Plano de assistência da MAPFRE tangibiliza valor do seguro Residencial ao segurado 

“Estamos nos aproximando dos nossos clientes com uma comunicação mais objetiva e isso enriquece todo o ecossistema do seguro residencial”, destaca Andréa Nogueira Soares, superintendente de Massificados da companhia

Carol Rodrigues

O brasileiro tem como hábito comprar um carro e não sair da concessionária sem seguro. O mesmo não ocorre com outros ramos de seguros. Mas foi justamente uma mudança de hábito que gerou uma transformação da introdução do seguro residencial na vida do brasileiro.

“Na MAPFRE, trabalhamos muito com a construção de hábitos. A pandemia fez com que as pessoas ficassem mais em casa e, com utilização do ambiente residencial também para o trabalho, a população ficou mais atenta aos riscos inerentes à residência. O perigo de incêndio é o mais evidente severo, mas existem muitos outros que as pessoas não se dão conta”, chama a atenção Andréa Nogueira Soares, superintendente de Seguros Massificados da MAPFRE.

A rotina de uma residência e de um condomínio residencial, em termos de manutenção, é intensa. “Quando você fica em casa além do final de semana e à noite, tem essa percepção”.

A observação de Andréa diz respeito à maior incidência de danos elétricos. “Tivemos um aumento de sinistralidade, do valor indenizado e da frequência de sinistros reclamados. Isso fez com que o consumidor passasse a valorizar mais o seguro residencial”.

No acumulado de janeiro a outubro de 2022, o volume de prêmios do seguro Residencial da MAPFRE cresceu 12% e o volume de sinistro cresceu em proporção maior, resultando numa piora da sinistralidade em 8 pontos percentuais.

“Se por um lado o aumento da sinistralidade impacta na rentabilidade das seguradoras, por outro, reforça, junto à sociedade, a importância do seguro. Os números ainda se mostram muito aquém do necessário, mas percebemos que cada vez mais clientes vêm criando o hábito de contratar um seguro residencial. Eles já renovam a apólice e buscam novas alternativas. Isso faz com que nós, seguradoras, inovemos”, reflete.

Acionamento das coberturas de seguro X serviços de assistência 24h

Embora para o cliente a percepção seja uma coisa só, a seguradora separa a frequência de sinistros  dos acionamentos de serviços de assistência. “Além da proteção ao patrimônio pelas coberturas do seguro, temos nos aproximados dos nossos segurados através da prestação dos serviços de assistência 24 horas que também compõem o seguro. Estamos focados nessa estratégia e, inclusive, já percebemos, uma melhora da avaliação como resultado da prestação de serviço”.

Andréa lembra ainda que, mesmo sem o seguro residencial, todos os consumidores precisarão, em algum momento, de uma assistência residencial. “Ele vai contratar o serviço separado e pode pagar muito mais caro do que o custo anual de um seguro. O âmbito da assistência 24 horas é algo que nós temos trabalhado muito forte. Reformulamos todo o nosso portfólio de assistências. Os nossos planos são muito completos, em termos de quantidade, amplitude de cobertura e frequência de utilização”, destaca a executiva.

Segundo ela, a companhia passou a oferecer mais comodidade na forma de se comunicar com o cliente. “Temos um aplicativo em que o segurado consegue fazer o acionamento e o upload de imagens. Também é possível monitorar o deslocamento do prestador de serviço até a residência. Como o aplicativo tem geolocalização, o cliente acompanha onde está o prestador”.

Andréa Nogueira Soares, superintendente de Seguros Massificados da MAPFRE

Coberturas especiais

“Fomos a primeira companhia a oferecer um seguro Residencial com cobertura para placas solares, por exemplo. As coberturas contratadas no seguro residencial são automaticamente extensivas às placas solares. Percebemos a tendência desse segmento. Para nós, isso é motivo de orgulho porque lá atrás nós acreditamos e, hoje, enxergamos o quanto isso nos aproxima dos nossos clientes que compreendem o movimento que estamos fazendo”, conta Andréa.

Os clientes que têm residências acima de R$1 milhão podem contar também com a cobertura de paisagismo. E, durante a pandemia, a MAPFRE incluiu ainda o serviço de assistência digital em seus planos de assistência.

Hoje, os pacotes de assistências residenciais estão segmentados em três: Plus (pacote inicial com 14 serviços), Top Plus (contempla o pacote Plus + 10 serviços) e o Gold (Plus + Top Plus + 5 serviços, entre eles, dedetização, limpeza de caixa d’água e de ar condicionado).

“Desenvolvemos uma cobertura que ampara os danos ocorridos ao veículo na entrada ou saída da garagem da residência segurada, seja em retrovisores, para-choque, portões ou paredes (há limites em valores de reparos e aplicação de franquia). O nosso grande propósito é, com alguma cobertura ou serviço, atender ou aproximar-nos desse cliente e ajudar a criar o hábito de consumo”.

Venda digital

“Já enxergamos muitos consumidores utilizando o seguro de forma digital. Em 2022, 50% das nossas vendas de seguro residencial ocorreram por meio de plataformas de distribuição não tradicionais”.

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