Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha Maio Amarelo tem o objetivo de evitar acidentes e mortes
De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 90% dos acidentes de trânsito acontecem por imperícia, imprudência e negligência. Soma-se a isso o fato de o Brasil ser o quarto país com maior número de acidentes de trânsito. Nesse cenário, a Santander Auto apoia a campanha Maio Amarelo que, este ano, tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, para conscientizar seus segurados da importância do respeito, da precaução e da responsabilidade no trânsito para preservar vidas.
A segurança viária depende de ações diárias de toda a população. Por exemplo, é fundamental o motorista respeitar o limite de velocidade de vias urbanas e rodovias, não utilizar o celular ao dirigir e não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. Além disso, motorista e passageiros devem sempre utilizar cinto de segurança. Os pedestres devem usar a faixa destinada a eles para atravessar ruas e avenidas, e não se distraírem com o celular durante a travessia.
“O nosso negócio está diretamente ligado às questões de segurança e mobilidade no trânsito, por isso acreditamos que é importante alertarmos os nossos segurados quanto à importância de manterem uma boa conduta nas ruas e rodovias, bem como terem respeito e empatia com os passageiros e pedestres. É por meio de um comportamento responsável nas vias que teremos um trânsito mais seguro para todos”, comenta Cintia Batistim, Gerente de Produtos da Santander Auto.
A manutenção preventiva do carro também faz a diferença no trânsito e garante mais segurança. O proprietário do automóvel deve manter o veículo em bom estado de conservação e a revisão em dia para minimizar o risco de falhas mecânicas e acidentes de trânsito.
O seguro do automóvel é outro item que pode apoiar o proprietário em situações de imprevisto no trânsito, uma vez que há a possibilidade de acionar a assistência, em caso de pane, reduzindo os riscos no trânsito pelo veículo parado, de uma troca de pneu realizada da forma correta ou de obter apoio no momento delicado de sinistro.