Fórum da Longevidade: menos “tech” e mais “touch”

16º Fórum de Longevidade promovido pela Bradesco Seguros aborda a importância do cuidado por meio de experiências de personalidades

Crédito Kleber Ferreira/CQCS

Zezé Motta, cantora e atriz; Xuxa Meneghel, apresentadora e empreendedora, e Bruna Lombardi, atriz e escritora, são ícones de suas gerações e exemplos para outras. Elas têm em comum um cuidado com a saúde integral, mantendo, praticamente, uma visão holística do corpo, da alma e por que não dizer também da vida.

As três personalidades compartilharam suas experiências sobre o processo de envelhecimento durante o 16º Fórum da Longevidade realizado pela Bradesco Seguros em 3 de outubro, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Ouvi-las trouxe a todos uma reflexão sobre qualidade de vida, cuidados consigo mesmo e com o próximo, além de proteção. Afinal, como lembrou o médico epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento, Alexandre Kalache, “estamos vivendo mais, mas não significa que estamos vivendo melhor”.

“A cultura do cuidado é a coisa mais importante e desafiante para uma vida mais longa e larga em oportunidades. Temos que fazer com que a tecnologia nos favoreça. Precisamos muito mais de low tech e de mais high touch”, destacou Kalache.

Bruna Lombardi destacou que tudo está conectado e que equilíbrio e harmonia são pontos de extrema importância. “Temos que viver com segurança. Temos a tendência de cuidar de tudo e todos, mas esquecemos de cuidar de nós. O autocuidado não é egoísmo, mas é uma obrigação com você mesmo e quem te ama”.

Cuidado do início ao fim da vida

O tema longevidade é discutido pela Bradesco Seguros há 16 anos. O que antes era um assunto do futuro tornou-se pauta do presente.  “Portanto, o que nos traz aqui é uma discussão de todos nós. Pela primeira vez, estamos convivendo em um mesmo ambiente com sete gerações. Isso era impensável até 15/20 anos atrás. Talvez o principal papel da Bradesco Seguros seja estarmos inseridos nessa discussão e abrirmos espaço para a discussão acadêmica, que vem desde a OMS e órgãos que tratam da questão da longevidade com a responsabilidade de sermos uma empresa que cuida do futuro das pessoas. Isso aumenta a nossa responsabilidade e a satisfação de estarmos fazendo essa história juntos com essa sociedade que cada vez mais abre espaço para essa discussão”, expôs Jorge Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência.

A Bradesco mantém o site Viva a Longevidade e por meio dele é possível mensurar o maior interesse pelo tema. “A cada mês e a cada ano há um crescimento do número de usuários. O tema fica mais relevante e as pessoas querem saber mais. Temos a necessidade e responsabilidade de estar ali disponibilizando conteúdos mais adequados para as pessoas. Isso nos motiva a continuar e a estudar muito o tema”, comenta Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.

Em alguns momentos você cuida, em outros, você é cuidado. E você, já pensou em quem vai cuidar de você no futuro? Vai uma mensagem da Bruna Lombardi para reflexão: “Acho que não planejamos o futuro, mas planejamos a vida passo a passo e nos preparamos para o inesperado. Você pode olhar isso com amor ou temor. Essas são as nossas escolhas do dia a dia”.

Confira a entrevista com Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco na íntegra:

Notícias relacionadas:

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas