Foco em produtividade, eficiência, proximidade com os corretores, investimento em tecnologia, olhar estratégico para as assessorias e a entrada no auto individual projetam a escalada da Sura no Brasil
Passar de R$ 21,9 milhões de prejuízos, em 2020, para R$ 17,2 milhões de lucro em 2022, exigiu planejamento, estratégia, transformações e, sobretudo, um time imbuído do mesmo propósito. Esse é o retrato da Seguros Sura no Brasil, que registrou um lucro líquido de R$ 31,34 milhões no ano passado, e trabalha para atingir R$ 43 milhões em 2025 e chegar aos R$ 50 milhões até 2028.
“É uma companhia que vem ano a ano melhorando os seus processos de subscrição, ou seja, a sua gestão técnica, seja das soluções que somos especialistas em atuar, como transportes e frotas, sejam outras soluções, em que operamos em um período mais curto, como vida, residencial e empresarial”, define Renato Santos, CFO da Sura.
Na Sura, as decisões são tomadas com as informações agregadas de todas as áreas. Por isso, Daniel Betancur, VP de Clientes, Canais e Acessos da Seguros Sura, atribui às pessoas que compõem os times e a integração da todas as áreas da companhia, a transformação nos números. “Todos nós temos propósitos em comum”.
A próxima missão do time Sura é atingir os R$ 5 bilhões de faturamento em 2028. “O nosso comitê de Transformação trabalha em mais de 22 iniciativas para poder chegar ao objetivo comum. Esse trabalho é articulado entre várias áreas”.
Mudança no atendimento ao corretor
A área comercial da companhia também passou por transformações. Antes, um gestor comercial atendia de 80 a 120 corretores, agora as grades de atendimento foram reduzidas para 40 parceiros.
“A nossa forma de atuar é em dupla e chamados de unidade comercial. Ela é composta por um gestor de desenvolvimento de mercado, cuja responsabilidade principal é fazer visitas estruturadas e gerar relacionamento, e diversificação de portfólio, e o gestor de negócios, que atua internamente responsável por renovações e relatórios. Dessa forma, conseguimos melhorar muito o nosso atendimento e, como consequência, as vendas aumentaram significativamente”, descreve Alex Oliveira, diretor regional São Paulo da Seguros Sura.
Embora a companhia invista em tecnologia, o VP ressalta que o investimento no capital humano segue em paralelo. Afinal, é preciso entender as necessidades dos clientes e dos corretores.
“Fizemos também uma transformação dentro da companhia, dos papéis e responsabilidades das pessoas que atendem esse corretor, até para a distribuição de responsabilidade ser mais efetiva. Também temos o pós-vendas para maximizar toda a nossa proposta de valor em ter um pessoa dedicada às unidades comerciais. Isso nos dá velocidade e produtividade com os corretores. A nossa visão de criar relações duradouras, de longo prazo, e criar relacionamento forte com o corretor vai se materializando aos poucos”, acrescenta Betancur.
Segundo Oliveira, esse processo foi iniciado com a filial São Paulo, denominada SP Sul. Somente na capital de São Paulo a companhia possui três filiais: centro, zona sul, ABC e litoral; zonas leste, oeste e leste, além da filial Corporate, dedicada ao atendimento a megabrokers.

“Ao longo de um ano e meio conseguimos penetrar em todas as filiais. É um período mais maduro da segmentação e já estamos colhendo ótimos resultados desse processo. Performamos o primeiro trimestre bastante acima do planejado e estamos muito felizes”.
Capilaridade com as assessorias
O trabalho com assessorias em seguros em São Paulo ainda não está maduro dentro da Sura. “As assessorias fazem parte do nosso projeto, inclusive, em 2025 teremos um líder para olhar somente para esse canal”, antecipa o diretor de São Paulo.
Com essa nova liderança, a Sura pretende aumentar a quantidade de assessorias com as quais trabalha – em São Paulo atualmente são quatro.
São mais de mil corretores atendidos diretamente pelos gestores da Sura em todo o Brasil. Como os corretores atuantes com assessorias atuam com produtos de varejo, a companhia já trabalha para aumentar o portfólio e ingressar no seguro de automóvel individual.
“As assessorias nos dão uma capilaridade de forma que estamos chegando a mais de 4 mil corretores”, comenta Betancur.
Auto individual
O seguro de automóvel individual da companhia tem o lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.
“É uma possibilidade de a companhia entrar em um mercado novo, de muita operação. 2025 é um ano fundamental para nós, dentro do nosso plano de investimento”, frisa Rodrigo Fujita, VP de Capacidade e Portfólio da Sura.
Para ingressar no auto individual, a companhia aposta em um modelo operacional eficiente, que proporcione a escala e que potencialize o trabalho do corretor. “Queremos estar próximos aos corretores para falar de negócios. A proximidade com os canais é fundamental”, diz Fujita.
Nos próximos quatro anos, a companhia irá investir R$ 120 milhões em tecnologia. “Parte desse investimento vem para fazer frente a essa nova operação da companhia, de seguro auto. Isso vai nos habilitar a lançar novos produtos de maneira mais rápida”, conta o VP de Capacidade e Portfólio.
Vale lembrar que a Sura possui uma operação já consolidada no Auto Frotas no Brasil e é referência em seguro auto individual na Colômbia.
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