Aline Schellhas assume como CEO da Amil com a missão de retornar a Amil para a posição de liderança nas vendas de planos de saúde para as famílias e para o mercado
Carol Rodrigues
A Amil é uma das operadoras de planos de saúde que há anos investe na humanização do atendimento ao beneficiário, além de ser precursora em muitas inovações.
Hoje, o setor vive um momento desafiador, buscando equilibrar várias equações, e as empresas continuam na busca pela diferenciação.
“São muitas as frentes de trabalho, mas posso dizer que pretendemos entregar em maior escala nossa expertise em acolhimento a pessoas com necessidades específicas e cuidados médicos integrados. Assim, conseguiremos cumprir nosso compromisso de aumentar o acesso à saúde suplementar com produtos competitivos”, diz a CEO da Amil, Aline Schellhas.
A jovem executiva, que possui vasta experiência no setor de saúde e seguros, assumiu a presidência oficialmente em maio deste ano e conversou com exclusividade com a Revista Cobertura sobre os seus desafios à frente da Amil.
“Como desafio à frente desta grande empresa, cito fazer com que a empresa volte a ser a marca líder de vendas de planos de saúde para as famílias e para o mercado. Como CEO, quero ser reconhecida como uma líder objetiva, de valores e que contribui para o crescimento do setor”, comenta.
Aline é a primeira mulher CEO em 45 anos da Amil. “Antes de tudo, me sinto muito honrada. Isso é resultado de um trabalho de inclusão e diversidade que o UnitedHealth Group Brasil, controlador da Amil, vem realizando desde 2018, liderado pelo time de Pessoas”.
Segundo ela, são seis Grupos de Diálogo formados por mais de 700 pessoas colaboradoras voluntárias. “Eles fomentam internamente as discussões e buscam impulsionar a adoção de medidas corporativas. Temos o Nós Por Elas, que abraça as questões de equidade de gênero; Melanina (equidade étnico-racial); + Eficiente (pessoas com deficiência); Pride (LGBTQIAP+); Nossas Gerações (intergeracionalidade); e o Caleidoscópio (religiosidade e regionalismos)”.
Aline possui um perfil de liderança muito aberta ao diálogo e que gosta de construir junto. “Confio nos meus times e me considero uma gestora sincera e objetiva, que busca direcionar para a autonomia e assertividade. Acredito que pessoas felizes, engajadas e conectadas com os objetivos da empresa têm mais chances de crescer e superar dificuldades”.
Sobre a presença feminina no mercado de seguros e saúde, assim como nos demais setores, ela diz que há muito ainda a percorrer, e isso depende bastante do compromisso das empresas. “Em 2022, através da iniciativa Mulheres na TI, o UHG Brasil aumentou em 5% a presença feminina em posições de gestão em Tecnologia da Informação (TI), área que ainda possui baixa representatividade feminina em diversos países. Ações como essa são fundamentais para o empoderamento feminino e eu pretendo abraçar essa causa”.
Planos individuais e familiares
Em maio, a Amil retornou à venda dos planos individuais e familiares, o que gerou esperança aos profissionais que comercializam planos de saúde, devido à carência de produtos com essas características no mercado.
“Lançamos o Amil F110 SP, da linha Amil Fácil, para suprir a escassez da oferta de planos individuais e familiares nas cidades em que a Amil tem hospitais referência”, diz.
Com segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, o plano tem abrangência de atendimento em quatro municípios do estado de São Paulo: São Paulo, Guarulhos, Arujá e Mogi das Cruzes, com atendimento integrado nos hospitais próprios da Amil nestas cidades e nos consultórios de múltiplas especialidades do Amil Espaço Saúde.
O plano oferece acesso aos Programas de Saúde Amil, entre eles os de Saúde Mental e Controle do Tabagismo, e coberturas adicionais como Telemedicina Amil, Agente de Saúde Virtual e Desconto Farmácia.
“Temos uma rede própria de hospitais certificados altamente capacitada, além de profissionais de saúde de extrema qualidade técnica, ou seja, uma rede pronta para receber estes novos clientes e suas famílias. A Amil tem uma preocupação muito grande com o acolhimento dos seus clientes, e esse plano foi pensado para as famílias em seus mais diversos modelos, sem burocracia na contratação”, acrescenta a CEO.
Proximidade com o corretor
Hoje, a Amil trabalha em parceria com mais de 73 mil corretores, além das assessorias em seguros. “Acreditamos que o sucesso destes profissionais é nosso sucesso também. Trabalhamos de forma muito próxima dos corretores parceiros, investindo em treinamentos, campanhas, premiações e plataformas digitais facilitadoras do processo de vendas. Suas sugestões sempre são muito bem-vindas e analisadas”, comenta.
De acordo com ela, no dia a dia, a Amil oferece aos corretores acesso fácil a todo o material necessário para fechar boas vendas, além de apoio em diversos canais, como o Portal do Corretor e o Proposta On-line, nos quais os profissionais também podem enviar suas propostas PME e acompanhar todas as etapas do processo de forma ágil e eficiente.
“Além disso, a Amil prima pela transparência do escopo e possibilidades de seus produtos. Acreditamos que informações precisas e corretas no momento da venda são fundamentais para o bom relacionamento, duradouro e a longo prazo, da operadora com o beneficiário. Por isso, corretores devem estar sempre munidos com as informações necessárias para que possam esclarecer tudo sobre os planos ao consumidor”, frisa.
Sustentabilidade do setor
Para Aline, a sustentabilidade do setor de saúde é, de fato, um desafio a ser enfrentado.
“Há questões sistêmicas que precisam ser endereçadas por todos que fazem parte dessa cadeia, como a mudança do perfil demográfico brasileiro, a incorporação de novas tecnologias em saúde, principalmente as de altíssimo custo, aumento de fraudes e a fragmentação do cuidado. Esforços como o #TodosPorTodos Com Muita Saúde, capitaneado pela Abramge, e Saúde sem Fraude, liderado pela FenaSaúde, vão nesse sentido e são muito bem-vindos”, pontua a CEO.
Do ponto de vista da Amil, ela lembra que a Amil tem o compromisso de buscar crescimento com sustentabilidade, entregar qualidade aos beneficiários e focar em eficiência, novos produtos e parcerias estratégicas.
Aline Schellhas destaca a importância do acesso à saúde suplementar brasileira. “Acredito que o nosso recém-lançado plano individual e familiar seja um exemplo de equilíbrio entre custo e acesso com qualidade em saúde. Um dos pilares desse produto é entregar um cuidado integrado, específico, regional, a partir de unidades assistências da rede própria da Amil, para gerar maior previsibilidade de custos e mantê-lo eficiente e sustentável”, descreve.
Como expectativa para 2023, a CEO espera para que a Amil retome seu crescimento com sustentabilidade. “Nossa missão é ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. O cuidado certo na hora certa, seguindo as melhores evidências em saúde, está no DNA da Amil”, afirma.
Conteúdo da edição de maio (253) da Revista Cobertura