Revista Cobertura aborda tendências para o ano e também traz um retrato do atendimento das seguradoras na ocorrência das chuvas do litoral norte em 2024
Alguns fatores continuarão a impulsionar o mercado de seguros em 2024, conforme executivos entrevistados na edição 261 da Revista Cobertura. Há unanimidade de que a tecnologia e tudo o que ela traz como a transformação digital, inovação e a inteligência artificial vão dar um tom diferenciado não só ao trabalho do corretor como a todo o mercado de seguros.
“Os corretores precisam estar atentos a esses temas e se adaptar rapidamente para alcançar não só bons resultados em 2024, como nos próximos anos”, chama a atenção Karine Brandão, vice-presidente Comercial e Marketing da AXA.
“A tecnologia e a inovação continuarão a moldar as operações do setor de seguros, com a implementação de inteligência artificial e a automação de processos, para aprimorar a eficiência operacional, impulsionar as vendas e oferecer uma experiência ainda mais personalizada aos corretores e clientes”, orienta Cícero Barreto, CMSO do Grupo Omint.
Embora a tecnologia seja algo mandatório, Charles Alves da Costa Jr., diretor-executivo da Oceânica, lembra que o mercado ainda não é maduro para se ter um processo de inteligência artificial na venda. O casamento seguradora e corretor continuará existindo. “O corretor é quem entende o cliente. Ele pode usar os algoritmos da AI dentro da sua corretora para poder massificar as suas vendas e dar atendimento de mais qualidade”.
Especificamente na saúde, Carmem Ribeiro, diretora de Mercado da Dr.Online, ressalta que a colaboração entre seguradoras de saúde, provedores de tecnologia e instituições de saúde está crescendo. “Essas parcerias podem levar ao desenvolvimento de novas soluções digitais de saúde e a uma melhor integração de serviços de saúde e seguros, proporcionando uma experiência mais coesa para os consumidores”, diz.
Inclusive, na saúde, a especialização continuará sendo mandatória. “O corretor precisa dominar muito a consultoria no saúde para conduzir bem o cliente e fazer a retenção em sua carteira, bem como olhar com muita sabedoria e propriedade o mercado”, ressalta Marcelo Reina, CEO da Brazil Health.
“Empresas de todos os portes estão entendendo cada vez mais que a saúde de seus colaboradores impacta diretamente na saúde dos negócios e buscam produtos que se adequem à suas necessidades específicas. Mais do que contratar planos, o que as companhias buscam é um parceiro que possa atuar na gestão integral da saúde dos colaboradores”, argumenta Farias de Sousa, CEO da Allcare.
Regis Melo, coordenador de Relacionamento Comercial da Maxpar, aponta as atualizações tecnológicas nos seguros, como conectividade e eficiência do veículo e novos serviços de assistência voltados para carros elétricos, vão aprimorar sua jornada de experiência na utilização dos serviços.
“Vemos o mercado se movimentando para atender a demanda, não só adequar as coberturas existentes para carros movidos a combustão. Mas é preciso mais, se diferenciar e desenvolver novos serviços e coberturas específicas para esses tipos de veículos”, destaca Arthur Moraes, coordenador de Marketing e Comunicação da Delta Global.
“Hoje temos alguns players operando neste segmento, mas com a entrada das sandbox este trabalho se acelerará, proporcionando cobertura securitária as classes mais necessitadas”, completa Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental.
Acesse essa e outras matérias na edição de janeiro/fevereiro (261) da Revista Cobertura.
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