Carros usados estão mais caros em SC; saiba como comparar

Análise feita pela recém-lançada ferramenta Visual Price considerou os veículos mais rentáveis de outubro. Solução dá às concessionárias uma análise personalizada para otimizar as compras e vendas

O último Estudo MegaDealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) mostrou o mercado brasileiro de seminovos bastante aquecido, com o ticket médio de venda dos carros atingindo o valor de R$ 81 mil em outubro. As melhores condições de compra, especialmente para as concessionárias, variam de acordo com a região, sendo o estado de Santa Catarina, atualmente, o que apresentou os preços mais elevados entre os principais modelos analisados.

O Volkswagen T-Cross 1.0, ano 2023, por exemplo, apresentou a melhor rentabilidade em consulta feita na plataforma da Auto Avaliar no dia 24 de outubro. Porém o valor médio sugerido de compra para este modelo no estado catarinense era de R$ 92.600,25, considerando 42 anúncios de veículos idênticos (marca, modelo, versão e ano), enquanto em São Paulo, maior mercado automotivo do país, o valor médio era de R$ 89.098,31, com 204 anúncios publicados na web.

“O principal fator, neste caso, é a clássica lei da oferta e demanda, o que reforça a necessidade de se atentar ao dinamismo do mercado brasileiro e às peculiaridades de cada região. Na Bahia, por outro lado, este mesmo veículo apresentou um valor ainda mais baixo (R$ 86.652,32), com apenas 10 anúncios, o que indica uma oportunidade de mercado para os concessionários que desejam capitalizar em uma demanda menos saturada”, avalia o CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal.

Ainda neste recorte, o modelo Honda City Hatch 1.5, ano 2023, fechou o Top 3 no ranking dos mais rentáveis. Em São Paulo, o valor médio sugerido para compra foi de R$ 92.731, baseado em 37 anúncios. Já em Santa Catarina, com apenas 4 anúncios de veículos similares, o preço médio foi de R$ 95.931,81.

Para chegar nesses resultados, foi utilizada a nova ferramenta Visual Price, um simulador de performance e posicionamento de veículos que, nesse caso, considerou apenas os carros com 30.000 km rodados, um intervalo de venda de 30 dias e uma lucratividade projetada de 16%. Esta solução dá aos profissionais de compra e venda de automóveis uma análise personalizada para otimizar as compras e vendas, garantindo a lucratividade desejada.

O Visual Price está integrado à plataforma Car Invest. Lançada pela Auto Avaliar, que conta com 5 mil concessionárias e 38 mil lojas multimarcas cadastradas em todo o país e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anuais, a Car Invest busca auxiliar os concessionários no desafio de precificação para a compra e posterior venda no prazo ideal e com lucro.

“Além da elevada volatilidade do mercado, as diferenças de preços regionais de valor e as características únicas de cada veículo tornam o processo de avaliação complexo. Nosso intuito é permitir que um lojista tenha, primeiramente, um panorama mais realista do mercado”, afirma Caporal.

De acordo com a Auto Avaliar, a solução Visual Price é composta por dois pilares principais:

O Simulador de Performance permite aos usuários ajustar variáveis como quilometragem e tempo até a venda, observando o impacto nos preços de compra e venda. Esta ferramenta é fundamental para simular diferentes cenários de mercado e otimizar as decisões de negociação.

Já através do Simulador de Posicionamento, os usuários podem modificar o valor sugerido do anúncio para analisar como o posicionamento do veículo se altera em comparação aos outros anunciados na web. Esta funcionalidade ajuda a identificar a posição competitiva do veículo no mercado, permitindo ajustes precisos que aumentam a visibilidade e atratividade do anúncio.

J. R. Caporal observa que o sistema vai além da tabela transacional que considera os valores praticados em negócios C2B, B2B e B2C. “É uma solução que se adapta ao objetivo de cada negócio. Além da “Tabela Auto Avaliar”, que é nossa fonte de dados transacionais para medir os preços médios, é possível segmentar os dados e compreender, por exemplo, as preferências dos clientes em determinado estado ou região, bem como o comportamento da concorrência e, a partir dessas informações, tomar a melhor decisão”, diz.

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