Estimular o pensamento criativo e a busca por soluções inovadoras, tendo como base o profissionalismo, a transparência e a ética contribuiu para a Aconseg-SP se posicionar como um agente de vanguarda no mercado de seguros
Carol Rodrigues
Auxiliar, atender, solucionar são ações praticadas diariamente pelas assessorias em seguros. Sob a chancela da Associação das Empresas de Consultorias e Assessorias do Estado de São Paulo (Aconseg-SP), as assessorias iniciaram um caminho cujo objetivo era desmistificar qualquer imagem que as atrelasse às plataformas e mostrar o quanto o trabalho delas agregava valor aos corretores e representava eficiência para as seguradoras.
Luiz Gustavo Miranda de Sousa, Gilmar Grandisolli e Jorge Teixeira Barbosa foram os mentores da associação que teve como primeiro presidente Osmar Bertacini. O início contou com 14 sócias-fundadoras, que atendiam a 3 mil corretores com um faturamento mensal em torno de R$ 6 milhões na carteira de Automóvel e Ramos Elementares.
“Queremos preparar estes profissionais, treinando e oferecendo todo o suporte de apoio (logística, treinamento, orientação), absorvendo toda a sua carga administrativa para que eles possam ter mais tempo liberado para produzir”. As palavras de Bertacini, em sua cerimônia de posse em 2004, ecoam até hoje dentro da associação por representar a essência do trabalho de todas as assessorias sob o guarda-chuva da associação.
Esse trabalho, de assistência ao corretor de seguros como braços comerciais das seguradoras, operadoras de planos de saúde e empresas prestadoras de serviço, celebrou 20 anos em novembro deste ano.
Embora muito fatos e mudanças tenham percorrido a jornada da Aconseg-SP, o propósito de atuar como elo entre os corretores e as companhias sempre se manteve intacto. Além disso, preserva o apoio técnico, o treinamento e orientação para o fortalecimento do mercado de seguros.
Passados 20 anos, a Aconseg-SP, está com 41 associadas, que atendem a quase 17 mil corretores e são responsáveis por R$ 2,7 bilhões de faturamento anual.
Os 20 anos são comemorados em um momento de transição de diretoria, pois o time liderado por Helio Opipari Junior passa a administração da Aconseg-SP para Ricardo Montenegro.
Um salto nos últimos quatro anos
Sem dúvidas, a diretoria atual viveu um dos maiores desafios da história, pois assumiu em 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 atingiu a humanidade.
“A minha entrada na presidência da Aconseg-SP há quatro anos foi marcada por um misto de desafios e entusiasmo. Ao assumir esse papel de liderança, vislumbrava a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento da associação e do setor de seguros como um todo. Durante esse período, enfrentei desafios complexos, promovi mudanças estratégicas e trabalhei incansavelmente para fortalecer os laços entre as associadas”, destaca Helio Opipari Junior, presidente da associação que conclui o mandato em 2023.
Jairo Christ, vice-presidente, definiu os quatro anos de trabalho como intenso e produtivo, mesmo com a pandemia causada pela Covid-19. “Aliás, esse período nos proporcionou grandes avanços, frutos dos desafios que esta pandemia nos trouxe. Consolidamos a posição das assessorias no mercado paulista e influenciamos a fundação de outras Aconsegs no País. Outro destaque foi o crescimento em produtividade, com nossas vendas, sempre superiores aos números do mercado segurador”, menciona Christ.
Para ele, um ponto alto dos últimos anos foi a entrada de novas parcerias – seguradoras e operadoras – e a ampliação da atuação daquelas que ainda não tinham grande destaque. “Hoje a Aconseg-SP congrega no seu portfólio as principais seguradoras do mercado. Nossa gestão entrega a Aconseg-SP em seu melhor momento desde a sua fundação há 20 anos”.
“Foi um período de muita dedicação, pois, servir às assessorias envolve uma disposição extra de agenda junto ao mercado e em ações que visam apoiar o desenvolvimento de cada uma das associadas”, comenta Leandro Henrique, diretor Administrativo da Aconseg-SP.
Durante a gestão, Henrique destaca as entregas de realizações que culminaram em um posicionamento de marca ainda maior no mercado, passando desde o rebranding para cores paulistas, intensificação da divulgação da cultura das assessorias nas mídias sociais e nos eventos com seguradoras, até apoiar também o posicionamento de marca das associadas, o que gerou a criação de uma área dedicada em capacitação dentro do comitê de marketing.
“Com isso, estabelecemos a parceria de cursos da ENS aos colaboradores das assessorias levando desenvolvimento de novos conhecimentos. Além disso, permanecemos evoluindo ano a ano o evento Marketing Digital e Tecnologia (MD&T)”.
Inclusive, Alberto Novais, diretor para o Interior, cita os diversos cursos disponibilizados pelos acordos realizados entre a ENS e a Aconseg-SP, que deram origem à Universidade Corporativa da Aconseg-SP. “Isso inicialmente aos funcionários das assessorias e, em um futuro próximo, aos corretores atendidos por cada uma das assessorias”.
Marcos Colantonio, presidente do Conselho, lembra do período atípico vivido pelo momento da pandemia. “Tivemos que fazer todo o atendimento e trabalho presencial que a Aconseg-SP fazia de forma remota. Somente no final do segundo ano da diretoria conseguimos fazer algo presencial com os associados”.
Colantonio destaca a participação no Conec, ação que pode ser expandida para os próximos anos, inclusive com outras Aconsegs. “A Aconseg-SP é uma instituição madura, robusta, que possui 41 participantes. Entregamos a entidade para alguém que já estava na diretoria. De certa forma, é uma continuidade dos últimos oito anos”.
Para Jairo Christ, o grande desafio será manter o que foi construído e evoluir diante de um mercado em ebulição, com transformações constantes, como fusões, aquisições e com inovações tecnológicas desafiadoras, tanto para os corretores como para as assessorias.
“Esperamos que a próxima gestão tenha em mãos as melhores ferramentas para seguir dando sequência aos projetos anteriores, tendo facilidade em criar os projetos que virão”, define Henrique.
“Continuaremos trabalhando e honrando com este nome que nossos ex-presidentes e suas respectivas diretorias com tanto esforço e dedicação conseguiram conquistar no nosso mercado. Manter sim a dignidade e respeito de todos por nossa associação é muitíssimo importante. Vamos dar continuidade a todos os processos em andamento da atual gestão e um dos principais é fortalecer nossa relação com a ENS. O institucional da Aconseg-SP sempre foi de ser o suporte ao corretor, o seu braço direito, aquela que está ali para tirar suas dúvidas e resolver seus problemas, nada mais lógico que seus funcionários estejam habilitados para tal tendo formação através dos cursos da ENS. Vamos trabalhar com afinco para conquistar mais esta vitória”, diz Ricardo Montenegro, diretor Financeiro e presidente eleito da Aconseg-SP.
Passagem da gestão
Ao concluir o mandato, Opipari Junior sai da presidência da Aconseg-SP com um sentimento de dever cumprido. “Ao longo desses quatro anos, testemunhei e participei ativamente do crescimento da associação. Cada desafio superado, cada meta alcançada e cada parceria fortalecida contribuíram para moldar não apenas a Aconseg-SP, mas também a minha própria jornada de crescimento pessoal e profissional”.
“O legado da minha gestão é, portanto, a consolidação de uma cultura colaborativa, deixando um impacto duradouro na Aconseg-SP, fortalecendo a posição da associação como um referencial de cooperação e crescimento no setor de seguros”, comenta Opipari Junior.
“Se formos comparar aos dias de hoje, podemos dizer, sim, que nosso crescimento é inimaginavelmente muito grande”, completa o presidente eleito.
Sobre os próximos passos da história, Montenegro destaca que se nos próximos 20 anos ele escutar ou ler que “o mercado de assessorias é o maior canal de distribuição de seguros do Brasil, tendo ultrapassado a marca dos 50%, seria um sonho. Hoje, em diversas de nossas principais parceiras, já representamos em torno de 33%. Tornar as assessorias o maior canal é o nosso desafio”, conclui.
Segundo Montenegro, a sua diretoria vai trabalhar na continuidade das práticas exercidas pelos últimos presidentes e suas respectivas diretorias. “Até porque sendo diretor nas duas últimas gestões, não se justificaria neste momento modificar radicalmente qualquer postura de comportamento”.
Entre um objetivo da trajetória desses empresários e empresas está atender melhor a cada dia o corretor de seguros e tornar-se ainda mais relevante na disseminação da cultura do seguro, aumentando o atendimento aos corretores.
Os cavalheiros que iniciaram a Aconseg-SP sonharam com a conquista de espaço, mas não imaginaram que o voo seria tão alto. Um de seus pilotos, Osmar Bertacini (in memoriam) acompanha esse trabalho do outro lado e com certeza exibe o seu melhor sorriso em um momento como este.
Osmar Bertacini
A associação teve como seu primeiro presidente, o mestre Osmar Bertacini. No momento da posse da primeira diretoria, o discurso já veio chancelado pela postura ética e transparente que daria o tom para os anos seguintes da associação.
“Queremos preparar estes profissionais, treinando e oferecendo todo o suporte de apoio (logística, treinamento, orientação), absorvendo toda a sua carga administrativa para que eles possam ter mais tempo liberado para produzir”.
Luiz Gustavo Miranda de Sousa
Durante sua gestão havia uma imensa necessidade de destacar os diferenciais do canal de atendimento das assessorias. “Para tanto, uma das minhas ideias foi criar a Revista da Aconseg-SP para ampliar o conhecimento e as vantagens para os corretores e seguradores no nosso canal, e que circula até hoje no mercado”, destaca Luiz Gustavo Miranda de Sousa.
Segundo ele, uma das metas do trabalho da Aconseg-SP sempre foi consolidar a parceria existente entre as assessorias, as seguradoras e os corretores. “Por isso, o principal objetivo da criação da associação foi destacar a seriedade e trabalhos das assessorias, sempre delineado com base na ética e no profissionalismo”.
Jorge Teixeira Barbosa
Quando assumiu a presidência, Jorge Barbosa conta que ainda não havia o reconhecimento do trabalho das assessorias como uma extensão das seguradoras e canal para divulgar seus produtos e incrementar as vendas. O trabalho dessas empresas era, sim, um equivocado conceito de “plataforma” que era bastante discriminado pelos corretores.
A união e o estreitamento de relacionamento com as seguradoras foi uma das bandeiras trabalhadas por ele. Foi na gestão de Jorge Teixeira Barbosa que os almoços mensais com as seguradoras, trazendo os CEOs e a diretoria mais próxima das assessorias, tiveram início. O objetivo era justamente criar um canal aberto de negociação e diálogo.
Marcos Colantonio
Assumiu a presidência em um período em que as assessorias eram muito conhecidas pela atuação na carteira de Automóvel. “Era um momento em que as seguradoras estavam focadas no mix de carteira e na diversificação de produtos. Começamos um trabalho forte de informação com os nossos associados, mostrando também esse trabalho para as seguradoras”.
Entre os legados da gestão de Colantonio estão a campanha “Diga sim para o Seguro de Vida”, criada pelo associado Milton Ferreira que está vigente até hoje, e o Relatório financeiro elaborado por Francisco Galiza.
Helio Opipari Junior
Durante a gestão de Opipari Junior diversos acontecimentos marcantes redefiniram o panorama da associação, evidenciando a relevância das assessorias no cenário do mercado de seguros. “Um ponto de destaque foi a notável mudança na percepção do mercado em relação à importância das assessorias como provedoras de soluções cruciais para corretores e seguradoras”.
O reconhecimento crescente da contribuição das assessorias foi notável, com a compreensão de que essas entidades desempenham um papel fundamental na criação de soluções inovadoras e na facilitação da relação entre corretores e seguradoras.
Foi na gestão de Opipari Junior que a Universidade Corporativa Aconseg-SP foi criada, além da estreia como apoiadora do maior congresso de corretores de seguros da América Latina, o Conec.
Ricardo Montenegro
Assumirá em janeiro de 2024, oportunidade em que começará a executar as propostas apresentadas aos associados durante a eleição.
“Não são propostas de mudança ou radicais, são apenas complementos de melhorias que enxergamos. Meu modelo de gestão será voltado ao associado. Ele é o nosso foco. Toda a rede é muito importante. Os seguradores, as operadoras, os corretores, os prestadores, a mídia, todos sem exceção são muito importantes e continuarão tendo um carinho muito especial da nossa diretoria. Todavia, enxergamos que se o nosso associado não estiver forte, com saúde financeira, aliado a boas parcerias, com boa equipe, o elo se quebra”, destaca Montenegro.
Conteúdo da edição de dezembro (260) da Revista Cobertura