17 edição da publicação da Cobertura Editora aborda o trabalho das assistentes virtuais no oferecimento de soluções reais para os segurados
Cada vez mais as grandes empresas têm apostado na inteligência artificial (IA) para facilitar a interação com os clientes. Com o tempo, esses personagens têm sido humanizados a tal ponto de as pessoas se identificarem e não sentirem que estão sendo atendidas por uma máquina. Segundo um estudo da consultoria Gartner, essa forma de atendimento foi popularizada a partir de 2011 e, em 2021, estima-se que 25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais. Assim como é tendência nos bancos, no mercado de seguros as seguradoras e empresas prestadoras de serviços têm apostado neste modelo.
O aprimoramento da inteligência artificial faz com que as pessoas se familiarizem com a utilização da tecnologia para diversos serviços e, muitas vezes, nem percebam que estão sendo atendidas por robôs.
“Serviços de assistência virtual têm sido uma tendência mundial pois, em geral, são um grande facilitador do dia a dia das pessoas, já que tornam toda a jornada de atendimento mais ágil, fluida e cômoda”, afirma Fabio Dragone, diretor de Inovação e Tecnologia da Bradesco Seguros.
O grupo Bradesco conta com a BIA desde 2018, a inteligência artificial que também atende aos clientes da Bradesco Seguros.
Cintia Kim, superintendente de Marketing da HDI Seguros, avalia que proporcionar ao cliente o contato com uma assistente virtual garante mais agilidade ao atendimento. “Para o consumidor, a interação com essa tecnologia deixa a sua jornada mais fluida e menos mecânica. Além disso, o atendimento vai se moldando conforme a interação feita com o segurado, sendo capaz de oferecer uma experiência personalizada de acordo com as necessidades de cada um”, diz.
Como parte da estratégia de ser cada vez mais digital, a fim de tornar seu atendimento cada vez mais ágil e descomplicado, a Zurich Seguros lançou em junho de 2020 sua assistente de atendimento 100% virtual – que se chama Laiz, sigla de Leading Assistant Intelligence, e, embora utilize inteligência artificial, ela tem um rosto e personalidade própria, humanizando o atendimento. “O serviço, que se encontra disponível no site da seguradora, tem contribuído para esse objetivo”, afirma Lucía Sarraceno, superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com Cliente da Zurich no Brasil.
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