Como desenvolver o marketing nas redes sociais

Especialistas dão dicas para os corretores aprimorarem suas estratégias de vendas no meio digital

O marketing digital é hoje um dos recursos mais importantes para as corretoras de seguros de todos os tamanhos, pois possibilita que a sua mensagem alcance um número maior de pessoas e disponibiliza ferramentas que podem otimizar essa comunicação, tornando as ações mais baratas em comparação à publicidade tradicional, ajudando empresas pequenas a se posicionarem como grandes, através de uma comunicação estratégica.

A Liliane Ferrari Consultoria ajuda corretores de seguros e outros profissionais liberais a entenderem a lógica das plataformas digitais, pensando no público a ser atingido, no conteúdo que se adeque e como destacar os diferenciais de seus serviços. “Todos os profissionais estão nas mídias sociais porque é uma vitrine em que podem mostrar como trabalham, seus diferenciais perante uma concorrência muito grande. Os consumidores estão lá, pois cada vez menos veem TV, cada vez mais assistem streamings que não têm propaganda e usam bloqueadores de anúncios”, aponta a titular da empresa, Liliane Ferrari.

Ela lembra que essa divulgação não é exatamente um anúncio. “Não dá para pegar aquilo que seria veiculado como anúncio em uma revista e colocar num post, não vai funcionar. Temos que pensar em quais formatos aquela plataforma pede, o que funciona melhor, o que as pessoas querem ver, oferecer conteúdo, ou seja, algo que seja de interesse do público e que ali você consiga colocar o seu serviço acoplado”, orienta.

Liliane cita ainda que é preciso ter frequência. “Não significa colocar dez posts por dia, mas fazer com que seu conteúdo apareça mais de uma vez para uma pessoa de modo que ela comece ali a pensar e a cogitar contratar seu serviço. O segredo da propagada (rede social tem técnica de propaganda, mesmo não sendo o mesmo formato) é conseguir repetir uma mensagem várias vezes de modo que vai construindo na cabeça do público a lembrança da sua marca”.

Segundo a especialista, o mais importante não é a quantidade de seguidores, mas as pessoas certas. “Quantos pedidos de orçamento este post gerou? Quantos clientes trouxe? Vejo que as pessoas precisam entender melhor o que são mídias sociais, que existe técnica, muitas vezes é importante fazer um curso on-line, contratar um profissional para ajudar no início”, aconselha.

Thiago de Freitas, publicitário, atua há mais de dez anos com a categoria por meio do projeto Super Corretor de Seguros, um braço da Agência TGO que ajuda os profissionais na utilização da internet e do marketing digital. Para ele, uma importante habilidade que o corretor precisa ter é o conhecimento do seu público-alvo e, para quem está começando, a especialização em produtos ajuda a produzir conteúdo para engajar as pessoas na sua comunicação.

“A partir desse conhecimento, são diversas as opções de ferramentas disponíveis para executar suas ações, por isso é importante entender o tipo de campanha que deseja trabalhar, para que defina as ferramentas para tal execução”.

Ele cita ferramentas como o Canva, que podem ajudar na criação de material gráfico para conteúdo e anúncios, o próprio Facebook e o Instagram Ads para alcançar mais pessoas, e o Google Ads para chegar até pessoas que estejam buscando seu produto.

“O importante é entender que o marketing digital, para muitas corretoras, principalmente as pequenas, precisa ser considerado como uma parte do departamento comercial, não apenas uma forma de divulgação, mas um canal de geração de vendas e aquisição de novos clientes. Afinal, a sua empresa precisa estar onde seus clientes e potenciais clientes estão”, argumenta. “O marketing digital é mais sobre conserto do que acerto, então comece o quanto antes e seja persistente, se especialize, estude sobre formas de alcançar o cliente ideal e seja consistente”, finaliza.

Dicas para quem está começando:

1 | Construa sua presença on-line através de um site bem montado e uma rede social bem organizada.

2 | Defina com critério os principais produtos que deseja trabalhar e foque na produção de conteúdo para atrair um público qualificado.

3 | Execute campanhas de prospecção de leads através do Google Ads e/ou Facebook/Instagram.

4 | Utilize as ferramentas de comunicação (redes sociais e SMS, e-mail marketing) para manter um diálogo com a sua base de clientes e aproveite a tecnologia para automatizar processos que você não conseguiria fazer por questões de tempo.

5 | Na internet, diferente da mídia impressa, é possível correção. Podemos alterar as campanhas, mudar os anúncios e ajustar de acordo com o andamento de cada ação. Isso muda o jogo todo.

Para maiores informações: www.supercorretordeseguros.com.br | Instagram @lilianeferrari

https://www.canva.com/pt_br/criar/imagens-social-media/

Conteúdo da edição de julho/agosto/setembro da Revista Aconseg-SP

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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