Aconseg-SP celebra 20 anos com edição especial da Revista

Edição comemorativa da publicação, que retrata as ações da associação há 15 anos, traz um histórico da Aconseg-SP contada pelos presidentes, depoimentos das principais parceiras e um breve perfil das associadas 

“Os primeiros anos de Aconseg-SP foram extremamente importantes para construirmos essa associação em constante evolução”, destaca Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP, na edição 64 da Revista da Aconseg-SP, alusiva à comemoração dos 20 anos da associação.

“Quando refiro-me à construção destaco que ela é contínua, pois somos uma obra inacabada, no sentido de acompanhar as mutações pelas quais o mercado passa, que não foram poucas nos últimos anos. As transformações trazem os desafios, que por si nos dão a oportunidade de crescimento”, acrescenta o presidente que conclui seu mandato em 2023, ano em que a associação completou 20 anos.

A edição especial está dividida em quatro partes. Um histórico da criação e a evolução das assessorias nos 20 anos narrado pelos presidentes. De Osmar Bertacini, primeiro presidente, até Ricardo Montenegro, presidente que assume em janeiro de 2024, a instituição trilhou um longo caminho construindo um relacionamento de confiança com corretores de seguros, seguradoras e empresas prestadoras de serviços.

“Acreditamos que haja em São Paulo cerca de 40 empresas de assessorias de seguros e uma das metas iniciais desta diretoria é trazer mais empresas para compor a nova associação. Dessa forma, passaríamos a agregar em torno de 10 mil corretores e o faturamento mensal das empresas a associadas se elevaria para aproximadamente R$ 13 milhões mensais”, destacou Osmar Bertacini em sua cerimônia de posse, em 2004.

Vinte anos depois a Aconseg-SP está com 41 associadas, que atendem a quase 17 mil corretores e são responsáveis por R$ 2,7 bilhões de faturamento.

Parcerias de longo prazo

A Aconseg-SP completou 20 anos com parcerias duradouras e projetos longevos, inclusive de educação continuada. Assessorias são reconhecidas como importantes no desenvolvimento do mercado de seguros.

Em toda a sua trajetória, a Aconseg-SP priorizou o relacionamento com as instituições do mercado de seguros e costurou parcerias duradouras. Aliás, são parcerias que seguem fortalecidas e cada vez mais próximas. Afinal, o mercado mais forte quando cresce de forma coletiva.

A proximidade com o Sincor-SP, por exemplo, teve início ainda na gestão de Leoncio de Arruda e seguiu nas gestões posteriores de Mário Sérgio de Almeida Santos, Alexandre Camillo e, atualmente, de Boris Ber.

“As assessorias e a própria Aconseg-SP vieram para transformar bastante o nosso mercado, cobrir uma lacuna que é o difícil atendimento aos pequenos corretores, principalmente”, diz o presidente do Sincor-SP.

“O mercado de seguros é muito dinâmico e acirrado, por isso, a importância da Aconseg-SP é gigantesca e estratégica, a partir do momento em que ela permite que esses profissionais foquem esforços e recursos ao que efetivamente precisam se dedicar, que é a prospecção de novos clientes”, destaca Rodrigo Matos, superintendente regional São Paulo da ENS.

Uma das mais antigas parceiras da Aconseg-SP, a Tokio Marine, por meio de Alexsandro Priuli, diretor Comercial Varejo SP da Tokio Marine, relembra momentos da parceria. “Durante todos esses anos, as Assessorias e a Aconseg-SP têm feito um excelente trabalho em conjunto com a Tokio Marine para levar conhecimento aos Corretores por meio da capacitação profissional, que inclui a realização de treinamentos próprios ou o incentivo à participação nos eventos promovidos regularmente por Seguradoras como a Tokio Marine.

O Grupo Bradesco Seguros, outro entusiasta do trabalho das assessorias, também destaca a importância do trabalho da associação e da Aconseg-SP. “Olhando para o futuro, estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa parceria com a Aconseg-SP nos próximos anos. Juntos, continuaremos a promover boas práticas, compartilhar conhecimento e enfrentar os desafios do setor de seguros. Essa parceria é um pilar essencial para nossa visão de inovação, crescimento e excelência em serviços”, diz Leonardo Freitas, diretor Comercial do Grupo Bradesco.

Os corretores e as assessorias são essenciais para que essa conexão entre seguradora e segurado aconteça. As nossas perspectivas são extremamente positivas sobre o quanto podemos avançar no mercado de São Paulo, por meio da parceria com a Aconseg-SP e com os corretores”, acrescenta Flavio Bitter, diretor gerente da Bradesco Saúde.

 “Celebramos essas duas décadas de atividades da Aconseg-SP destacando, em especial, seu papel insubstituível na capacitação dos corretores, contribuindo, de maneira decisiva, para a geração de novos negócios e o compartilhamento de informações relevantes sobre o mercado de seguros”, reconhece Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

A Allianz Seguros passou a operar com as assessorias a partir da compra das operações de Ramos Elementares e Automóvel da SulAmérica, promoveu recentemente seu primeiro encontro com as assessorias e tudo indica que a parceria seguirá um movimento crescente.
“Nos próximos anos, continuaremos investindo nesse canal, que tem conquistado cada vez mais relevância na operação com um atendimento diferenciado. Com novas ferramentas de gestão, vamos intensificar o trabalho de capacitação das assessorias e corretores, incentivando a comercialização de todos os produtos do nosso portfólio, visando o crescimento sustentável da operação”, pontua  Flávio Rewa, diretor Comercial Regional São Paulo-Capital da Allianz Seguros.

Confira essas entrevistas e outros conteúdos na edição 64 da Revista da Aconseg-SP.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas