindo”, comenta Bruno Gallo, CEO e Founder da Amar Assist.
Dados do setor apontam que o mercado de insurtechs mostrou-se bastante atrativo para investimentos em todo o mundo, movimentando 10,2 bilhões de dólares em 2021 e somando mais de 1.200 deals, entre 2017 e 2021. Quando nos concentramos no cenário brasileiro, o crescimento do mercado de assistência funerária foi ainda mais expressivo, saltando de pouco mais de dez empresas no ramo em 2010 para mais de 100, em 2021. Com destaque para o período entre 2015 e 2020, em que 81 novas insurtechs surgiram no cenário nacional.
Esse aquecimento no mercado brasileiro se reflete também no valor dos investimentos em empresas do setor, que contabilizaram US$174 milhões aportados em 36 negócios entre 2017 e 2021, com foco principal no modelo de negócios B2C (business to consumer, soluções voltadas diretamente para o consumidor final). Contudo, apenas 5% da população possui esse tipo de assistência e produtos semelhantes contratados, o que representa uma grande lacuna de oportunidades para empresas desse nicho.
Outra particularidade do setor é o desconhecimento de grande parte das pessoas acerca dos valores dos produtos e serviços deste mercado, pois a maioria das pessoas organiza, em média, apenas de um a dois funerais durante toda sua vida, tendo portanto poucas informações e parâmetros na hora de buscar assistência funerária.
Com esse panorama, a insurtech Amar Assist surgiu com o propósito de oferecer segurança e proteção ao fornecer assistência funerária no país e já conta com mais de 120 mil vidas protegidas. “Apesar de ser um dos mercados mais tradicionais do mundo, o setor funerário está experimentando uma revolução sobre dados e fluência digital. Nesse sentido, queremos guiar essa transformação a partir de soluções inovadoras e acessíveis, com tecnologia, tratamento humanizado, gerando impacto social (financeiro e emocional) e muita expertise”, conta Gallo.
Recentemente, a startup divulgou que está se preparando para uma rodada de captação Série
A, que deve ocorrer entre o final deste ano e meados de 2023. A Amar Assist apresenta lucro há mais de três anos e quer ampliar seu portfólio de serviços em fase avançada de validação de soluções inéditas no Brasil e ainda contribuir para combater as percepções sobre a morte e os tabus culturais ao disseminar mais informações sobre os benefícios de se obter um plano funerário. Além de aumentar a disponibilidade e qualidade de tratamento paliativo no país para prover melhor qualidade de vida, a startup também oferece diversos benefícios e assistências às famílias conveniadas, a exemplo das novas linhas de Benefícios Sociais, como pensão por morte, revisional de aposentadoria, auxílio acidente, auxílio doença, auxílio inclusão, englobando ainda os pets (cães e gatos) para o acolhimento de todos os integrantes dos lares brasileiros.