Com a aquisição da operação da Sompo, seguradora vê ganhos na diversificação de carteiras e em capilaridade, pois passa a contar com 78 filiais, além de herdar a parceria com 36 assessorias em seguros em SP e RJ
Antes de concluir a compra da Sompo Seguros, a HDI Seguros promoveu dois encontros com as assessorias em seguros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Segundo o CEO da HDI, Eduardo Dal Ri, a preocupação era mostrar um projeto para recepcionar as assessorias.
“De tudo que a Sompo transaciona e trabalha, o meu tendão de Aquiles eram as assessorias. Tivemos um projeto que começou na pandemia, cuja expansão se prejudicou com a própria pandemia, mas agora temos uma política de assessorias que iremos colocar dentro da HDI, que já está preparada para receber a produção da Sompo com as assessorias”, comenta o executivo sobre a ação que engloba 36 assessorias.
Segundo ele, desde o momento da assinatura da compra a companhia começou a se preparar, inclusive contrataram uma consultoria que irá apontar tudo o que é necessário para o êxito da sinergia das operações. “Preciso me aproximar das assessorias, entender o que elas tinham na Sompo e ver como vou traduzir isso na companhia. Particularmente, tenho experiência com isso”, disse ao se referir ao processo pelo qual a Allianz passou com a aquisição da área de Automóveis e Ramos Elementares da SulAmérica.
“Vamos passar de 1,7 milhões para 2,3 milhões de veículos segurados, seremos a quarta colocada em automóvel, a sexta em residencial e o segundo em empresarial”
Diversificação e expansão
Diversificação de carteiras e a expansão são marcos da aquisição da Sompo. Dal Ri exemplifica que a HDI entra no segmento de Condomínio sendo um dos líderes e, no Vida, fica 10 vezes maior. “Acreditamos na diversificação e na expansão geográfica, pois vamos participar mais da produção do mercado de São Paulo. Afinal, 45% da produção da Sompo vem da região metropolitana”, destaca.
Com a transação, o Brasil pode se tornar a segunda maior operação da HDI fora da Alemanha.
O grupo alemão mantém um olhar estratégico a quatro regiões – Brasil, México, Polônia e Turquia. “São mercados que reúnem atributos que os tornam especiais para o grupo. Um deles é a capacidade de crescimento orgânico ou não, porque o mercado alemão é maduro. Aqui no Brasil temos uma subpenetração dos seguros. Por isso, o nosso grupo comprou a operação da Sompo Seguros”, destaca o CEO. “Se pudéssemos comprar mais seguradoras, nós compraríamos, tamanha a excitação do grupo com o Brasil”, acrescenta.
Automóvel
Com a aquisição da Sompo, a HDI Seguros expande o número de filiais de 56 para 78, vai ampliar o número de corretores parceiros que somente com os números da HDI somam 30 mil. “Vamos passar de 1,7 milhões para 2,3 milhões de veículos segurados, seremos a quarta colocada em automóvel, a sexta em residencial e o segundo em empresarial”, destaca Dal Ri.
O CEO da HDI lembra que o ramo passou por uma turbulência durante a pandemia, com os efeitos da inflação. “Acreditamos que o mercado de seguros, especialmente o de Automóvel, é extremamente resiliente. Buscamos ser mais eficientes para o cliente em atendimento de sinistros, oferecer as melhores propostas de valor e, ao mesmo tempo, melhorar as nossas ferramentas de precificação”, acrescenta.