Por que o corretor deve investir em uma microfranquia?

Brazil Health e É Seguro compartilham suas experiências com microfranquias no mercado de seguros em evento realizado pela Prudential e o Sincor-SP

Ao entrar para o franchising, o empresário torna-se também um educador. A frase de Fabiana Estrela, diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ilustra a mudança de mindset que ocorre quando um empreendedor passa a integrar uma rede de franquias.

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de franquias no País. Segundo Fabiana, no país, a capital de São Paulo lidera com 35,3%, seguido pela região Sul com 21,3% e o interior de SP com 16,4%. “É importante entender o ecossistema, mas ele só funciona com relacionamento e confiança”, ressaltou.


Da esq. p/ dir.: Luiz Henrique Cruz (Prudential), Adriano Oliveira (É Seguro Corretora de Seguros) e Leandro Sandor (Brazil Health)

Segundo ela, são 29 marcas de microfranquias associadas em seguros com 6.721 operações. A Prudential ocupa o segundo lugar no ranking geral de microfranquia sendo a líder no segmento de seguros.

A Prudential atua desde 2004 no segmento de franquias e se tornou mais atuante a partir de 2020. “Somos a maior microfranquia do segmento de seguros”, comentou Luiz Henrique Cruz, diretor de Franquias da Prudential, que possui 2 mil unidades de microfranquias, sendo 450 somente em 2024.

Fundada em 2014 por Marcelo Reina e Leandro Sandor, a Brazil Health, cuja operação é focada no segmento de benefícios, ingressou no modelo de franquias em 2019. Hoje tem 62 franqueados com 4 mil corretores de seguros assessorados pela operação, que contam com uma estrutura de marketing, backoffice, pós-vendas e corporativa.

“A parte de franquias está ligada à área de expansão capitaneada pela Goreti Ferreira, que faz a captação em parceria com a ABF, além das indicações. Nesse momento não estamos preocupados em escala, mas sim com que a nossa base tenha uma boa performance.  A minha preocupação é fazer o franqueado sair de zero e ir a cem em curto espaço de tempo”, compartilhou Leandro Sandor, CFO da Brazil Health.

Todo o suporte oferecido pelo franqueador possibilita ao franqueado focar em seus resultados financeiros. “Com a franquia, o corretor já começa grande. A franquia oferece oportunidades ao corretor. Por trás, há inteligências das nossas áreas que proporcionam cada vez mais oportunidades”, destacou Sandor.

O CFO da BRH ainda compartilhou a experiência recente dele e seu sócio ao adquirir uma franquia da rede de lojas de chocolates Kopenhagen. “Decidimos começar com uma marca expressiva. No primeiro dia entraram 1,2 mil pessoas na loja e em 15 dias no mapa de vendas fomos apontados como a franquia que mais vendeu em SP. Essa franquia tem nos trazido reflexões no nosso negócio da franquia de seguros. O corretor que se forma e decide ter uma corretora, ele precisa de produto e expertise. O cliente pequeno traz retorno, mas não tanto quanto se eu tiver uma uma retaguarda maior, com uma marca que já tem estrutura, políticas e diretrizes. O nosso franqueado, quando entra na Brazil Health, já entra com uma certificação da Great Place to Work”.

Adriano Oliveira é CEO da É Seguro Corretora de Seguros e ingressou no mercado de seguros após a crise de 2008, em que decidiu mudar de área. Atualmente ele tem 22 segmentos dentro do grupo da corretora, entre eles saúde, crédito, consórcio, financiamento e agência de viagens. “Hoje as pessoas têm menos tempo e mais desconfiança. Quando ela confia em você, é possível atendê-la em outros setores”.

Com presença em todas as regiões do País e atuação mais forte no Norte e Nordeste, a É Seguro possui R$ 2 bilhões de faturamento, 38 funcionários e 1,2 mil franqueados. “A franquia depende do sucesso do trabalho dos dois, com o franqueador fornecendo estrutura e base para o franqueado, que faz o seu resultado lá na ponta”.

Ter uma franqueadora estruturada, com suporte e gestão possibilita fechar negócios que, provavelmente, em carreira solo o corretor não conseguiria atender.

O Encontro de Microfranquias foi realizado pela Prudential, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sincor-SP, no auditório da entidade paulista em 29 de novembro.

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