As empresas insurtech e fintech tiveram um rápido crescimento na América Latina, respondendo às demandas e necessidades de diferentes consumidores que optam por digitalizar suas compras, bem como suas finanças. A pandemia contribuiu para o crescimento de ambas as indústrias, pois, por um lado, deu lugar a um avanço na adoção e consolidação da digitalização bancária e na utilização de carteiras virtuais e, por outro lado, ao aumento das compras digitais e à democratização na obtenção de seguros para compras, oferecendo uma opção exequível e acessível.
A aliança entre insurtech e fintech traz benefícios para os consumidores que desejam proteger suas compras. Impulsionados pelo comodidade, 70% dos usuários de aplicativos fintech em todo o mundo estão altamente interessados em receber ofertas de proteção incorporadas, baseadas em dados transacionais, o que elimina a inconveniência de adicionar o seguro como uma “segunda etapa”, segundo mostra o relatório elaborado pela Momentive.ai e promovido pela Cover Genius, insurtech especializada em proteção integrada.
No espaço cada vez mais competitivo de fintech e pagamentos, permanecer à frente significa ir além e oferecer proteção personalizada aos clientes para suas compras. “Existe a plataforma XCover, que utiliza a API inteligente e aproveita os dados para oferecer a proteção mais relevante a cada usuário, simplificando o fornecimento de proteção personalizada com base no histórico de transações. E a uma maior satisfação do cliente levando a maiores conversões, que se traduz em clientes mais satisfeitos e fiéis”, explica Julio Castellón, Vice-Presidente Sênior de Parcerias Estratégicas para a América Latina da Cover Genius.
De acordo com um estudo do Statista, a expansão das fintech na América Latina projeta mais de 300 milhões de usuários até 2025. À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, os consumidores procuram experiências on-line intuitivas e contínuas, e as fintech e as insurtech não são exceção. Para a digitalização de um setor, como o financeiro, é comum começar no ponto de contato com o cliente, razão pela qual múltiplas plataformas desenvolveram o seu modelo de negócio para responder a estas necessidades.
Conforme explica Castellón, “na Cover Genius, por exemplo, o Processamento de Linguagem Natural é usado para ler e categorizar itens nos carrinhos dos consumidores, para que eles recebam apenas ofertas relevantes que correspondam às suas compras. E atualmente oferece o Protection Pocket que permite que bancos digitais, fintech e varejistas ofertem proteção em tempo real para qualquer ramo de seguro ou garantia relevante para a compra de um cliente, oferecido no momento da compra ou após a compra, por meio do monitoramento da transação, proporcionando uma experiência tranquila para o cliente”.
Que desafios estão por vir para essas indústrias na América Latina?
Atualmente, o mercado de insurtech na América Latina cresceu 18%, atingindo 464 dessas empresas, segundo o Insurtech Latam Journey. No que diz respeito às fintech, a Aliança Ibero-Americana de Fintech indica que nos 13 países da região operam atualmente pelo menos 1.635 fintech, das quais quase 25% são dedicadas a pagamentos e remessas.
Segundo um estudo recente da Deloitte “A indústria Fintech na América Latina”, os principais desafios da região são garantir a segurança cibernética, promover a integração econômica nos países da região e facilitar o acesso ao capital de risco por parte dos investidores. Para superá-los, alianças com insurtech poderiam garantir aos consumidores acessibilidade, segurança e diversidade nos serviços.
“É necessário desenvolver modelos de negócios focados em cada mercado local no caso da Cover Genius (entendemos as idiossincrasias, o idioma, os horários, os ajustes do mercado, etc.), mas também temos uma visão e tecnologia global, protegendo assim todos os clientes pertencentes a empresas digitais em todo o mundo, independentemente de onde estejam localizados”, explica Julio Castellón.