Um seguro com diferentes limites, coberturas e assistências para o corretor moldar de acordo com as necessidades dos clientes é a proposta que a Seguradora Zurich disponibiliza no competitivo seguro automóvel
Carol Rodrigues
O mercado de seguros é expert em acompanhar os riscos aos quais a sociedade está exposta. Sim, os riscos nem sempre são os mesmos. Muitas vezes se tornam mais complexos, além de surgirem novos riscos. Há poucos anos, olhávamos as mudanças climáticas e considerávamos o Brasil isento de ocorrências catastróficas.
Em novembro deste ano, a praia do Cardoso, em Laguna, litoral Sul de Santa Catarina, registrou o primeiro tsunami meteorológico do Brasil. Essa pode ser uma realidade do nosso País? Ainda não sabemos, mas com certeza já há profissionais da indústria de seguros estudando esse cenário.
Para o exemplo recente o mercado ainda não oferece cobertura porque há outras questões envolvidas. Mas sabemos que tem uma interferência do aquecimento global e das mudanças climáticas e, com isso, o tema sustentabilidade fica ainda mais em evidência.
“Estamos criando um movimento e sensibilizando todo o ecossistema. É circunstancial e importante falar do tema diante do cenário de extremos que temos enfrentado”, comenta João Paulo Merlin, superintendente de Negócios em Automóvel da Seguradora Zurich.
Ele ressalta que a preocupação ambiental não é mais modismo, é uma realidade. “Ano após ano estamos presenciando mudanças climáticas super impactantes na nossa sociedade, que geram inundações, chuvas com níveis nunca antes observados e temperaturas elevadas. Isso tem gerado efeitos colaterais e consequências sem precedentes para a sociedade, do ponto de vista de prejuízos não só materiais, mas também de consequências a médio prazo para as quais precisamos estar preparados”.
O executivo está à frente da carteira de Seguro Automóvel da Seguradora Zurich e tem o olhar atento para as questões relacionadas à sustentabilidade que, inclusive, fazem parte do DNA da companhia. Essa prerrogativa é impressa nas coberturas e nos serviços disponibilizados aos segurados e até no critério de escolha dos prestadores de serviços.
“É com essa preocupação que queremos ser percebidos pelos nossos clientes. Temos trazido conosco todo um ecossistema. Procuramos trazer outros parceiros, como o incentivo às oficinas referenciadas através da certificação Selo Verde, conferida pela Zurich junto ao Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), de acordo com as práticas de sustentabilidade que as oficinas adotam em suas operações. Além de ter condições especiais de remuneração, elas têm preferência no direcionamento dos segurados”.
Desde 2019, a seguradora incorporou um componente importante no seguro Auto que, segundo Merlin, tem sido bem percebido pela sociedade, que são os diferenciais do ponto de vista de sustentabilidade. “É um componente muito presente nos valores da Zurich . A sustentabilidade é um dos pilares da Zurich e uma preocupação genuína da companhia. Temos isso no nosso DNA”.
Proteção a carros elétricos e híbridos
“Começamos sendo a primeira seguradora a se posicionar com ofertas e serviços diferenciais para veículos híbridos e elétricos em 2019. Essa iniciativa veio crescendo ao longo dos últimos anos”.
Em 2023, a companhia ampliou o limite de aceitação dos veículos elétricos para R$ 800 mil, uma importância segurada que hoje abrange 95% dos veículos elétricos circulantes no Brasil. “Além disso, introduzimos mais um elemento em relação à sustentabilidade em nosso seguro para automóveis, que é a compensação da emissão de CO2, tanto pelos nossos carros reservas quanto pelos guinchos que prestam atendimento em nossa rede.
Esse componente traz um diferencial exclusivo ao nosso produto, que é a preocupação ambiental, além de ser um produto completo e flexível do ponto de vista de ajuste de coberturas. Isso tem sido muito demandado pela sociedade”.
A companhia acompanha o crescimento da frota de veículos híbridos e elétricos, que registra número crescente ano após ano. Para se ter uma ideia, em 2023 houve um crescimento de 76% em relação a 2022.
“A cada ano que passa observamos um acesso maior a esse tipo de veículo, principalmente em função de custos. Hoje já encontramos veículos zero quilômetros 100% elétricos a partir de R$ 140 mil. Acreditamos muito nesse segmento”, ressalta.
Atualmente, o setor de carros elétricos passa pelo que Merlin define como processo natural de evolução de novas tecnologias e mudanças de forma de propulsão. Afinal, estamos transformando os veículos movidos tradicionalmente à combustão para propulsão elétrica. “Isso é uma mudança tanto para o consumidor quanto para as seguradoras e também para todo o ecossistema que envolve o setor de auto”.
Um exemplo clássico citado por Merlin é a pane seca, em que o carro fica parado na rua por falta de combustível. “Hoje não existe carga rápida para esse veículo. O protocolo é remover esse veículo através de uma plataforma e levá-lo para um eletroposto mais próximo. Uma carga parcial de 80% leva no mínimo 40 minutos, dependendo da potência do carregador. É isso que o consumidor de um veículo super tecnológico quer como experiência? Talvez não. Mas hoje é o que o mercado mundial tem de melhor a oferecer. No mundo, ainda não existe estrutura de carga rápida”.
As oficinas precisam se preparar para atender veículos 100% elétricos. Com relação ao preço, Merlin destaca que os veículos elétricos têm baixa frequência de roubo, porém o custo das peças é elevado. “Há uma preocupação mais latente que são os novos modelos de veículos elétricos e híbridos, que têm um custo de reparação maior do que os veículos tradicionais. Então é uma atenção de futuro que precisamos ter”.
Os proprietários de veículos elétricos estão concentrados em grandes centros que já estão melhor preparados para a estrutura de carregamentos por meio dos eletropostos, que somam mais de 300 só na cidade de São Paulo.
“São pessoas que prezam a questão ambiental com preocupação genuína com a emissão de poluentes e têm interesse em tecnologia, pois esses veículos têm uma tecnologia embarcada muito grande”.
Para ele, o futuro do seguro automóvel passará por essas discussões: novas coberturas para eventos climáticos e novo perfil de veículos elétricos ou híbridos.
Carteira de seguro Auto
Líder nos segmentos de afinidades e em linhas de grandes riscos, a companhia tem a carteira de Automóvel como estratégica para crescer e consolidar ainda mais a sua posição no Brasil.
A companhia projeta encerrar 2023 com um crescimento de cerca de 17% em prêmio na carteira de Automóvel e segue uma trajetória ascendente com crescimento acima da média de mercado. “Esse desempenho comprova e ratifica a estratégia de crescimento da Zurich.
Ao longo dos últimos anos, o nosso crescimento na carteira de Automóvel tem sido acima da média de mercado. Nós oferecemos um produto de seguro Auto completo e flexível em termos de coberturas e assistências. O corretor consegue moldar o seguro de acordo com as necessidades dos clientes dele, com diferentes limites, coberturas e assistências”, destaca o executivo ao lembrar que o seguro Auto da Zurich oferece cobertura para eventos de inundação, com a cobertura para alagamentos.
Com o dinamismo do mercado de seguro Auto no Brasil, não existe produto sem uma área de inteligência ou analytics. “A venda de seguro Automóvel virou um e-commerce em termos de competição e ofertas, por isso você precisa ter informações suficientes para fazer uma boa seleção de risco e também uma precificação adequada. Hoje, com a mudança de preço diária, se faz necessária ter uma área de Anaytics dando suporte ao produto, à área de pricing e a área comercial. Hoje é impossível sobreviver sem uma área robusta de inteligência do produto Automóvel”.
Atualmente, a geração de dados já é uma realidade. O desafio são os bilhões de dados sendo gerados a todo momento. “É necessário transformar isso em uma boa seleção de riscos e boas ofertas para o consumidor final”.
A Zurich tem investido bastante na análise de riscos com base em informações que vão além do questionário de risco preenchido pelo segurado. “A introdução de dados, como por exemplo, de telemetria, seria mais um componente. São mais variáveis que introduziríamos aos nossos modelos de aceitação e precificação”, pontua.
Com base forte de segurados em Minas Gerais por conta da origem da Minas Brasil, adquirida pela companhia, a Zurich vê praças como São Paulo e os três estados do Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – com crescente participação na carteira.
“São Paulo é onde está a maior concentração da frota circulante. A velocidade de crescimento no interior é mais intensa do que na capital. Temos expandido a operação também para região Norte e Nordeste através de parcerias com assessorias. Temos atuado bastante nesta região”, comenta.
Estratégia para crescer
Segundo Merlin, no canal corretor, as assessorias são fundamentais para alcançar o crescimento nos próximos anos. “A confirmação veio este ano com o aumento da carteira de corretores parceiros atuantes com a Zurich. Já são mais de 70 assessorias experimentando o produto e tendo a melhor experiência com a companhia”.
“Nossa ambição é sermos reconhecidos pelos nossos clientes e corretores como a melhor e mais fácil seguradora de se trabalhar”, acrescenta Merlin, cuja estratégia é oferecer produtos e serviços de referência para o segurado e o corretor.
“É por isso que temos aprimorado e melhorado a experiência do nosso consumidor final, mas, principalmente, do nosso corretor. Simplificamos a vida dele para que ele possa dedicar mais tempo em atrair e buscar novos negócios. Um exemplo é o atendimento através do chat, a Laiz. Hoje temos uma inteligência artificial por traz do atendimento que dá agilidade em questões que o corretor e cliente demorariam horas ao telefone”.
De acordo com ele, o planejamento da companhia para 2028 é manter a consistência na carteira de Auto através da parceria com corretores e assessorias, oferecendo melhores experiências e serviços.
“Asseguramos o crescimento constante e sustentável da carteira, acima da média de mercado”, conclui.
Campanhas de incentivo da Zurich
A Seguradora Zurich possui uma campanha de incentivo chamada Vou com a Zurich 2023/2024, que premiará os corretores com melhor desempenho de vendas em 2023 com viagens exclusivas para a Ilha de Comandatuba, na Bahia (corretores Premium), e Mendoza, na Argentina (corretores Infinity Blue) ao longo de 2024.
São elegíveis a participar da campanha “Vou com a Zurich” os corretores que integram as categorias Infinite Blue e Premium do Programa de Relacionamento Experiência Zurich. Em 2023, os corretores premiados foram contemplados com viagens exclusivas para Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha.
Outra campanha da seguradora que contempla o seguro Auto é a “Fez, levou 2023”. A companhia oferece remuneração especial para a emissão e renovação de apólices em produtos como o seguro Automóvel, Residencial e Vida PME.
Para garantir a participação nas campanhas, os corretores devem estar cadastrados e ativos na companhia, além de dar o aceite no regulamento.
Suporte aos segurados nos danos causados por fenômenos climáticos
Para apoiar a população após a passagem do ciclone extratropical pela região Sul, a Seguradora Zurich acionou seu protocolo de emergência para priorizar os clientes atingidos pelo fenômeno climático, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O protocolo contempla mobilização dos prestadores de assistência 24 horas e prestadores de sinistros para atendimento prioritário e celeridade nas indenizações.
Nessas situações, além do atendimento aos segurados, a Zurich oferece suporte aos municípios, em especial na remoção dos veículos de áreas alagadas com guinchos. A seguradora mantém uma equipe preparada para atender a demanda com as ações de deslocamento de prestadores, equipamentos, suprimentos e materiais, como lonas e reforço da equipe de atendimento.
A companhia também agiliza a regulação do sinistro e o pagamento das indenizações.
Apoio através do fundo de catástrofes
A seguradora também possui um fundo de catástrofes que, ao longo de 2023, já ofereceu suporte a 60 mil pessoas impactadas pelas consequências das fortes chuvas que atingiram o País, além do apoio aos Yanomamis, na Amazônia, no início do ano.
Para se ter uma ideia, no caso do Ciclone no RS foram liberados R$ 560 mil, sendo R$ 250 mil destinados à reconstrução de seis escolas impactadas pelo ciclone, devolvendo um ambiente seguro e adequado a 1,9 mil crianças e jovens dos municípios de Lajeado, Estrela, Encantado, Venâncio Aires, entre outras.
Já no Amazonas e no Pará, foram liberados R$ 110 mil, com uma expectativa de atender 6,5 mil pessoas para dar suporte à população que vem sendo impactada pela estação seca na região, causando um volume de chuvas muito abaixo do normal para o período, maior seca em 120 anos de história.
Conteúdo da edição de novembro (259) da Revista Cobertura