Corretores de Seguros: cinco tendências de mercado para 2025

Com forte impacto da tecnologia, o mercado de seguros está em momento de transformação, e os profissionais da área desempenham um papel essencial nesse cenário de mudanças, exigindo grande capacidade de adaptação e de inovação.

Luciano Lima

Para ajudar você, Corretor, a se preparar para esse novo momento, a Justos, empresa de seguro auto que recompensa motoristas conscientes, e o Diretor Comercial Luciano Lima, destacam as principais tendências do mercado para 2025, e compartilham dicas valiosas para que os corretores se destaquem no novo ano:

  • O avanço da digitalização no setor de seguros

A tecnologia segue como fator disruptivo no mercado de seguros. Sistemas de inteligência artificial, plataformas de multicálculo e de CRM são indispensáveis para agilizar cotações, melhorar a gestão de clientes e oferecer experiências personalizadas.

“Por isso invista em soluções tecnológicas que otimizem sua rotina. A integração de plataformas como a da Justos é fundamental para ganhar eficiência e ter mais tempo para fortalecer o relacionamento com seus clientes. Ao se tornarem parceiros da Justos, os corretores podem simplificar processos como emissão de apólices e acompanhamento de status atualizado em tempo real de cada segurado”, ressalta Luciano Lima.

  • Consumidores mais exigentes e informados

Os clientes estão cada vez mais bem informados e esperam transparência e atendimento rápido. Além disso, a personalização dos produtos de seguro, adaptados às necessidades reais dos segurados, é uma tendência crescente.

Trabalhe com seguradoras que valorizam a transparência e oferecem comunicação clara. “Aqui na Justos a gente simplifica processos e coloca os clientes no centro de suas operações para que você consiga oferecer um serviço e um atendimento de excelência. Oferecemos a conveniência de abrir sinistros e solicitar assistências diretamente pelo aplicativo, por exemplo. Outro diferencial é poder fazer a etapa de reporte descritivo do dano por áudio. Isso não apenas agiliza o processo, mas também traz comodidade para os nossos segurados, que podem relatar danos a qualquer momento, garantindo assistência imediata”, destaca o executivo.

  • Sustentabilidade em alta

Temas como sustentabilidade e impacto social estão cada vez mais presentes nas decisões dos consumidores. No mercado de seguros, isso se traduz em iniciativas que promovam o uso consciente de recursos e práticas ESG (ambiental, social e governança).

Estar alinhado com seguradoras que promovem valores sustentáveis pode ser um diferencial competitivo. Procure por parceiros que adotem práticas responsáveis e ajude a comunicar esses valores ao seu público.

A Justos, por exemplo, é pioneira ao unir tecnologia e propósito, com ações voltadas para a promoção de um trânsito mais seguro. “Incentivamos o comportamento responsável dos motoristas com nosso modelo de precificação justo e programa de recompensas, que consideram os hábitos ao volante para oferecer descontos e vouchers de comida, apps de transporte e gasolina. E isso tem se refletido em resultados muito significativos: desde janeiro, os melhores motoristas da Justos tiveram uma média de melhora na direção de 28% na nossa avaliação da direção”, acrescenta Lima.

  • Captação e fidelização de clientes

Com o aumento da concorrência no setor, os corretores precisam buscar formas criativas de captar novos clientes e fidelizar sua base atual. Estratégias de marketing digital e um atendimento mais humanizado podem ser o diferencial.

Luciano sugere utilizar as plataformas digitais para se aproximar dos clientes e demonstrar o valor do seu serviço como consultor de confiança. “Em 2025, a relação humana será tão importante quanto a tecnologia”, aponta.

  • Diversificação de produtos e parcerias estratégicas

Corretores que diversificam seu portfólio e estabelecem parcerias com seguradoras inovadoras conseguem atender melhor às necessidades de diferentes perfis de clientes.

“Ofereça uma gama de produtos e procure seguradoras que disponibilizem opções flexíveis. A Justos, por exemplo, aposta em soluções digitais acessíveis e eficientes, ideais para clientes que valorizam praticidade”, conclui Lima.

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