Erico Parente, presidente do Sincor-AM/RR, e Margarete Braga, presidente do Sincor-PA reuniram-se com assessorias filiadas à Aconseg-NNE antes do CongreNorte e conversaram sobre os desafios do mercado de seguros na região
Mostrar o valor do corretor de seguros e o potencial da região Norte é o objetivo em comum das assessorias em seguros filiadas à Aconseg-NNE, instituição liderada por Djalma Ferraz, formada há cerca de um ano, que já reúne 35 assessorias, e os sindicatos de corretores da região, conforme Erico Parente, presidente do Sincor-AM/RR, e Margarete Braga, presidente do Sincor-PA. “Queremos conversar as assessorias para ver o que podemos fazer para estreitar esses laços. Precisamos mostrar o nosso valor e a nossa importância”, cita Margarete.
Inclusive, mostrar a força da região Norte é algo que o anfitrião Sincor-AM/RR quer mostrar para todo o mercado de seguros brasileiros com a realização do 2° CongreNorte, que começa hoje e vai até amanhã (29), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. “Um congresso ou encontro de negócios com corretores é algo que estreita o relacionamento e fala sobre a promoção do desenvolvimento do mercado e devem ser promovidos por todos os agentes”, diz Parente.
“A Aconseg-NNE traz um poder para a região com aumento da comercialização. Buscamos capacitar melhor o corretor. Queremos ajudar a desenvolver o mercado através de treinamentos dos corretores e isso agregar valor para todo o mercado segurador”, destaca Rodésio Toledo, da Toledo Assessoria, de Rondônia, associado à Aconseg-NNE.

Atualmente há 1.198 empresas corretoras de seguros na região Norte do País com uma dimensão imensa de pessoas, empresas e bens a serem protegidos, além dos movimentos de investimentos na região Norte.
“Além de qualificar, precisamos investir em formar especialistas em planejamento e proteção financeira e nos tornamos os protagonistas da distribuição dos ativos de seguros. O meu papel enquanto gestor do sindicato é fazer relacionamento com o corretor e o mercado para que possamos empreender e desenvolver o mercado de seguros. Hoje, tenho a maior satisfação de dizer que o CongreNorte pode ser, sim, uma mola propulsora do desenvolvimento regional do mercado de seguros”, enfatiza Erico Parente.
Mindset do corretor
Mudar o mindset do corretor é um desafio em comum tanto dos sindicatos dos corretores com das assessorias da Aconseg-NNE. Trazer o corretor para participar dos sindicatos e participar de tudo o que eles oferecem em termos de qualificação e treinamento é um esforço, ao mesmo tempo em que, do outro lado, há uma demanda dos corretores por qualificação.
Vale lembrar que a região é formada por sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO) e Amapá (AP) e Tocantins (TO) – e embora tenham afinidades, cada uma possui desafios específicos.
A presidente do Sincor-PA destaca que este é o melhor momento para as assessorias devido à redução de funcionários e diminuição de espaço físico das seguradoras. “Precisamos nos unir e mostrar que temos força. Só assim vamos chamar a atenção para a nossa região”, chama a atenção Margarete.
A distância para atender os corretores é algo a ser levado em consideração. Essa é uma grande contribuição que as assessorias da região têm dado às seguradoras e aos corretores. “As assessorias aqui da região nos apoiam muito”, compartilha Parente.
“Precisamos fortalecer a nossa região e nós assessorias estamos aqui para isso”, destaca Elane Cardoso, da Cardoso Assessoria, também do Pará e associada à Aconseg-NNE.

Notícias relacionadas:
Corretor pode alavancar ramo de Seguro de RC na região Norte