Fabio Nogi, executivo da Unimed Odonto, aponta comportamentos e tendências do setor, que chegou ao maior patamar histórico em 2022, com mais de 30,9 milhões de beneficiários.
Dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) mostram que a adesão a planos exclusivamente odontológicos no Brasil chegou ao maior patamar histórico em 2022, atingindo 30,9 milhões de beneficiários até novembro do ano passado.
De acordo com pesquisa Vox Populi, realizada em 2021 por encomenda do IESS (Instituto de Estudos em Saúde Suplementar), em oito capitais brasileiras, os principais fatores apontados para a compra do produto entre os entrevistados foram: não depender da saúde pública (42%); segurança em caso de emergência ou se precisar de uma consulta odontológica (42%); segurança, conforto e tranquilidade em relação à saúde da família (37%); qualidade do atendimento (26%); e maior rapidez na realização de consultas (21%).
O mesmo levantamento revelou que 83% dos beneficiários de planos odontológicos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o benefício. “A partir dessas informações, podemos inferir que os principais motivadores na contratação deste serviço estão relacionados à maior facilidade de acesso e segurança pessoal e familiar, com a perspectiva de uma boa qualidade de atendimento”, comenta Fábio Nogi, superintendente de Odontologia da Unimed Odonto, operadora de planos odontológicos do Sistema Unimed sob gestão da Seguros Unimed.
O executivo ainda destaca que o crescimento destes planos no país foi consistente mesmo em períodos de crises econômicas e maior taxa de desemprego. Na Unimed Odonto, o crescimento na carteira de clientes, registrado entre janeiro e dezembro de 2022, foi de 28,5%, passando das 900 mil vidas. Isso por conta do valor mensal (tíquete médio) bem acessível frente às inúmeras vantagens e ampla cobertura que oferecem, mesmo nos produtos mais básicos. Para ele, os planos odontológicos possuem um importante papel de democratização do acesso aos tratamentos odontológicos para a população e geração de renda complementar para os dentistas credenciados.
“Vale ressaltar que, a despeito do Brasil ser o país com a maior quantidade de dentistas em todo o mundo (são mais de 383 mil profissionais segundo o CFO — Conselho Federal de Odontologia), há uma discrepância muito significativa em termos de acesso. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em 2020, 34 milhões de brasileiros adultos perderam 13 ou mais dentes e 39 milhões utilizam prótese dentária”, conta Nogi.
Tendências de mercado
Para Nogi, o setor seguirá investindo fortemente em tecnologia e digitalização de operações em 2023, contemplando não somente os processos operacionais, mas também de venda e distribuição de planos odontológicos.
Outras tendências são inovações por meio do uso de chatbots no atendimento de beneficiários e prestadores, a aplicação da Inteligência Artificial em auditoria e análise de tratamentos odontológicos, a ampliação do uso da teleorientação odontológica com a recente regulamentação da telessaúde, o uso da biometria facial e eliminação de papel, com a adoção de assinatura eletrônica, dentre outros avanços tecnológicos cada vez mais disponíveis em operadoras odontológicos de todos os portes.
“Na Unimed Odonto, a inovação constitui um de nossos pilares estratégicos. Mesmo em meio à pandemia, fomos capazes de firmar uma inédita parceria público-privada no setor de planos odontológicos, com a criação da Tina, plataforma de inteligência artificial para orientação odontológica, desenvolvida pela operadora de saúde odontológica do Sistema Unimed, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela empresa de tecnologia Infinity”, finaliza Nogi.
A companhia também firmou uma importante parceria em 2022 com a OdontoCompany, que deve elevar exponencialmente a participação da operadora de saúde odontológica do Sistema Unimed em grandes centros do Brasil. Hoje são ao todo 167 unidades cadastradas em 75 municípios do país. A parceria deve intensificar as vendas conjuntas com o Seguro Saúde Empresarial da Seguros Unimed e dos demais planos de saúde oferecidos pelas cooperativas Unimed, a medida que proporciona a capilaridade de atendimento similar à oferecida pela rede médica, e promovendo a saúde completa aos beneficiários que contratam a Unimed.