Roubo e furto de SUVs crescem 10% em fevereiro

Renegade, Ecosport, Kicks e Compass lideram o ranking, mostra levantamento da Ituran

O número de roubos e furtos de SUVs na capital paulista aumentou em 10% em fevereiro, comparado ao mês de 2023, segundo levantamento da Ituran Brasil, autotech global líder em monitoramento veicular, O levantamento tem como base os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. De acordo com a Ituran, no referido mês, os casos passaram de 825 em 2023 para 910 em 2024.

Ainda de acordo com a autotech, em fevereiro deste ano houve uma queda de 31% nas ocorrências envolvendo o modelo Compass, enquanto o Renegade registrou um aumento de 57%.

Perdizes, bairro da Zona Oeste Paulista, se destaca entre os locais com mais ocorrências, com um aumento de 200%, totalizando 15 casos registrados desde o início do ano, em comparação com os cinco casos do mesmo período do ano anterior.

Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil, destaca que essa área tem um alto índice de furtos. “Nos dois anos, o tipo de ocorrência predominante nessa localidade é o furto, sendo a maioria dos casos registrados durante a noite. Isso ressalta a importância de os motoristas manterem seus veículos estacionados em locais seguros, como estacionamentos ou garagens”.

Outra região com aumento significativo de casos de roubo e furto é a Zona Leste, onde os bairros Vila Formosa registraram um aumento de 130,8%,seguida do Tatuapé com 100% e São Lucas com 90%. “No entanto, em Vila Formosa observamos uma mudança no padrão de horários, com mais ocorrências noturnas em 2024, em contraste com o período da tarde em 2023. O Jeep Compass continua sendo o veículo mais visado nesse bairro”, destaca Correia.

No ranking dos veículos com mais casos de roubo ou furto, o Renegade, lidera com um aumento de 57,4%, seguido pelo Kicks com um aumento de 38,9% e Ecosport com uma diminuição de 6%.

Um aspecto significativo a ser observado é a proporção de roubo para furto do modelo Renegade. Em janeiro e fevereiro de 2024, a proporção foi de 86,47% para furto e 13,53% para roubo, enquanto em 2023 era de 44,44% para furto e 55,56% para roubo.

“Notamos que neste ano o período da madrugada teve um aumento de 400%. O que reforça que períodos com menos movimentação na rua ou menos vigilância são os mais visados por criminosos. A chave nesses casos é estacionar em locais seguros, prestar atenção aos arredores, e durante a noite, preferir áreas movimentada”, ressalta Fernando.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas