Karin Fuchs
Ao longo deste ano até setembro, o Grupo Bradesco Seguros retornou à sociedade R$ 31 bilhões em indenizações, sendo mais de R$ 4,5 bilhões referentes à covid-19. Também aportou cerca de R$ 500 milhões em investimentos em tecnologia e lançou diversos novos produtos, entre eles, o Bradesco Seguro Auto Lar, que protege a casa e o automóvel em um único produto, complementou o portfólio de Vida e Previdência e lançou três novos produtos de saúde.
Também neste ano, o Grupo se voltou para a regionalização. “Somos uma companhia multilinha, com muitos produtos e atuação nacional. Como sempre digo, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, com produtos de capitalização, vida, prestamista, previdência, saúde, automóvel e ramos elementares. Chegamos à conclusão de que a melhor forma de atender o cliente seria regionalizando nossos produtos. Criamos produtos específicos e regionalizados, com coberturas e redes específicas”, diz Ivan Gontijo, presidente do Grupo.
Assessorias
Nessa empreitada, ele destaca a importância das assessorias. “Elas têm realmente o conhecimento e o contato com a sociedade regionalizada. As assessorias são fundamentais e podem nos ajudar, principalmente no campo de produtos regionais, nesse novo nicho que nós estamos buscando ao longo de 2021 e vamos dar continuidade em 2022”.
Sobre a participação das assessorias na distribuição do Grupo Bradesco Seguros, Gontijo comentou que se não duplicou em 2021, triplicou em termos de atividades. “Houve uma amplitude maior das atividades e obviamente vamos explorar esse campo. Tão importante quanto o trabalho delas, que as assemelho com o corretor, é a parceria. Não só para comercializar o meu produto e assessorar o meu cliente na hora do sinistro, mas para apontar eventuais erros e falhas para melhorar o processo e apresentar sugestões de aperfeiçoamento dos meus produtos. É essa parceria que eu busco”.
Proteção desejada
Com a pandemia, Gontijo comentou que a sociedade agora tem uma visão diferente sobre seguro. “Ele sempre existiu, mas passou a ser visto como objeto de desejo. Ao meu ver a razão é simples: o seguro espelha o conceito de proteção. Nesse conceito, o seguro se escuda para poder dar segmento à sua missão de garantir pessoas, bens e patrimônios. É importante passar a cultura de seguro, proteção é igual a seguro”.
Para dar todo o apoio ao corretor de seguros, o Grupo disponibiliza várias ferramentas, entre elas, a que Gontijo chama de stream. “Ele pode entrar e ingressar na matéria que ele sente mais dificuldade e que tenha mais necessidade de se aprimorar. Tem conteúdos técnicos de produtos e comportamental. É muito importante a forma dele se colocar para oferecer ao cliente determinado produto que esteja nas nossas prateleiras”.