Para CEOs de seguradoras, IA vai apoiar a experiência oferecida ao consumidor

Uso da tecnologia tem sido uma grande ferramenta de transformação no mercado de seguros, porém ela deve ser o meio e não o fim da construção da jornada do cliente

Apoio à experiência e não a experiência pura e simplesmente é o papel que as novas tecnologias, inclusive a inteligência artificial (IA), irão exercer no caminho para o futuro, que para muitos, de certa forma, já começou.

Como a inovação e a tecnologia vão impactar o seguro no futuro foi o tema abordado durante o CQCS Insurtech & Inovação por quatro executivos líderes de seguradoras que, juntas, são responsáveis por 40% dos seguros emitidos no Brasil.

Considerada tradicionalmente uma seguradora inovadora, a Porto encara desafios, conforme o CEO Paulo Kakinoff. “Temos times que estão todos os dias pensando em como se antecipar”.

Construir uma jornada eficaz e rápida para o cliente é uma missão coletiva do mercado de seguros. “A AI vai nos ajudar a transformar sistemas complexos em algo que seja acessível, compreensível e de fácil contratação. É para onde acho que a AI deverá nos apoiar. Ela não irá substituir o corretor ou a seguradora”.

Felipe Montenegro, CEO da Caixa Seguridade, destacou que o banco trilha o caminho da digitalização e tem a ambição de ser 100% digital. Para ele, a tecnologia irá amparar o desenho de produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes. “Caixa Seguridade vive um contexto disruptivo em tecnologia e se propõe a ser um banco digital. O pensamento digital está envolto tanto na diretoria como nas áreas técnicas da empresa. Novas tecnologias não adiantarão nada se não soubermos vender e se não soubermos atender o nosso cliente”.

Ele ressaltou a necessidade de tornar a jornada mais fácil, inclusive na regulação do sinistro.

Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI, definiu a tecnologia como algo que auxilia a ser melhor a cada dia. “Para nós, a tecnologia e a inovação é um apoiador dessa nossa vontade de buscar ser melhor sempre”.

A companhia, multimarcas e multiprodutos, internalizou o call center para atendimento dos sinistros, unificou o atendimento na Fácil Assist, está com uma jornada de sinistro 100% digital, unificação do salesforce e as conexões 100% automatizadas com as APIs, além da modernização do parque tecnológico.

“Olhamos com preocupação a questão do open insurance e a tentativa de trazer legalidade para as Associações de Proteção Veicular (APVs). Precisamos de corretores, seguradoras e todos os integrantes do ecossistema de seguros fortes”, chamou a atenção Dal Ri. “Juntos precisamos trabalhar para encontrar meios para potencializar a distribuição de seguros, mas de forma correta”.

“Estamos em um momento diferenciado com profissionais e companhias distintas, mas com objetivo único. O clima é de harmonia no âmbito institucional. As nossas diferenças são colocadas no âmbito comercial e na disputa pelo cliente”, ressaltou Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros.

Na visão dele, a inovação e a tecnologia são o meio para se alcançar e ser facilitador, pois a sociedade brasileira precisa do seguro.

“Uma parte da sociedade brasileira não tem proteções. Hoje, tão importante quanto as coberturas oferecidas nos contratos, são as assistências e os serviços. É necessário atender melhor o corretor para saber onde estamos errando e entender como podemos aperfeiçoar”, comentou Gontijo.

Para ele, nova experiência do cliente é um ponto ao qual sempre se deve estar atento. “O corretor é o elemento-chave de ligação com o cliente. O papel dos corretores de seguros é fundamental”.

Em 2023, o Grupo faturou R$ 107 bilhões, sendo 96% oriundos da produção dos corretores. “Ofereceremos as ferramentas necessárias para o corretor alcançar o cliente. Estamos comprometidos em oferecer o melhor produto, a melhor assistência e o melhor atendimento”, concluiu Gontijo.

Da esq. p/ dir. Paulo Kakinoff (Porto), Felipe Montenegro (Caixa), Gustavo Döria (CQCS), Eduardo Dal Ri (Grupo HDI) e Ivan Gontijo (Grupo HDI) – Crédito da imagem: divulgação Bradesco

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