Com amplo portfólio de produtos e de atendimento, companhia desenvolve estratégias em conjunto com as assessorias para atender os corretores. “Trouxemos as assessorias para fortalecer as relações para que o corretor se sinta cada vez mais próximo e bem atendido na empresa”, afirma Jonson Sousa
Carol Rodrigues
“Quem escolhe como quer se atendido é o corretor. Esse é o modelo de distribuição da MAPFRE”. A frase do diretor comercial da companhia, Jonson Marques Sousa, demostra a importância que o canal corretor tem para a MAPFRE Seguros.
A companhia, que possui um amplo portfólio de produtos, também expandiu a sua capacidade de atendimento. Em 2022, a MAPFRE passou a contar com a parceria das assessorias em seguros em todo o Brasil. A inserção do canal foi pensada com o objetivo de aumentar a capilaridade e alcançar o corretor que, hoje, ainda não trabalha com os produtos da seguradora.
“Trouxemos as assessorias para fortalecer as relações para que o corretor se sinta cada vez mais próximo e bem atendido na empresa. As nossas relações serão construídas em comum acordo com o corretor. Ele pode ser atendido por um assessor comercial a distância, por um assessor presencial, por uma assessoria ou um gerente comercial. Construímos um modelo em que o corretor é parte integrante desta decisão”, justifica Sousa.
Nova fase
A MAPFRE passou por um processo de reorganização com o objetivo de ampliar a sua capacidade de atender os corretores. Segundo o diretor, os atendentes nas sucursais foram promovidos a assessores comerciais e capacitados para se juntar aos assessores já existentes. Além disso, criou a estrutura chamada MAPFRE ON, que atende um grupo grande de corretores, onde eles estiverem.
“Criamos um exército de pessoas dedicadas a desenvolver esses corretores e atrair outros profissionais, além das Diretorias Territoriais, que são responsáveis pela estratégia de cada território”, conta ele sobre as cerca de 500 pessoas dedicadas ao negócio e à venda que compõem a rede de atendimento ao corretor.
“Dada a nossa missão de crescimento sustentável na companhia e sabendo da qualificação que já existe nas assessorias, nos aproximamos daquelas que nós já conhecíamos e que têm relacionamento com os nossos executivos para propor uma estratégia de desenvolvimento conjunto”, acrescenta.
Em síntese, conforme Sousa: “Queremos ter mais corretores na companhia”.
Perfil das assessorias
De acordo com a companhia, o critério para atuar com as assessorias é que elas tenham investimentos, capacidade técnica de atender com excelência os seus corretores e tenham corretores já relacionados para unir forças. “Nós temos muitos produtos, rede estruturada e a missão de ampliar nossa carteira e nos unimos às assessorias que já têm uma carteira, corretores, estrutura e querem oferecer outros produtos aos corretores. Com isso, ampliamos a capilaridade e chegamos a outras áreas e corretores que ainda não tinham experimentado a nossa operação”.
Não há uma região específica em que a companhia direcione investimentos, pois a estratégia é atender o corretor nos quatro cantos do Brasil. “Em todos os territórios brasileiros há espaço para operar com as assessorias sem competir com o modelo tradicional que temos de carteira de corretores alocados nos nossos assessores e gerentes. O mercado brasileiro é exponencial e tem espaço para todas as soluções”.
O trabalho com as assessorias está em diferentes estágios. As primeiras já cadastraram seus corretores e participaram de ciclos de capacitação com o apoio da companhia. “Algumas já estão bem evoluídas e já temos negócios em andamento. Outras estão em fase de cadastramento dos corretores. Em todas elas, há a certeza de que a operação será grandiosa”.
Inclusive, a companhia designou Felipe Freitas como gerente comercial Nacional de Assessorias. “Acabamos de entregar uma solução tecnológica que é um front que a assessoria consegue no nosso portal ter a visibilidade de todos os corretores que estão debaixo da sua grade de atendimento”, comenta.
Novos nichos para as parceiras
O Portal de Negócios da MAPFRE criado para o corretor funciona como uma sucursal da companhia. Nele, as assessorias têm a gestão de todos os seus corretores, além dos corretores que têm toda a visão dos seus negócios. Inclusive, a plataforma é responsiva e funciona no desktop, em notebook e em smartphone.
A MAPFRE ainda possui uma plataforma de capacitação disponível para os corretores. O MAPFRE Centro de Formações agora também aberta para as assessorias. São diversos cursos, dentre eles técnicas de vendas, com certificação do Senac, Além disso nossa gerência de Formação Comercial pode personalizar a formação de acordo com cada assessoria.
Jonson Marques Sousa cita como ramos com grandes oportunidades os seguros de Pessoas – Vida Global, os individuais e os coletivos –, Agronegócio – agricultura, danos, benfeitoria, aviação agrícola – e PMEs.
“Nós crescemos fortemente no agronegócio. Comemoramos R$ 1 bilhão de produção somente em proteção à agricultura brasileira. Operamos muito com seguros de danos de empresas. Os corretores podem cotar com valores em riscos de até R$ 50 milhões diretamente em nosso portal . É uma autonomia gigantesca que facilita a vida dos corretores e assessorias. E para suportar as nossas corretores e assessorias, todas as nossas diretorias territoriais contam com especialistas nesses segmentos porque é um processo que elas estão nos conhecendo melhor. Juntamos conhecimento, proximidade, formação e produtos para dar suporte para que a assessoria, de fato, se sinta uma estrutura da companhia e quase uma sucursal da empresa”.
Novo momento
Com as assessorias, a MAPFRE demostra que possui um projeto audacioso de abraçar mais corretores. “Hoje, temos uma posição importante no mercado segurador. Em algumas carteiras já somos líderes de mercado. Esse projeto com as assessorias é de longo prazo. Algumas seguradoras estão experimentando isso há muito tempo e agora nos permitimos fazer isso. É um momento em que temos alinhados processos e produtos, e novas tecnologias permitem que atendamos esses profissionais bem e que possamos torná-lo parte da companhia”.
“As assessorias não serão um apêndice da empresa, mas, sim, parte da empresa, que terá relevância na nossa produção e nossa estratégia. Há todo um cuidado da companhia com as assessorias e com os corretores que vão experimentar a empresa”, completa.
Jonson Sousa define o atual momento da seguradora como um processo de aceleração em que conta com a confiança de todos. “Estamos vindo de transições gigantescas em nossas vidas, desafios grandes para as seguradoras e a companhia passa por isso de maneira serena e sólida e quer, de forma estruturada, ampliar a sua capacidade de chegar às pessoas, trazendo consigo as assessorias que são empresas consolidadas e que mostram o seu valor há muitos anos. Vivemos um momento ótimo para nos reunirmos, conversarmos e organizar uma estratégia de trabalho. Estamos disponíveis a ouvir todos. A nossa companhia está pronta para esse novo momento”, conclui.