Interesse dos clientes no produto cresce pelas vantagens de cuidar da saúde bucal com baixo custo
De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o mercado de planos odontológicos cresceu 9,92% nos últimos 12 meses (de agosto de 2020 a agosto de 2021), representando 1,1 milhão de brasileiros a mais que confiam na saúde suplementar para cuidar da sua saúde bucal.
Para Rafael Souza, gerente de Relacionamento de Clientes Estratégicos de Odonto da SulAmérica, a crescente busca pelo produto está associada à facilidade na contratação, excelente custo-benefício e, sob o ponto de vista empresarial, é um importante fator de apoio na retenção de talentos. “O plano coletivo empresarial representa 72,8% do mercado, com mais de 20 milhões de indivíduos”, aponta.
“Os brasileiros valorizam muito a saúde bucal e a aparência dos dentes e da boca”, completa Robert Wieselberg, diretor de Produtos da Amil Dental. Com isso, os planos odontológicos se apresentam como a melhor opção de acesso para o cuidado com a boca. A tendência é que a representação dos planos odontológicos cresça ainda mais, levando em consideração as projeções de retomada do emprego e da renda no nosso país. “Na Amil, nossos esforços para vendas e retenção de clientes não mudaram no período da pandemia. A estratégia de investir em promoções e campanhas para o corretor deu certo, e registramos um acréscimo de 200 mil vidas no segundo semestre de 2021, em relação ao ano anterior”, revela.
Os corretores podem utilizar a sua própria rede de clientes que já têm outros produtos contratados e ofertar o odontológico ou utilizar o produto como porta de entrada para atrair novos clientes, tendo em vista o excelente custo-benefício e elevada qualidade de serviços e coberturas. “É comum as empresas ofertarem o plano aos seus colaboradores na modalidade contratação livre, em que somente aqueles que tiverem interesse vão aderir ao plano assumindo 100% do custo. Ou seja, não há investimento por parte da empresa, fortalecendo ainda mais o argumento de vendas junto ao cliente”, acrescenta Souza.
“Como argumento de venda, vale ressaltar para os consumidores os principais benefícios da categoria: o preço, a qualidade e a melhora na autoestima. Aliado a isso, também é importante o conhecimento dos produtos oferecidos e suas características, de forma a fazer a recomendação mais adequada às necessidades dos clientes”, lembra Wieselberg.
Os planos odontológicos têm cobertura, a partir do plano mais básico, de tratamentos das principais patologias odontológicas e procedimentos preventivos, como restaurações, profilaxias, endodontia (tratamento de canal), próteses (coroas) e até cirurgias (exodontias), e tudo isso a um excelente custo-benefício, ainda mais quando comparado aos custos de um tratamento particular. “A conscientização do cliente está relacionada ao pilar de Saúde Integral da SulAmérica, em que as saúdes física, emocional e financeira andam de mãos dadas, para que o indivíduo possa viver bem no presente e no futuro. O cuidado com a saúde bucal está intimamente relacionado a todos estes pilares e esse argumento tem total sinergia com o olhar de cuidado da área de recursos humanos com seus colaboradores”, diz o gerente.
A principal vantagem é manter uma rede qualificada e ampla para realização dos mais diversos serviços, sempre que necessário, desde pronto-atendimento a cirurgias odontológicas. “Na Amil, fazemos uma cuidadosa curadoria dos dentistas que compõem nossa rede credenciada, assegurando alta qualidade assistencial e segurança nos tratamentos. Outro benefício é permitir uma melhor programação financeira para os clientes que contratam o benefício individualmente. A falta de um plano odontológico pode comprometer grande parte do orçamento familiar em caso de urgências”, explica o diretor. A Amil Dental lançou, em setembro, uma campanha de vendas com abrangência nacional e descontos de até 20% nos planos odontológicos para pessoas físicas e 10% nos planos empresariais, com produtos a partir de R$ 16,83.
Conteúdo da edição de julho/agosto/setembro da Revista Aconseg-SP