Karine Brandão passa a conduzir a estratégia comercial junto aos diretores territoriais, que têm como objetivo posicionar a operação brasileira na liderança do ranking global da companhia
Em 2024, a MAPFRE realizou um trabalho intenso internamente que contemplou uma revisitação nos principais portfólios de produtos como Auto, Agro, Massificados e Vida, além da reformulação de uma nova jornada para o corretor, incluindo questões operacionais e o MAPFRE Negócios.
“Essa é a mudança mais importante dos últimos anos da MAPFRE no Brasil”, define Oscar Celada, CEO adjunto de Negócios da MAPFRE, ao falar sobre a organização da companhia com ajustes importantes nos produtos.
Dessa forma, a companhia ingressou em 2025 com uma nova proposta de valor para os corretores de seguros, tendo, inclusive, o canal corretor liderado por Karine Brandão, que assumiu em janeiro como diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE.
“Hoje, temos um momento único na companhia, no qual a MAPFRE inicia uma nova jornada, de mais proximidade com os corretores de seguros”, sintetiza a diretora.
Karine conduz a estratégia comercial junto aos cinco diretores territoriais da companhia – Antonio Edmir (NO, NE, DF e GO), Guilherme Bini (Sul), Jonson Marques (SP Capital e interior), Diego Bifone (MG, ES, RJ e CO) -, com a meta de posicionar a operação brasileira na liderança do ranking global da companhia.
“A primeira ação foi segmentar os corretores e todos tem um modelo de atendimento e proposta de valor”, explica Karine, sobre os cinco segmentos (bronze, prata, ouro, diamante e rubi), nos quais todos os 19 mil corretores estão classificados para melhor atendimento. Inclusive, para consolidar toda a proposta de valor, a companhia também apresentou o novo programa de relacionamento com os corretores, o Mapfre + Corretor.
“O programa traz para nós a possibilidade de ter um relacionamento transparente e estruturado, em que o corretor entenda claramente onde ele está no relacionamento e performance conosco e entenda o que precisa para poder evoluir nas categorias dentro da companhia”, diz a diretora, sobre a segmentação de corretores em que cada um possui um modelo de atendimento.
Todo o trabalho tem como objetivo passar a operação da MAPFRE no Brasil da segunda para a liderança na produção global da seguradora e dobrar o número de corretores parceiros – atualmente são 19 mil – em cinco anos.
“Os maiores investimentos da companhia neste ano são direcionados para a marca e em fidelizar e desenvolver o canal corretor”, assinala Karine.
Corretor no foco
Segundo Celada, o trabalho também reforçou a necessidade de toda a companhia entender a importância dos canais de distribuição como foco da estratégia. “O corretor é soberano no cliente e é preciso entender as suas necessidades”.
Para entender melhor as dores e virtudes do trabalho com os corretores, a companhia contratou uma consultoria.
No quesito jornada do corretor, foi criado o Conselho de Corretores, a Sala do Corretor, a Sala do Cliente e o Centro de Formação. “A nova jornada do corretor começou com a criação do Conselho de Corretores. Também criamos a Sala do Corretor e a Sala do Cliente, em que garantimos que tudo o que estamos construindo nós testamos, ajustamos e retornamos. Essa é uma companhia com olhar transversal e que, de forma multidisciplinar, olhou para o projeto de corretores”, ressalta Karine.
O Portal do Corretor também passou por reformulações para o corretor ter mais autonomia e acessar com mais agilidade e facilidade. “Isso também traz proximidade. Por isso, o Mapfre Negócios foi completamente revisitado”.
Hoje, a companhia tem cinco principais nichos de negócios: Auto (30,9%), Industriais (22%), Riscos Especiais (14,2%), Vida (13,5%), Agro (10,1%) e Transportes (9,2%).
Em Auto, por exemplo, a companhia aderiu ao parcelamento em 12 vezes sem juros, renovação protegida, nova tarifa de passeio, desconto tarifa caminhão e nova jornada de venda simplificada. Redução de telas e perguntas para que o corretor tenha uma relação com o cliente mais fluida.
Assessorias
“A MAPFRE também passa a ter as assessorias em seguros como pilar importante na estratégia de distribuição”, acrescenta Karine.
A companhia também conta com o braço das assessorias, que possui uma gerência dedicada ao canal, além da estrutura na matriz, que faz a governança para acompanhar as performances e entregar os melhores contratos para as assessorias e entender as necessidades para ajustar a operação em todo o Brasil.
Notícias relacionadas:
‘MAPFRE Innovation Summit’ aborda tecnologia, inovação e tendências no mercado de seguros