Companhia passa a utilizar mais 300 placas fotovoltaicas para obter energia sustentável no estado de São Paulo. Capacidade produtiva será de aproximadamente 680 kWh/dia, somando mais de 250 mil kWh ao ano
A Copart, referência na organização de leilões extrajudiciais de veículos, acaba de implementar três parques geradores, a partir de fonte solar. A novidade será responsável pelo abastecimento de energia elétrica para a operação da empresa na região sudeste do País e foi instalada nos pátios de Embu das Artes (SP), Itaquaquecetuba (SP) e Pirapora do Bom Jesus (SP).
As placas fotovoltaicas têm capacidade produtiva de aproximadamente 680 kWh/dia, o que significa um potencial de até 250 mil kWh de energia ao ano. O uso da geração solar irá compensar a pegada de carbono equivalente a 244 toneladas de carbono por ano, além de evitar o uso de 96 toneladas de carvão e o corte de mais de 13 mil árvores no mesmo período.
Para a execução do projeto, a companhia já investiu mais de 1,5 milhão de reais para a instalação de 334 placas fotovoltaicas instaladas nos pátios de São Paulo. “Nossos investimentos em infraestrutura não podem se resumir à tecnologia de ponta utilizada no dia a dia da operação”, conta Adiel Avelar, presidente da Copart Brasil.
“Por isso os investimentos em iniciativas de sustentabilidade, não se resumem a este primeiro projeto na Região Sudeste. Já prevemos a instalação de novos parques nos pátios das Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, com a meta de apoiar nossa operação, que já é net-positive”, explica o executivo.
O Gerente de Operações da Copart, Paulo Marson, corrobora o fato da empresa ter alcançado o status de pegada positiva de carbono (net-positive). “Nossa operação já é sustentável, considerando a natureza do negócio e o incentivo à economia circular”, afirma. “A Copart promove a reutilização, recirculação e reciclagem de milhões de carros ao redor do mundo, e segue empenhada em reduzir a pegada de carbono resultado dos processos operacionais da companhia”, conclui o executivo.
Investimento mundial em energia renovável
A evolução da Copart Brasil para um modelo de geração e abastecimento a partir de energia solar, acompanha o posicionamento global da companhia. As instalações da Copart na Alemanha e na Espanha, por exemplo, já são 100% abastecidas por meio de painéis fotovoltaicos.
No último ano, a Copart investiu mais de 20 milhões de dólares em oito projetos de energia solar, destinados a fornecer energia limpa à operação dos Estados Unidos. Ao todo, os projetos solares nos pátios norte-americanos têm capacidade para produzir mais de 65 milhões de kWh de eletricidade em 2023, reduzindo as emissões de CO2e em aproximadamente 28 milhões de toneladas de carbono.