Divulgação do 6° Relatório Aconseg-SP 

Se a entidade fosse uma seguradora, ela seria a 18ª do mercado em prêmios emitidos

Clique aqui e veja na íntegra o 6° Relatório Aconseg-SP

O 6° Relatório Aconseg-SP – A ascensão do mercado de assessorias no Estado de São Paulo, mostra o quanto esse canal de distribuição vem ganhando cada vez mais relevância na indústria de seguros, na diversificação de carteiras, com mais companhias parceiras, na geração de empregos, são mais de 580 diretos, e no apoio para um número cada vez maior de corretores.

Produzido pelo economista Francisco Galiza, diretor da Rating Seguros, em parceria com a Cobertura Mercado de Seguros, o estudo apontou que por conta da pandemia, em 2020, o volume de prêmios emitidos pelas assessorias afiliadas ficou praticamente estagnado, similar a 2019, na ordem de R$ 1,8 bilhão, mas em plena recuperação neste ano, na casa de R$ 2 bilhões.

“Uma das perguntas feitas para as assessorias foi: “qual é a previsão de crescimento para 2021”? Aproximadamente 50% estimam que chegarão a 10%, enquanto mais de 30%, entre 10% e 20%. Ou seja, devemos ter uma taxa média de crescimento de 15%, em 2021, em relação a 2020”, ratificou Galiza.

Diversificação – O relatório também retratou o diversificação das assessorias. No primeiro semestre deste ano, a proporção de prêmios emitidos de automóvel foi praticamente igual ao de saúde. Incluindo o segmento de pessoas, o valor de prêmios ultrapassa o de automóvel. “Em 2016, o automóvel representava quase 60% dos prêmios das filiadas, hoje, representa 45%, mostrando que houve uma mudança no perfil e do próprio mercado segurador. A Aconseg acompanhou e até ampliou um pouco isso”, analisou Galiza.

Presidente da Aconseg-SP, Hélio Opipari Junior, comentou que pelo levantamento do Galiza, mais de 90% das assessorias já estão investindo no segmento de benefícios, saúde, vida e previdência, e que as demais 10% estão dispostas a investir nessa área. Questionado sobre a participação do vida nos resultados das assessorias, ele disse que apesar do percentual de 3% parecer pequeno, não é. “A produção total da Aconseg é na ordem de R$ 2 bilhões, 3% são R$ 60 milhões, e já passa a ser um número interessante”.

Nas palavras de Jairo Christ, vice-presidente, as assessorias não são somente distribuidoras de seguros RE, mas de pessoas e benefícios. “A própria pesquisa do Galiza comprova isso, as assessorias querem se focar em pessoas e em benefícios”. E estão investindo bastante nessa área.

Consolidação – A Aconseg-SP reúne 36 assessorias, 18 parcerias, entre seguradoras e operadoras de saúde, e 30 mil corretores cadastrado, sendo alguns duplicados por trabalharem com mais de uma assessoria. “Nós estimamos em 18 mil corretores, o que é bastante representativo, se considerarmos que o Estado de São Paulo tem 50 mil corretores. O que mostra a consolidação do nosso negócio é o número de seguradoras e operadoras que acabaram aderindo ao nosso modelo”, disse ele.

Segundo ele, no ranking das dez maiores seguradoras no ramo de auto, oito são parcerias da Aconseg e, entre as seis maiores operadoras de saúde, cinco delas trabalham com as assessorias. O diretor Financeiro, Ricardo Montenegro, contou que em 2003, quando foi fundada a Aconseg, o número de parceiras não chegavam a cinco. “Você vê a evolução de parceiros que nós temos no mercado de seguros, com relação à evolução do nosso negócios”.

Interiorização – A maior concentração de assessorias está na capital, representando 65% do total, enquanto 25% estão no interior do Estado. Alberto Novais, diretor Interior, comentou que isso tende a mudar um pouco. “É uma questão de tempo termos alguma transformação, não só no sentido de aumentar o número de corretores assessorados, mas também o número de companhias que estão voltando para o interior, trabalhando com as assessorias”.

Montenegro acrescentou que com o aumento do número de assessorias afiliadas à Aconseg, isso pode mudar consideravelmente. “Tem muitas assessorias no interior que ainda não são afiliadas à Aconseg, com um crescimento de número dessas assessorias se atrelando à Aconseg, esse número pode mudar consideravelmente”, validou.

Na ponta – Diretor Administrativo e responsável pela área de Marketing da Aconseg-SP, Leandro Henrique, falou sobre a importância da personalização do atendimento, em um mundo cada vez mais digital. “Com as assessorias, o modelo muito forte é justamente poder trabalhar na personalização do atendimento para as corretoras, para que elas consigam fortalecer cada vez mais a marca delas no mercado. Nós, assessorias, estamos aqui para no meio dessa personalização de atendimento, levar as melhores ferramentas, as melhores práticas e a tecnologia é uma aliada fortíssima dos corretores”.

Para Hélio, chegou o momento da Aconseg dar o maior apoio na capacitação e no treinamento do corretor de seguros. “A importância dele foi comprovada, mas a sua sobrevivência estará muito ligada ao seu desenvolvimento tecnológico e intelectual, dentro da sua empresa com pessoas capacitadas. É um momento das associadas da Aconseg realmente darem esse apoio e estamos preparados para isso, desenvolvendo bastante as áreas de tecnologia e marketing, na capacitação desse profissional”.

Relevância – Galiza pontou que as assessorias estão buscando outros nichos de negócios, são empresas alinhadas com a preocupação digital, investimentos em marketing e na contratação de funcionários de benefícios. “Se eu pudesse definir o mercado de assessorias e de corretagem, eu definiria como um setor resiliente. No ano passado, ninguém esperava uma crise pandêmica como essa e o mercado conseguiu se adaptar, vendendo produtos de benefícios, previdência, e trabalhando de casa. Os prêmios (da Aconseg-SP) foram mantidos e isso é um mérito”. Segundo ele, se as assessorias fossem uma seguradora, elas estariam no 18º lugar do ranking em prêmios emitidos. Confira a entrevista no canal da TV Cobertura no YouTube.

Clique aqui e veja na íntegra o 6° Relatório Aconseg-SP

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas