Telma Nagano*
O seguro de vida se tornou um benefício ainda mais importante e amplo nos últimos tempos, podendo contribuir para a segurança financeira e o bem-estar dos empregados e de suas famílias.A pandemia da COVID-19 tornou ainda maisperceptíveis algumas mudanças de comportamento das pessoas em relação à segurança e à proteção financeira. Elas estão mais atentas sobre a importância de se planejarem e de terem alternativas que vão garantir mais estabilidade para suas famílias, caso algum imprevisto aconteça.
Adicionalmente, as pessoas também esperam que as empresas nas quais trabalham as apoiem neste desafio. Os resultados da pesquisa Tendências de Benefícios da WTW, realizada em 2023, mostraram que os empregados valorizam benefícios que contribuem para a saúde financeira de curto e longo prazos, atendendo às suas necessidades e de seus dependentes, reforçando, assim,a valorização do seguro de vida.Neste sentido, é uma alternativa interessante para as empresas incluírem em seus pacotes de benefícios.
Embora represente um investimento financeiro, os custos podem ser relativamente baixos, quando comparados às vantagens que proporcionam tanto para a organização como para os seus colaboradores.Um dos pontos positivos é que essa modalidade passa a ser um elemento-chave para atrair e reter talentos. O seguro de vida vem ganhando espaço nas estratégias de RH, e as empresas que aderirem ou readequarem os tipos de assistências e coberturas, de acordo com o perfil de seus empregados, saem na frente em um mercado de trabalho tão competitivo.
Vale lembrar que, há alguns anos, o seguro de vida era visto apenas como uma forma de garantir a segurança financeira da família em caso de morte ou invalidez permanente do segurado. No entanto, esse conceito evoluiu significativamente. Atualmente, o seguro de vida oferece uma gama muito mais ampla de benefícios. As coberturas são altamente procuradas para doenças graves, por exemplo, proporcionando suporte financeiro para o tratamento e auxiliando na recuperação do segurado.
É importante também ressaltar uma vantagem fiscal significativa: a isenção de imposto. Para os colaboradores, significa que o valor recebido em caso de sinistro não está sujeito à tributação. Para as empresas, por sua vez, o seguro pode ser considerado uma despesa operacional dedutível, representando uma economia tributária para a organização. Essa característica torna o seguro de vida uma ferramenta de proteção financeira e, também, um instrumento estratégico de planejamento tributário.
Além disso, as empresas estão preocupadas hoje em oferecer um seguro mais aderente ao perfil de seus colaboradores, ao contratar apólices que concedem, entre outros, descontos em farmácia, assistências pet e para casa, com serviços básicos de manutenção, e uma infinidade de coberturas que vão ajudar a compor o pacote para determinado empregado, de forma customizada.
Ao oferecer um seguro que acompanha o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, a empresa demonstra uma compreensão mais próxima das necessidades humanas, fortalecendo sua imagem como marca empregadora e oferecendo alternativas que valorizam o capital humano por meio do bem-estar.
*Telma Nagano é diretora de Vida e Produto da WTW