“A principal mudança é que antes havia um monólogo, mas com a digitalização, o diálogo prevalece”, Washington Olivetto
Conduzido por Antonio Penteado Mendonça, sócio do Penteado Mendonça e Char Advocacia, o painel da Conseguro 2021, “Os desafios da comunicação em uma sociedade em transformação, teve as participações do publicitário
Washington Olivetto, de Hilaine Yaccoub, a Antropóloga, especializada Antropologia do Consumo e de Alexandre Nogueira, presidente da Comissão de Comunicação e Marketing da CNseg e diretor da Bradesco Seguros.
nas palavras de Olivetto, a comunicação requer uma grande e a mudança principal veio com a digitalização. “A principal mudança é que antes havia um monólogo, mas com a digitalização, o diálogo prevalece. Essa grande ideia tem a obrigação de ser grande e única em si, mas não basta ter o tema da mídia considerada prioritária. Ela deve ganhar as características de cada mídia, mesmo sendo a mesma ideia”.
Inclusive, com a digitalização, o consumidor passa a ter um papel fundamental como um agente influenciador. “Um consumidor com um celular na mão consegue fazer, de forma simples, uma boa recomendação para outros consumidores nas redes sociais”, comentou Hilaine Yaccoub.
Especificamente no setor de seguros, pela grande diversificação de produtos e segmentos, a comunicação é um desafio maior, como expôs Nogueira. “É uma quantidade grande de segmentos que ele abrange, como seguro de vida, saúde, previdência e capitalização, e cada uma dessas modalidades tem as suas características e seus próprios desafios”.