Setor de seguros ansiava por uma oportunidade de desenvolvimento, pautada no conhecimento, confiança e harmonia
Foi publicado no dia 12 de novembro no Diário Oficial da União o decreto de Alexandre Camillo, integrante do setor há mais de 40 anos, como novo superintendente da Susep. Ele assume a posição de Solange Vieira, que estava no cargo desde fevereiro de 2019 e deixou a autarquia para conduzir um projeto no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O comando da autarquia por um representante – atuante e conhecedor – do setor de seguros era um desejo dos profissionais do mercado. Com Camillo na superintendência espera-se avanços para os corretores de seguros, seguradoras, resseguradoras e todos os demais envolvidos no setor.
Para a nova incumbência, Alexandre Camillo se afasta da presidência do Sincor-SP, onde concluiria o segundo mandato no final de dezembro. “É o maior desafio da minha carreira, mas estou completamente motivado a fazer mais pelo mercado de seguros, que me possibilitou todas as realizações, e que deve seguir seu sólido crescimento com um olhar cada vez maior ao consumidor e atendimento aos brasileiros de todas as classes econômicas e sociais. Estou muito lisonjeado e honrado com esta missão”, declara Camillo.
Ele assumiu o cargo oficialmente em 16 de novembro, mas a cerimônia de posse foi realizada em dezembro. Durante seu mandato à frente da Susep, Camillo afirma que se empenhará para consolidar o crescimento do mercado securitário. O executivo diz que voltará seus esforços na Superintendência para os consumidores e para o aumento do acesso dos produtos de seguros aos brasileiros de todas as classes econômicas e sociais. “Entendo que devemos ampliar a percepção e reconhecimento dos efeitos e ganhos do seguro junto ao poder público, poder político e, especialmente, junto a sociedade”, declara.
Quem é o novo superintendente
Alexandre Camillo começou sua carreira no mercado de seguros há 41 anos. Em 1990, fundou a Camillo Corretora de Seguros e incorporou a Ypiranga Corretora de Seguros em 2001. Com essa segunda empresa também empreendeu no ramo de certificação digital, e sua Autoridade de Registro Ypiranga iniciou operações em fevereiro de 2011. Em 2021, adquiriu a terceira corretora do grupo, a Elias Corretora de Seguros.
Na política setorial, assumiu o cargo de diretor social do Sincor-SP em 2005, dois anos depois foi nomeado 20 vice-presidente da entidade. Em 2012, foi eleito mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP). Em março de 2014 foi eleito presidente do Sincor-SP para a gestão 2014-2018. Quatro anos depois foi reeleito por aclamação para mais uma gestão, no período 2018-2022. Desde 2015 é também vice-presidente da Fenacor na região sudeste e responsável pela operação de certificação digital para os corretores de todo o País. Em 2018 candidatou-se pela primeira vez a um cargo na política partidária, como Deputado Estadual por São Paulo, tendo conquistado 21.086 votos.
É economista, com especialização em gestão para administradores e especialização em gerência de negócios de seguros. É autor de dois livros voltados à distribuição de seguros: Venda Evolutiva e Vendas Progressivas.
Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro da Revista Aconseg-SP