Thaís Ruco
O corretor de seguros é fundamental no contexto de mudança de comportamento do consumidor, por isso precisa estar cada vez mais conectado com o mundo digital e entender o momento de vida dos clientes para assertiva abordagem de oferta de produtos. “O entendimento das necessidades do mercado pelo corretor, junto de um processo digital e ágil das seguradoras e produtos atrativos, tende a apoiar na retomada do setor”, afirma Luciano Lima, diretor Comercial da SulAmérica.
“Como principal canal de distribuição de seguros do País, o corretor é o agente responsável por essa transformação”, resume Hamilton Torres Carneiro Sobrinho, diretor do Canal Corretor da Mapfre. “É ele que leva as soluções para atender e proteger a sociedade, hoje, amanhã e por muitos anos. O corretor, de fato, é o ator principal deste mercado”.
“Esta também é uma boa oportunidade para que o corretor de seguros reforce o protagonismo de sua atuação no mercado”, avalia João Luiz de Lima, diretor Comercial Nacional Varejo da Tokio Marine Seguradora.
“Por maior que seja a implementação de novas tecnologias, para que se consiga atender a demanda do consumidor, o corretor faz parte e é inerente ao processo segurador, sendo a necessária ligação entre seguradora e consumidor”, aponta Paulo Fernando Hengdes, diretor-presidente do Grupo MBM.
Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros, percebe que os corretores estão evoluindo cada vez mais – “de especialistas em produtos para especialistas em pessoas”, oferecendo a proteção adequada aos diferentes ciclos e momentos de vida de cada cliente e empresa. “Esses profissionais tiveram um papel fundamental nesse período, se tornaram os principais mediadores de um processo muito profundo de transformação de necessidades e hábitos de consumo”.
Rivaldo Leite, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto Seguro, argumenta que tanto a tecnologia quanto os serviços personalizáveis também são benéficos para os corretores de seguros. “Proporcionam um leque maior de opções para o parceiro trabalhar, além de otimizar seu dia a dia, oferecendo praticidade e conforto”.
O contato direto com os clientes dá vida ao atendimento digital. “Os corretores são peça fundamental desse atendimento humanizado e personalizado”, afirma Lucía Sarraceno, superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente da Zurich no Brasil.
Para Daniela Bouissou, diretora de Transformação da Liberty Seguros, desde o início da pandemia os corretores têm se reinventado para continuar atendendo os seus clientes da melhor forma possível, o que fortalece o relacionamento tanto com os segurados quanto com as companhias. “Essa tendência deve se manter para os próximos anos, para que continuem oferecendo atendimentos customizados aos consumidores”.
Os corretores devem aproveitar a oportunidade que a pandemia deixou para o setor: nunca se falou tanto sobre seguro e sobre a importância de pensar no futuro, na proteção financeira e no bem-estar. Ramón Gomez, vice-presidente comercial da MetLife Brasil, aponta: “O propósito do corretor de seguros neste novo momento será o de levar para os clientes aquilo que eles esperam e ‘surfar’ nesta onda de oportunidades para comunicar os benefícios dos seguros”.
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