Ô! Que história…

por José Carlos Macedo

José Carlos Macedo

A criação da minha holding, que completa 8 anos, inaugurou a era da disruptura do segmento de seguros. Hoje, vejo como a minha história no segmento de seguros provocou inúmeros avanços no setor marcados por inúmeras soluções de sucesso.

Lembro-me que ao criar esse novo modelo em todo o mercado segurador, sabia que se tornaria um verdadeiro hub de soluções entre as seguradoras e todos os canais distribuidores (B2B) – inclusive na digitalização do varejo (B2B2C) – para entregar às empresas e às pessoas novas experiências em proteção, fazendo uso da transformação digital e de tecnologias para gerar acesso e desburocratizar o consumo.

Eu precisava também de uma marca inovadora, que transmitisse imediatamente o meu sonho e idealismo. O novo negócio foi construído diante da visão sistêmica, onde a oferta dos seguros é baseada nas influências dos meios e ambientes onde seus clientes estão inseridos. Os especialistas em branding logo entenderam que os círculos formados entre as empresas e as pessoas – com suas relações, propósitos, crenças e objetivos – eram fundamentais na construção gráfica da nova marca. Por isso o círculo se tornou marca da nova empresa.

O conceito estava já criado em uma visão mais ampla tão sonhada por mim, mas ainda não era suficiente. A tal holding  disruptiva, focada na transformação digital, democratizando o acesso a todos os tipos de seguros (com o propósito desafiante de digitalizar o mercado)  precisava de um nome inovador também e que revelasse toda essa vislumbrada transformação.

O objetivo da nova empresa era gerar proteção assertiva em todos os aspectos e fases das vidas das pessoas. O nome da empresa deveria impactar esse conceito e buscar uma analogia que abraçasse todos os seus pilares de atuação (health, affinty, risk e digital): um verdadeiro guarda-chuva de soluções contra as intempéries do dia a dia. Os especialistas, então, inseriram no círculo uma disruptura de inovação: um quinto de círculo no seu topo foi deslocado para cima e destacado em outra cor (no laranja que representa valor, ideias e inovação), exemplificando um guarda-chuva.

Mas e o nome? A empresa pesquisou na história e encontrou um país que buscou na proteção e no conhecimento profundo de todos os seus ambientes (cenários e terrenos) a sua principal arma para ganhar uma guerra diante de uma potência econômica e bélica: o Vietnã. A palavra “guarda-chuva” (que representa proteção) é traduzida ao idioma vietnamita na grafia Ô. Incrível coincidência, mas o importante mesmo é que a letra também é um círculo e o acento circunflexo formou um guarda-chuva no topo. Uma marca de uma letra apenas (talvez a única até hoje), mas com um profundo significado para mim e para todos que tem o privilégio de fazer parte desse círculo!

Mas as coincidências não param por aí: este ano do oitavo aniversário da Ô Insurance Group, em recente viagem para o Japão, me deparei com uma espécie de bandeira em uma fachada comercial com a palavra “Ô”. Meu espírito curioso foi logo buscar entender o significado e para a minha surpresa a palavra representava a expressão “SEJA FELIZ!”.

Feliz aniversário Ô! Eu e toda a nossa equipe somos muito felizes em escrevermos juntos a sua história.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas